TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO

Por:   •  18/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

METODOLOGIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO.

A Educação à Distância vem conseguindo ocupar lugar de destaque na formação de um novo espaço de configuração do aperfeiçoamento da aprendizagem escolar, sobretudo no que se refere à formação do Ensino Superior. Até mesmo porque o cenário educacional teve a necessidade de acompanhar as evoluções da tecnologia tão presente e cada vez mais necessária no contexto da realidade de educandos e educadores.

O ensino à distância requer um alto nível de organização e disciplina, no entanto, ele possibilita ao estudante uma maior possibilidade de administrar e conciliar suas atividades pessoais com a de um sujeito que não está sendo orientado pelo professor presente em sala de aula, mas esta ausência precisa ser suprida pelo uso de outra ferramenta ainda mais exigente. Ou seja, o contato com novas formas de informação o espirito de pesquisador, um constante orientador do seu próprio tempo, o manuseio das ferramentas tecnológicas, dentre outros recursos ainda mais vastos.

Ao contrário da Educação Presencial, nessa modalidade de ensino é preciso que haja (autodisciplina), pois você é que vai organizar o seu tempo, mas para obter êxito nessa caminhada algumas estratégias devem ser seguidas, dentre elas vale destacar as seguintes: disciplina para o estudo, organização do aprendizado para evitar acúmulo de atividades, envolvimento com o curso e com os conteúdos abordados e a participação como meio de interação, proporcionando assim um melhor resultado na aprendizagem. Muitos autores defendem esse modelo de ensino como inovador, tendo em vista que ele leva em conta as reais necessidades de seus usuários. Nesse sentido Vidal e Silva definem o Ensino a Distância como:

“[...] aprendizado que ocorre num lugar diferente do local de ensino, utilizando técnicas e tecnologias, além de uma estrutura organizadora que apoia esta modalidade. Os acessos aos mais variáveis meios tecnológicos possibilitaram que a separação entre aluno e professor nem sempre seja total e tão dispersa como nos modelos anteriores. Neste modelo, a flexibilidade de espaço e tempo é redimensionada com os contatos online, tornamos a comunicação mais rápida e com isso, poderá ter o acompanhamento continuo do seu próprio processo de aprendizagem e sentir – se mais motivado a continuar.”

A tecnologia trouxe uma nova configuração do espaço possibilitando aos estudantes a criação de um trabalho colaborativo, envolvendo profissionais distantes geograficamente falando, mas interagindo através de um processo ensino aprendizagem mediado pelo poder da informação e da comunicação subsidiado por recursos tecnológicos que foram evoluindo ao longo do processo de expansão da chamada era da globalização.

Através dos estudos realizados nota-se o quanto os sistemas educacionais têm evoluído com o avanço da tecnologia, porém, as salas de aulas ainda estão repletas de educadores que não conseguiram renovar as suas práticas pedagógicas a serviço de uma educação voltada para o atendimento as reais necessidades dos alunos. Nesse sentido, é preciso colocar em prática todos os recursos disponíveis na promoção de um aprendizado capaz de inserir o indivíduo como sujeito crítico e participativo das diversas situações na qual todos estamos automaticamente inseridos e com relação ao uso do computador e da internet isso torna-se uma necessidade.

A esse respeito Levy aponta a seguinte questão:

“Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das comunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência, depende, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivo informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturadas por uma informática cada vez mais avançada. (LEVY, 1994, p.11)

Quando se trata do estudo à distância percebe-se o quanto as tecnologias de comunicação e informação podem ajudar a facilitar o processo de aprendizagem. Tendo em vista que, a própria interação entre aluno e professor se dá através dos recursos tecnológicos a serviço da formação educacional. No entanto, alguns questionamentos são bem evidentes nesse modelo de ensino. Segundo a LDB nº 9.394/96, art.80:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (404.9 Kb)   docx (250.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com