TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  9/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: PRR - Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 1. Envio de arquivo

Pontuação: 20 pontos

  1. Considerando as prerrogativas colocadas ao EST no eSocial, discorra sobre as oportunidades e desafios ao EST com o advento do eSocial.

Link:

http://www.esocial.gov.br/

R: O advento do eSocial vem trazendo algumas facilidades no que se refere à informações mais completas e detalhadas a respeito do trabalhador e dos riscos inerentes à este no desempenho de suas atividades laborais. Desde então, é necessário também que as empresas se enquadrem dentro das normas exigidas e dêem a devida importância para a saúde do trabalhador, facilitando assim para que o EST faça seu trabalho sem ter que ficar convencendo sobre tal importância. Facilita também para que o Engenheiro de Segurança do Trabalho se atualize quanto às normas que sofrem diversas mudanças e as aplique com mais precisão.

Um grande desafio que o EST enfrenta certamente é a necessidade de ser mais ágil e minimalista sobre as informações alimentadas no sistema, é de sua responsabilidade incluir informações sobre os equipamentos de proteção individuais e coletivos utilizados em cada ambiente e por cada trabalhador. Bem como se atentar às regras e normas que a empresa se enquadra, permitindo que se cumpra com as suas obrigações legais quanto à minimização e/ou eliminação dos riscos que seus trabalhadores estão expostos. Dessa forma a atualização de informações no sistema deve ser constante, pois a ausência destas poderá resultar em multas para a empresa.

  1. Consulte o CNPJ da Fiat, da Chevrolet, da Ford e da Mercedes-Benz no site http://www.previdencia.gov.br/a-previdencia/saude-e-seguranca-do-trabalhador/acidentalidade-por-cnpj/, faça as comparações (cuidado, pois é necessário verificar se os estabelecimentos são comparáveis) e apresente conclusão considerando a acidentalidade indicando qual a mais mórbida.

R:

  • CAT: Se comparadas pelos registros das informações no ano de 2018, pode-se observar que em relação à número de Comunicação de Acidentes de Trabalho - CAT registrados, a empresa FIAT foi a que teve o menor índice e maior média de vínculos.

  • B92 (Aposentadoria por Invalidez): a empresa que teve menos índice em 2018 foi a FIAT, apresentando um menor  registro e maior média de vínculos.

  • B93 (Pensão por Morte por Acidente de Trabalho): a empresa que teve menos índice foi a FIAT, apresentando um menor       número em 2018 e maior média de vínculos.
  • B94 (Auxílio-Acidente - Acidente de Trabalho): a empresa que teve menos índice foi a FIAT, apresentando um menor número em todos os anos e maior média de vínculos.

Portanto, pode-se concluir que a empresa mais mórbida foi a Mercedes Benz pois teve um índice maior por morte nos anos de 2010 e 2014 com relação  a Chevrolet que só obteve uma em 2012 e as outras que não obtiveram nenhuma registrada.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

  1. Considerando que a empresa na qual você presta serviço de EST optou deliberadamente por usar EPI isoladamente nos trabalhadores para riscos de ruído, químicos e calor, posicione-se a respeito:
  1. Você assinaria os documentos de gestão baseado nessa decisão da empresa? Por quê?

R: Não. Pois, como Engenheira de Segurança do Trabalho, tenho a responsabilidade de avaliar primeiramente todos os riscos ambientais que o trabalhador está exposto e somente após esta análise e avaliação minuciosa verificar quais equipamentos de proteção coletivos e individuais serão necessários para minimizar ou eliminar os riscos ali existentes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (290.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com