TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Magurran Capítulo

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 8

Pressupostos da medição da biodiversidade

A medição da diversidade baseia-se em três premissas (Peet 1974). Primeiro, todas as espécies são iguais. Significa que espécies de notável valor de conservação ou espécies que fazem uma contribuição desproporcional para a função comunitária não recebem ponderação especial. A abundância relativa de uma espécie em uma assemblage é o único fator que determina sua importância em uma medida de diversidade. As medidas de riqueza não fazem distinções entre as espécies e tratam as espécies que são, no máximo, abundantes da mesma maneira como aquelas que são extremamente raras.

Podem ocorrer exceções, por exemplo, um pesquisador pode decidir focar em espécies endêmicas, por exemplo, e comparar a diversidade dessas em localidades diferentes. A distinção taxonômica é um caso especial. Essas medidas descrevem a média da relação das espécies em uma amostra – uma assemblage em que as espécies são distribuídas entre várias famílias será mais diversificada do que outra com riqueza e abundância relativa idêntica, mas onde as espécies estão agrupadas em um único gênero (Warwick & Clarke 2001; veja também o Capítulo 4). Além disso, a abundância pode ter uma covariação com outras características da espécie, como o tamanho do corpo (Gaston & Blackburn 2000). Embora essas considerações não sejam explicitamente abordadas na medição da biodiversidade, os padrões que emergem lançam luz sobre - os processos como rateio do nicho e alocação de energia que estruturam comunidades.

A segunda suposição da medição da biodiversidade é que todos os indivíduos são iguais. Em princípio, na medida em que essas medidas são encontradas, não há distinção entre o General Sherman (a maior árvore do mundo em termos de volume) no Parque Nacional Sequoia da Califórnia e uma pequena muda de Sequoiadendron giganteum. Na prática, no entanto, a amostragem tende a ser seletiva. Pesquisas de vegetação florestal tipicamente enumeram todos os indivíduos em classes limitadas por incrementos no diâmetro das árvores (ver, por exemplo, Whittaker 1960). Redes de Seine e redes de plâncton capturam apenas aqueles indivíduos que são grandes demais que não conseguem escapar através da malha. Amostras de armadilhas de lepidópteras adultas; as lagartas devem ser pesquisadas usando diferentes técnicas. Questões amostrais são consideradas mais adiante no Capítulo 5.

Finalmente, as medidas de biodiversidade assumem que a abundância de espécies foi registrada utilizando unidades adequadas e comparáveis (Capítulo 5). Abundância deve estar na forma de número de indivíduos quando o modelo da logsérie é usado (embora o modelo possa ser adaptado para acomodar outras medidas discretas como dados de ocorrência (ver Capítulo 2). É claramente imprudente incluir diferentes tipos de medida de abundância, como número de indivíduos e biomassa na mesma investigação. Menos obviamente, as estimativas de diversidade baseadas em comunidades diferentes não são diretamente comparáveis. Posições de assemblages, com base na mesma estatística de diversidade, podem diferir se diferentes formas de abundância foram usadas.

Medição da biodiversidade em escala espacial

A biodiversidade é, em essência, uma ciência comparativa. O pesquisador normalmente quer saber se um domínio é mais diverso do que outro, ou se a diversidade mudou através do tempo devido a processos como sucessão ou enriquecimento. Mas quais entidades devem ser comparadas e sobre quais escalas elas podem ser estudadas? A comunidade parece a unidade natural (Harper & Hawksworth 1995). Desde que Forbes (1844) identificou pela primeira vez "províncias de profundidade" no Mar Egeu, os ecologistas reconheceram que as espécies formam os agrupamentos característicos que agora chamamos de comunidades. As comunidades também estão associadas a determinadas localidades geográficas. Como Pethybridge e Praeger (1905) observaram, diferentes condições climáticas, solos, abastecimento de água e os diversos outros fatores ambientais são evidenciados pela existência de diferentes associações, de modo que a distribuição da vegetação a partir disso - o "ponto de vista ecológico” - está estreitamente vinculado com a geografia da área em seu sentido mais amplo (meus itálicos).

Além de suas fronteiras no espaço e no tempo as comunidades são ainda mais identificadas pela presença de interações ecológicas entre as espécies constituintes. Uma comunidade é a arena dentro da qual a competição, a predação, o parasitismo e o mutualismo são jogados. De fato, a relação entre recursos, interações de espécies e abundância de espécies é a chave para explicar os padrões característicos de diversidade que será destacada no Capítulo 2.

No entanto, embora a comunidade seja um conceito ecológico fundamental, é também, como Fauth et al. (1996) observam, um conceito inexato. Os principais livros ecológicos oferecem definições conflitantes do termo. Alguns pesquisadores adicionam uma dimensão filogenética e falam de comunidades vegetais ou animais. Em parte, isso decorre das dificuldades práticas de abordar a total amplitude da diversidade em um único estudo; há poucos pesquisadores com a perícia taxonômica para identificar a gama de animais vertebrados e invertebrados, e plantas, muito menos micróbios, em uma determinada localidade (ver Lawton et al. 1998 para uma discussão sobre o esforço necessário para compilar um inventário de uma floresta). Além disso, a inclusão de táxons com abundâncias que abrangem muitas ordens de magnitude, levanta potenciais problemas estatísticos. Odum (1968), por exemplo, observa que a densidade aproximada de organismos por metro quadrado é 10²¹ para bactérias do solo, 10 para gafanhotos (Orchelimum sp.), 10ˉ² para ratos (Microtus sp.), e 10ˉ⁵ para veados (Odocoileus sp.).

Quando as investigações são restritas a subconjuntos de táxons, o termo assemblage é muitas vezes substituído para a comunidade. Mas, mesmo isso pode levar à confusão porque, como Fauth et al. (1996) notaram, comunidade e assemblage são muitas vezes usados como sinônimos, bem como com guilda e conjunto. A solução de Fauth et al. (1996) que tem aplicação particular para a mensuração da diversidade biológica, é ver associações de organismos no contexto de três conjuntos sobrepostos delineados pela filogenia, geografia e recursos (Figura 1.3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com