TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Matricial

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                                           ALUNO




Trabalho sobre o capítulo “O Caso do TRW Systems Groud” que tem como objetivo obtenção de nota parcial na matéria de teoria das organizações, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé.

Orientador:





MACAÉ-RJ

2016

Organização Matricial- TRW Systems

A estrutura matricial é uma estrutura organizacional que utiliza em si duas ou mais formas de estruturas com as mesmas pessoas, sendo comporta normalmente pelas estruturas funcionais e divisionalizadas. Um dos seus aspectos é a dupla ou múltipla subordinação, pois sua organização é dividida em projetos que possuem os chefes de projetos, porém cada projeto também possui subdivisões. Como o exemplo da TRW tínhamos dentre as várias divisões os gerentes de Sub-projetos e gerentes adjuntos de projetos. Com isso neste tipo de organização é essencial uma boa comunicação, principalmente entre os gerentes de cada grupo e sub-grupo e o gerente geral.

Na TRW systems era dividida em dois lados, um com os escritórios de projetos e outro com os departamentos funcionais. Os departamentos funcionais fornecendo recursos e também direcionado pessoas de acordo as necessidades dos escritórios de projetos. Os grupos dos escritórios de projetos possuindo entre 30 a 40 pessoas. Dentro dos grupos de projetos existiam ainda várias outras divisões operacionais. Para que organização funcione bem, o gerente faz uma avaliação antes de formar cada grupo, observando carga horária de trabalho dos trabalhadores e a programação de cada projeto, também estabelece a função de cada um para que possa ter definido o que compete a cada um. Também estabelece outras coisas como número de pessoas, de interfaces técnicas, de subcontratos. Com isso podemos observar a necessidade de detalhamento dessa estrutura, já que não havendo uam boa organização pode acarretar vários prejuízos como funcionários sobrecarregados, grupos muito pequenos ou muito grandes, onde ao invés de ajudar pode prejudicar o andamento do projeto, dentre vários outros fatores.

A estrutura matricial é uma ótima alternativa para várias empresas principalmente as que lidam com projetos que a todo instante concluem e iniciam novos, necessitando de uma nova equipe de trabalho. Ela pode facilitar em muito a rotina da empresa, diminuir os prazos para execução além de trazer vantagem para os funcionários que podem atuar em variadas funções aplicando seus conhecimentos e adquirindo vários outros. Só é preciso um cuidado para fazer com que todas as pessoas tenham um olhar no todo da empresa e não apenas no projeto em que está atuando e também com os conflitos entre autoridades já citados acima.

O que é a Catena?

A Catena Consultoria, fundada em 2014, é a Empresa Júnior da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé, constituída por discentes dos cursos de Engenharia Mecânica, Civil e Produção. Presta serviços de consultoria com auxílio dos professores engenheiros e com experiência nestas áreas. É uma instituição sem fins lucrativos com o intuito de fomentar o espírito empreendedor desenvolvendo habilidades técnicas, acadêmicas, pessoais e profissionais de seus membros. O que se dá através da elaboração de projetos para empresas e entidades no geral e pela vivência adquirida no ambiente empresa-universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (225.8 Kb)   docx (116.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com