TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do Trabalho - Atividade GSA e GE

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 3

PR9820 - Organização do Trabalho

Atividade GSA e GE

Questões: Estudos de Casos Grupos Semiautônomos

1) Em relação ao Caso C:

a) A estrutura organizacional favorece a implementação de GSA? Explique.

Sim. As equipes são montadas por grupos e existe um supervisor que tem a mesma função dos demais com o diferencial de ter uma responsabilidade a mais de ser o porta voz dos demais em questões de RH além de servir de elo com as outras áreas que influenciam na produção, mas não recebe a mais por isso.

b) A Política de RH adotada na empresa favorece a implementação de GSA? Explique.

Não. Na empresa existem diferenciações por competências atribuindo cargos diferentes aos colaboradores - o que fosse do preceito de GSA.

c) Analise a autonomia e o trabalho na produção por meio da Tabela 3.7. Os grupos de trabalho nesta planta se caracterizam mais como um GSA ou um Grupo Enriquecido? Explique.

Como um grupo enriquecido. Existe uma pontuação maior nos quesitos de produção e uma defasagem nas pontuações de RH e Planejamento, que deveriam se destacar também se fossem grupos GSA. A autonomia dos grupos é restrita e centrada na questão de alocação flexível de postos de trabalho no interior dos grupos.

2) Em relação ao caso D:

a) A estrutura organizacional favorece a implementação de GSA? Explique

Sim. Os trabalhadores são formados em grupos que não são divididos por processos pois é uma empresa de pequeno porte e dentro dos grupos há um representante funcional responsável pela qualidade, segurança, segurança, sistemas de apoio, desperdício e comunicação mas não possuem atribuições disciplinares ou hierárquicas. A cada 4 ou 5 grupos de trabalhadores existem coordenadores que estão em um cargo hierárquico acima que são responsáveis por questões de RH, problemas técnicas e administrativos conforme solicitações dos grupos, esse ponto deverá ser trabalhado se fosse implementado o GSA pois a ideia é que essas funções sejam desempenhadas por alguém do grupo que não esteja acima hierarquicamente dos demais.

b) A Política de RH adotada na empresa favorece a implementação de GSA? Explique.

Sim. Favorece a implementação do RH pelos seguintes motivos: procura estimular a formação acadêmica dos funcionários com incentivos para cursos e faculdades foram do horário de expediente; sistemas de promoções para estímulos aos funcionários; divisão dos lucros para equipes cooperativas; programa de integração para recém contratados com o intuito de treiná-los a respeito de produtos, processos, comportamentos, aspectos comunicacionais para que todos estejam aptos a desempenharem todas as funções ou condições intelectuais para entendê-las.

c) Analise a autonomia e o trabalho na produção por meio da Tabela 3.8. Os grupos de trabalho nesta planta se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com