TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metrologia e Qualidade

Por:   •  26/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 4

METROLOGIA

Metrologia e Qualidade

Com o avanço na indústria, há a necessidade de uma medição fiável e precisa de vários fenómenos físicos e objetos, em áreas cuja aplicação da metrologia não era considerada. Estas novas necessidades prendem-se com o aparecimento de novos materiais e técnicas de construção de bens e devido à utilização de componentes cada vez menores nos processos de produção. Assim sendo, a aplicação da metrologia, ou ciência da medição, terá de ser alargada de modo a englobar sistemas de medição mais avançados e permitir uma análise de incerteza cada vez mais completa e precisa. Estes novos sistemas de medição deverão estar rastreados a padrões de referência de melhor incerteza, de modo a realizar com sucesso a expansão dos campos de aplicação da metrologia (NUNES, 2013)(DIAS, 1998).

Alguns setores da industria, tais como: microeletrônica, aeroespacial, nanotecnologia, químico, farmacêutico, petróleo, automobilístico, biotecnologia, entre outros, exigem padrões referenciados ao universo subatômico e o desenvolvimento de pesquisas na área da nanometrologia. Medições são usadas por praticamente todas os setores da sociedade, atendendo diversas necessidades, entre as quais cita-se transações comerciais, processos produtivos, processos sociais, procedimentos ligados à saúde, ao meio ambiente, à segurança dos trabalhadores e dos cidadãos e no setor científico envolve todos os resultados quantitativos. “Metrologia é a ciência da medição, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou tecnologia” (MOSCATI, 1998)(LOBO, 2013).

A Metrologia permite a precisão do processo produtivo, a diminuição do índice de incerteza, contribuindo para a redução do número de refugo nas empresas e, principalmente, para a qualidade do produto. Sua contribuição é fundamental, em função do crescente jogo de competitividade no mercado e a internacionalização das relações de trocas. A competitividade cresce proporcionalmente ao valor agregado do produto, sendo então a influência da Metrologia cada vez mais necessária (LOBO, 2013). Está presente em todos os setores do cotidiano, possui o objetivo de prover a confiabilidade, a credibilidade, universalidade e qualidade às medidas dos produtos. A metrologia faz parte dos processos produtivos, conserva a exatidão estabelecida, ampara as pesquisas científicas e tecnológicas, sendo, também, uma importante ferramenta de apoio para a nova política industrial, um fator de inovação que contribui para o aumento da produtividade e da conformidade dos produtos da indústria e do comércio (CORREIA, 2004) (SAMPAIO, 2009).

A alta produtividade, flexibilidade, eficiência, confiabilidade do produto e baixas taxas de refugo são requisitos importantes e geralmente conflitantes na fabricação moderna nas industrias, caracterizada por uma necessidade crescente de menor tempo de produção e de lançamento no mercado. Para atingir esses objetivos, várias metodologias foram propostas e implementadas, como por exemplo, na indústria automotiva que é uma das mais exigentes com a qualidade de sua fabricação. Em geral, muitos produtos industriais requerem otimização em relação às características-chave dependentes da geometria (por exemplo, eficiência energética, capacidade de fabricação, desgaste, durabilidade) (SAVIO, 2016). A metrologia geométrica é uma ferramenta essencial para alcançar uma compreensão abrangente das ligações baseadas em geometria entre função, projeto e fabricação de um produto montado, e sua integração inteligente nos procedimentos de desenvolvimento de produtos e processos permite uma otimização mais rápida de um produto. Portanto, a metrologia pode levar a economias adicionais em termos de tempo de colocação no mercado e custos, mesmo em empresas que já estão usando conceitos de fabricação de classe mundial e atuam como líderes em seu setor industrial específico. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar de competência e investimentos adequados em metrologia, por exemplo, possibilitando sua integração com o papel de co - design na cadeia de suprimentos de grandes corporações de um setor exigente. Um estudo de caso é apresentado a seguir, como um exemplo para demonstrar benefícios potenciais para outros tipos de indústrias(KUNZMANN, 2005)(SAVIO, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com