TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natacha de Souza Pereira

Por:   •  15/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Natacha de Souza Pereira

Um procedimento de dosagem de concretos versa a escolha dos materiais constituintes e as precisas proporções na mistura, em função de uma característica previamente exigida. O concreto é utilizado nos mais variados tipos de obras ao redor do mundo em função da sua resistência, no estado endurecido, e de sua adequação as diversas formas, no estado fresco, sendo considerado atualmente como um dos materiais mais tradicionais e um dos mais empregados na construção civil. Por isso demanda um interesse cada vez maior no desenvolvimento dos seus materiais constituintes e na otimização dos processos produtivos, objetivando uma obra com qualidades e propriedades uniformes, com melhor desempenho e durabilidade de acordo com as mais várias requisições do mercado.

 O método IPT embora seja uma metodologia trabalhosa em relação às demais, produz ábacos de dosagem próprios, utilizando nas misturas experimentais os mesmos materiais que serão utilizados na produção dos concretos de aplicação real. Dessa forma, o método de dosagem do IPT permite que o potencial dos materiais que compõem a mistura seja mais bem aproveitado, retirando deles o limite de seu desempenho mecânico. Com isso, é possível afirmar que o método do IPT é capaz de fornecer um melhor custo-benefício a princípio, fato que pode ser otimizado traçando-se curvas de Walz próprias para uso dos métodos da ABCP, de forma que os materiais utilizados sejam usados com maior eficiência.

Estudos mostram que o método IPT demanda uma maior quantidade de agua para atender as características de consistência desejada, em relação a outros métodos. Concretos com menor consumo de agua tendem a apresentar maior resistência mecânica essa seria uma vantagem de utilizar o método ABCP, pois certamente o método IPT apresentara  menor desempenho em relação ao fator agua/cimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (21.6 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com