TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  20/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.541 Palavras (19 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES

CENTRO TECNOLÓGICO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

LUIS FERNANDO ALVES FERREIRA

LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL

VITÓRIA - 2010

LUIS FERNANDO ALVES FERREIRA

LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL

[pic 1]

        

VITÓRIA

2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. OPÇÕES BÁSICAS PARA EMPRESAS EM OPERAÇÃO        4

3. FATORES DETERMINANTES NAS DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO        5

3.1 MATÉRIA PRIMA        6

3.2 MÃO DE OBRA        6

3.3 LOCALIZAÇÃO DE MERCADOS        7

3.4 CAPITAL        8

3.5 ENERGIA        8

3.6 MEIOS DE TRANSPORTE        9

3.7 OUTROS FATORES        9

4. AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO        10

4.1 PONDERAÇÃO QUALITATIVA        10

4.2 COMPARAÇÃO DE CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS        11

4.3 ANÁLISE DIMENSIONAL        12

4.4 MODELO DO CENTRO DE GRAVIDADE        12

4.5 MODELO DA MEDIANA        13

4.6 MODELO DE INTERAÇÃO ESPACIAL        13

5. EXEMPLOS DE LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL        14

5.1 ZONA FRANCA DE MANAUS        14

5.1.1 COMO FAZER PARTE DA ZONA FRANCA DE MANAUS        14

5.1.2 INCENTIVOS FISCAIS        15

5.1.3 RETORNO DAS ISENÇÕES        17

5.2 COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PANAÍBA  (Petrolina-Pe e Juazeiro-Ba)        18

5.3 TERMINAL INTERMODAS DA SERRA (Serra – Espírito Santo)        19

6. CONCLUSÃO        21

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        22

1. INTRODUÇÃO

Qualquer que seja o tipo de negócio em que esteja envolvida a empresa considerada, mas principalmente se ela for uma indústria, as decisões sobre localização são estratégicas e fazem parte integral do processo de planejamento. Localizar significa determinar o local onde será a base de operações, onde serão fabricados os produtos ou prestados os serviços.

Cada empresa tem suas particularidades, fazendo com o que o problema de localização seja específico de cada situação. Algumas companhias ou empreendimentos considerarão mais importantes ficar próximas aos clientes, enquanto outras serão atraídas pela proximidade das matérias-primas ou dos componentes.

As decisões de localização não se aplicam apenas aos novos empreendimentos, mas também a empresas já existentes e operando normalmente. Algumas empresas se defrontam com decisões de localização diante do esgotamento das fontes de seus inputs básicos. Por exemplo, as operações de pesca são frequentemente forçadas a transferirem sua localização devido à exaustão temporaria (ou permanente) de peixes em determinado local. Operações de mineração e petróleo se deparam com o mesmo tipo de situação,embora, geralmente, num horizonte de tempo mais extenso. Sendo assim as decisões sobre localização levam a um compromisso de longo prazo que exigem grandes esforços de projeto e implantação, que podem durar vários anos.

2. OPÇÕES BÁSICAS PARA EMPRESAS EM OPERAÇÃO

Quando se tratar de uma empresa já em atividade, existem três opções básicas para se localizar uma unidade operativa:

  • Expandir a instalação já existente: essa alternativa será viável se houver espaço disponível para tanto. A expansão local das instalações, além de levar a menores custos, propicia um melhor controle das ações por parte da administração;
  • Adicionar nova unidade, retendo as demais que já estão em operação: neste caso, torna-se importante verificar o impacto sobre o sistema total em termos de custo/benefício com a abertura;
  • Fechar  uma unidade e abrir em outra: é miportante balancear os custos de abrir e fechar. O fechamento de uma unidade pode se dar por mudanças de mercado, exaustão de matérias-primas, dificuldade de expansão no próprio local, aumento exagerado dos custos operacionais, etc.

3. FATORES DETERMINANTES NAS DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO

Muitos fatores influenciam as decisões de localização. Entretanto apenas um ou apenas alguns poucos fatores são, freqüentemente, tão importantes que são determinantes para a decisão. Por exemplo, na área industrial, os fatores potencialmente determinantes incluem, em geral, a disponibilidade abundante de fontes de energia e de água e as proximidades em relação as fontes de matérias-primas. Os reatores nucleares, por exemplo, necessitam de grande quantidade de água para refrigeração, e as industrias pesadas de produção de aço e alumínio necessitam de grande quantidade de eletricidade. Os custos de transporte podem constituir um fator da maior importância. Em organizações de serviços, os fatores potencialmente determinantes estão relacionados com o mercado. Por exemplo, as agência locadoras de carros se localizam perto de aeroportos e no centro da cidade, onde se encontram seus clientes.

Depois que uma organização determina os fatores mais importantes, ela vai, se possível, procurar limitar a pesquisa das alternativas viáveis a uma determinada região geográfica.  A seguir, é feita a identificação de um pequeno número de locais alternativos (em nível de endereço, de “microlocalização”), que são então submetidos a uma analise detalhada. O local e o público alvo são fatores freqüentemente tão interligados que faz sentido considerá-los em conjunto.

3.1 MATÉRIA PRIMA

As empresas escolhem uma localização próxima à fonte de matérias-primas ou junto à fonte por três motivos principais: necessidade, esgotamento da fonte e custos de transporte. As operações de mineração, agropecuária, florestamento e pesca têm toda sua localização determinada pela necessidade. Essas operações precisam, evidentemente, ficar localizadas perto das matérias-primas. Ao avaliar a localização, as empresas cujas atividades envolvem o enlatamento ou o congelamento de frutas frescas e legumes, o processamento de laticínios, a preparação de pães e bolos e outras têm que levar em conta o aspecto da deterioração. Nas indústrias em que o processamento elimina grande parte da matéria-prima, os custos de transporte são importantes, e é muito menos dispendioso transportar o produto ou o material após o processamento. É o caso, por exemplo, da operação de redução do alumínio, da fabricação do queijo e da produção de papel. Quando os inputs provêm de locais diferentes, algumas empresas optam por se localizar próximas ao centro geográfico das fontes. Por exemplo, as usinas de aço utilizam grandes quantidades de carvão e minério de ferro. Nos Estados Unidos, muitas estão localizadas em áreas entre as reservas de carvão dos montes Apalaches e as reservas de minério de ferro. Os custos de transporte constituem freqüentemente a razão de fornecedores se localizarem perto de seus clientes principais. Além disso supermercados e outras operações varejistas se utilizam de depósitos regionais para o abastecimento de seus múltiplos estabelecimentos. Freqüentemente, a escolha de novos locais e de depósitos adicionais constitui um reflexo da localização dos depósitos ou lojas já existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (378 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com