TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística

Por:   •  11/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A preocupação com o meio ambiente, por meio da consciência ecológica dos consumidores, onde almejam que as indústrias reduzam ao máximo os impactos ambientais causados pela produção, está fazendo com que as empresas tornem-se conhecidas, não só pela qualidade de seus produtos, mas também por serem ecologicamente corretas.

“A logística reversa é a mais nova área da logística, responsável pelo retorno dos produtos de pós-venda e pós-consumo e seu endereçamento a diversos destinos”. (IZIDORO, 2015, p. 17)

A logística reversa de pós-venda é responsável pelo retorno dos produtos, por erro no processamento dos pedidos, garantia dada pelo fabricante por defeitos e falha de funcionalidade do produto, entre outros motivos. Já a logística reversa de pós-consumo é constituída por produtos em fim de vida útil ou usados, com possibilidade de reutilização e os resíduos industriais.

O pneu possui várias formas de reutilização, dentre elas estão o enriquecimento do asfalto, transformando-se em asfalto-borracha, o co-processamento energético, a pirólise, contenção de encostas, além de ser utilizado na produção de tapetes de automóveis, solados de sapatos, piso industrial, argamassa para construção, entre outros.

O presente estudo tem como objetivo descrever o processo de logística reversa com ênfase nas destinações ambientais corretas para pneus usados ou inservíveis.

O estudo da logística reversa é necessário pois visa o menor impacto possível ao meio ambiente e a redução de custos, visto que é responsável pelo retorno de produtos e embalagens para o seu local de origem, tornando-se matéria-prima ou sua destinação final em local seguro.

2 CONCEITUALIZAÇÃO TEÓRICA

1 LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa, é a area da logística que trata do fluxo inverso de produtos e embalagens, desde o ponto de consumo até o seu retorno ao local de origem ou de sua deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível.

Rogers e Tibben-Lembke (1999, p. 2):

Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e custo efetivo de matéria-primas, estoques em processo, produtos acabados e as informações correspondentes do ponto de consumo para o ponto de origem com o propósito de recapturar o valor ou destinar à apropriada disposição.

Segundo Leite (2005, p. 16-17):

Àrea da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorna dos e bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de négocios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agrendo-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, de imagem corporativa, entre outros.

Na definição defendida por Mueller (2007, p. 6-7):

Logística reversa pode ser classificada como sendo apenas uma versão contrária da logística como a conhecemos. A logística reversa utiliza os mesmos processos que um planejamento convencional. Ambos tratam de nível de serviço e estoque, armazenagem, transporte, fluxo de materiais e sistema de informação, em resumo trata-se um novo recurso para a lucratividade.

No final da década de 80 que iniciou-se o estudo aprofundado e a sistematização dos processos ligados à logística reversa, assim como ele é atualmente. Contudo, os processos da logística reversa existem há muito tempo, porém não eram denominados como tal, como por exemplo, o retorno da garrafa (pet), a recolha de lixos e resíduos recicláveis.

O desenvolvimento da logística reversa tem sido impulsionado principalmente com o aumento da consciêcia ecológica dos consumidores que esperam que as empresas reduzam os impactos negativos de sua atividade ao meio ambiente, pelas questões ambientais, relacionado com o problema da deposição das embalagens, a recuperação, devoluções de produtos em fim de vida e produtos com defeito, cujo um dos principais objetivos é o recolhimento e a recolocação dos mesmos nos canais de distribuição, podendo assim promover ganhos econômicos consideráveis, menos desgastes ambientais, como contaminação do solo, e agregar maior valor ao produto.

É crescente a preocupação à cerca dos cuidados necessários com o meio ambiente, a tendência é que as empresas tornem-se responsáveis pelo ciclo de vida integral dos itens produzidos, este ciclo finda apenas com o re-aproveitamento ou descarte adequado dos itens produzidos, e para tal processo é necessário uma logística reversa bem estruturada.

A crescente tendência de participação no ciclo de vida integral dos produtos também é abordada através do ciclo 3R “reparo, reutilização, reciclagem”, que expressa o início de uma nova cultura, que torna as empresas responsáveis também pelo ciclo do descarte e reparo dos produtos produzidos, inserindo a logística reversa para controle do ciclo.

2.1 OBJETIVOS DA LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa tem como objetivos planejar, implementar e controlar de um modo eficiente e eficaz:

• O retorno ou a recuperação de produtos;

• A redução do consumo de matéria-prima;

• A reciclagem, a substituição e a reutilização de materiais;

• A deposição de resíduos;

• A reparação e refabricação de produtos.

2.2 PRINCIPAIS ATIVIDADES RELACIONADAS AO PRODUTO

As principais atividades relacionadas ao produto, na logística reversa, são as seguintes:

• Retorno do produto à origem;

• Revenda do produto retornado;

• Venda do produto em um mercado secundário;

• Venda do produto via outlet;

• Venda do produto com desconto;

• Remanufatura;

• Reciclagem;

• Reparação ou reabilitação;

• Doação.

Figura 1- Atividades mais comuns do processo logístico inverso.

Fonte: (Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Log%C3%ADstica_inversa>)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com