TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Ergonomia - EDI

Por:   •  9/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 9

1.        Descreva, com suas palavras, o que é ergonomia e quais são seus objetivos.

R:

A ergonomia é o conjunto de procedimentos que visam o bem estar e conforto dos profissionais na execução do trabalho, seu principal objetivo é prevenir doenças ocupacionais como LER, DORT etc, corrigir erros e diminuir riscos a saúde do profissional, ela é regulamentada pela NR 17, pode ser dividida em três áreas: ergonomia física, cognitiva e organizacional.

2.        Uma ação ergonômica que leve em consideração apenas aspectos microergonômicos é eficiente? Por quê? Descreva como deve ser uma ação ergonômica ideal.

R:

Não, por que não podemos levar em consideração nas ações ergonômicas apenas aspectos micro ergonômicos, pois eles focam apenas nos problemas relacionados ao ambiente e à manipulação direcionados às posturas adotadas pelo trabalhador, os aspectos micro ergonômicos devem fazer parte da ação ergonômica, no entanto não devem levar em consideração unicamente com aspectos isolados, como a adaptação de teclados e monitores, por exemplo, e desconsiderar os fatos relacionados às causas raiz do problema, a abordagem puramente micro ergonômica é falha, indo de encontro à essência interdisciplinar da ação ergonômica, as intervenções da microergonomia devem estar em conformidade com as da macroergonomia.

3.        Como o desconforto pode se manifestar em um ambiente de trabalho? Como ergono-mista, que sugestões você̂ proporia para aliviar ou mesmo eliminar os fatores que causam desconforto?

R:

R:  A  falta  de  conforto  nas  instalações  físicas    do  ambiente  de  trabalho  afeta  a  saúde  mental  e  corporal do  funcionário, levando a insatisfação no trabalho, atrapalham a concentração e conseqüentemente  derrubam  a  produtividade.

Algumas das formas de manifestação que promovem o desconforto no trabalho são condições do tempo, da temperatura e da circulação do ar, condições da visão, como irritação e falta de descanso, níveis de ruído, de música e de voz, velocidade do vento, situação dos músculos e articulações, odores e sua intensidade, níveis de poluição e umidade do ar.

Ergonomista  tem  como  responsabilidade verificar todo o ambiente para proporcionar conforto, ambiente de luz  confortável para  executar o trabalho necessário.

4.        Além da visão e da audição, há algum outro sentido especial que você̂ acredita importar para uma ação ergonômica? Caso haja, diga qual e explique o porquê. Caso não haja, em sua opinião, explique o porquê.

R:  Além da visão e da audição outros tipos de desconforto importantes que devem ser levados em consideração, como corporal,  climático, olfativo, respiratório etc, estes sentidos especiais são importantes e que  podem influenciar na qualidade de trabalho e na saúde do colaborador.

5.        O que estuda a antropometria? Quais são seus objetivos no que concerne à ação ergo-nômica?

R:

́

A antropometria é um ramo das ciências biológica que tem como objetivo o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana, estuda e avalia as medidas de tamanho, massa e proporções do corpo humano.

Ela serve como técnica estatística de estudo do corpo humano, a qual, por meio das medidas físicas usadas como base para desenhos de postos de trabalho, busca a conservação da postura apropriada.

Na ação ergonômica os estudos antropométricos permitem projetar considerando a altura adequada para cada pessoa e as diferenças individuais e étnicas na elaboração e avaliação de equipamentos e postos de trabalho.

6.        Diferencie a antropometria dinâmica da funcional.

R:

A antropometria dinâmica analisa a limitação dos movimentos das partes do corpo de forma individual, priorizando o movimento sem a adição de esforço físico de maior magnitude e considerando conforto, segurança e bem-estar físico, já Antropometria funcional está ligadas à execução de tarefas específicas, requerendo uma movimentação conjunta de vários segmentos corporais para realizar uma função.        

7.        Qual é a relevância da disciplina biomecânica para a ergonomia?

R:

A biomecânica trata da postura corporal no trabalho, da aplicação de forças e de suas possíveis conseqüências, ela é uma peça relevante na ergonomia pois ela vai auxilia os trabalhadores a serem mais eficientes, saudáveis e bem-dispostos em seu cotidiano, através destes estudos há conscientização do colaborador para realização de movimentos corretos estimulando o uso de todos os músculos da maneira correta. Um exemplo disso seria o caso de um digitador, que em muitas ocasiões não utiliza todos os músculos necessários para a tarefa de digitação, tornando seu trabalho menos eficaz e produtivo.

Através do estudo da biomecânica a empresa pode reduzir o número e a gravidade de lesões e doenças relacionadas ao trabalho, aumentando a produtividade, elevando a qualidade de vida do trabalhador, além de diminuir o absenteísmo dos funcionários e os custos para manter um funcionário afastado por motivos de saúde.

Os princípios da biomecânica mais relevantes são, conservação das articulações em posições neutras, manutenção dos pesos próximos ao corpo, evitar curvar-se para frente, evitar torções de tronco e movimentos ríspidos que causam picos de tensão, alternância de posturas e movimentos, abreviar a permanência do esforço muscular contínuo, prevenção do esgotamento muscular e realização de pausas curtas e frequentes.

8.        Elenque três consequências da iluminação inadequada do ambiente de trabalho. Em seguida, discuta com seu colega que correções na iluminação poderiam evitá-las.

R:

A iluminação inadequada do ambiente de trabalho pode provocar danos aos colaboradores, tanto em níveis excessivos de luz como em níveis insuficientes.

Como conseqüências da iluminação inadequada pode ocasionar problemas de visão, dores de cabeça, irritação e estresse, além de favorecer erros que podem levar à ocorrência de acidentes de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com