TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Macroeconomia e Políticas Econômicas

Por:   •  5/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Vídeo 06:

Macroeconomia e Políticas Econômicas – Prof.: Marcos de Azevedo

A Macroeconomia é o estudo da economia como um agregado, como um todo, trata de tudo o que acontece na economia de um país. Ela vai trabalhar com variáveis econômicas que representam os agregados que vão indicar o nível de atividade econômica e a riqueza produzida em um país.

As Políticas Econômicas vão permitir ao governo estabelecer objetivos  e adotar medidas para alcança-lo, então isso vai ser feito a partir da analise da macroeconomia.

[pic 1]

O governo interfere na economia com o objetivo de melhorar as condições de vida da população, assim ele vai procurar estimular a produção para gerar emprego e vai recolher impostos para fornecer serviços a sociedade e ainda atua para impedir o aumento dos preços evitando assim a redução do poder de compra da população.

As Políticas Macroeconômicas podem ser classificadas de acordo com os instrumentos que vão ser utilizados na sua pratica. As Políticas mais importantes relativamente aos resultados são a Política Monetária e a Política Fiscal.

A Política Monetária utiliza-se de instrumentos monetários para controlar os efeitos dos ciclos econômicos, da economia. Quando ocorre uma recessão vem o desemprego e a politica monetária pode ser utilizada contra esse efeito. No caso da expansão da economia e que a demanda aumenta e a oferta pelos produtos não consegue acompanhar, vem a inflação, aumento dos preços, e o governo também tem que atuar nesse sentido.

[pic 2]

[pic 3]

Com a economia em recessão sentido da política é o contrário de aumento da quantidade de moeda em circulação, redução dos juros e estimulo ao crédito para aumentar a demanda e gerar emprego.

O instrumento principal da politica monetária é a determinação da taxa de juros. Para fazer isso, o Banco Central utiliza-se da taxa de capitação das instituições financeiras e mercado aberto, das transações com títulos públicos no sistema conhecido como SELIC que é o SISTEMA ESPECIAL DE LIQUEIDAÇÃO E CUSTODIA DE TITULOS PUBLICOS. Nesse mercado então, as instituições quando precisão de recursos vendem títulos públicos e quando estão com recursos sobrando elas compram os títulos, e então o Banco Central atua para que nesse processo ele possa utilizar a taxa que é definida como a taxa de politica econômica. Se o Banco Central aumentar essa taxa, o crédito fica mais caro, com taxas de juros maiores e nesse sentido é para evitar a inflação, se ele diminui a taxa enquanto esta numa situação de recessão da economia e ele quer fazer com que o credito fique mais barato e se tenha maior acesso ao credito para aumentar a demanda

4:56

[pic 4]

Quando a economia vai mal o Governo pode aumentar seus gastos para incrementar a demanda e pode também reduzir impostos para estimular a demanda também.

No processo de gastos do governo, ele tem que cuidar para que o déficit publico que a é a diferença entre receitas e despesas não se elevem muito, pois nesse caso ele teria que cobrir o déficit endividando-se e correria o risco de não conseguir pagar os encargos da divida publica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (237.7 Kb)   docx (497.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com