TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem do Mundo

Por:   •  10/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório

 de

Geologia.

Universidade Veiga de Almeida

Grupo:

 Dayane Fernandes – 20151102012

 Hanry Patrick Viana- 20151108814

                             A história do mundo.

         A aproximadamente quatro bilhões de anos e meio atrás ocorre a colisão entre dois planetas sendo um do tamanho de marte. Dessa colisão surge um novo planeta que futuramente após vários cataclismos e eventos, seria capaz de ser habitado.

          Uma imensidão de calor e fogo era a Terra, incapaz de ser habitada. A combinação de hidrogênio e oxigênio criou a água, que tomou conta da superfície terrestre. Posteriormente essa superfície ganharia uma grande área de terra. A explicação para tal evento se dá pelo interior do planeta, que era composto por magma (rocha submetida a altas temperaturas) criado após a colisão, e com o tempo foi subindo do interior para a superfície através de pontos específicos mais suscetíveis. Ao entrar em contato com a água esse magma voltava a seu estado sólido, uma sucessão de eventos como esse trouxe à terra uma grande quantidade de ilhas.

        Quando as placas tectônicas se chocavam essas ilhas colidiam com outras ilhas, formando uma área de terra maior que com o tempo se tornavam ainda maiores. A deriva continental foi a grande responsável por criar os continentes que por sua fez eram compostos por mais pontos propícios ao emergir do magma, assim criando várias formas nos continentes. Durante a deriva, uma grande massa continental se chocou com um conjunto de ilhas, esse choque deu origem ao super continente, Odínea.

            A costa de Odínea foi fundamental para o surgimento de vida na terra, lá organismos unicelulares deram origem às algas, estas utilizando a luz do sol criaram oxigênio, o que trouxe condições para a vida animal.

             As rochas do Saara e da Inglaterra vêm da mesma camada de arenito localizada entre os dois países, um deserto que se estende por dois continentes. Tal acontecimento é resultado de um evento que está intimamente ligado à migração dos continentes pelo planeta. Trezentos milhões de anos atrás, massas continentais causaram uma colisão forçando assim a elevação do terreno, o que formou um novo enorme continente ainda maior que a Odínea. Esse continente foi chamado Pangeia, que significa justamente “toda a terra“.

            A colisão empurrou para cima uma cadeia de montanhas colossal maior que o Himalaia que cortava todo o centro do continente. Essas montanhas contribuiriam para a catástrofe que se abateria sobre o mundo, sua extrema altitude afetou o clima do enorme continente.  

 

PARTE 2 AQUI

Montanhas rochosas;

Rios começaram a correr pelas encostas das montanhas. Um rio colorado ocorreu pela planície, e logo com o tempo, acabou esculpindo o Grand Canyon. Tal rio desgastou camada após camada de rochas vermelhas do platô. A terra foi carcomida, deixando-a exposta aos elementos.

          Essas camadas registram o famoso asteroide que ocorreu a 65 milhões de anos. Esse impacto combinado com o aumento na atividade vulcânica gerou um inverno nuclear, o que levou a extinção dos dinossauros. Os mamíferos eram as criaturas mais aptas a sobreviver dessa catástrofe, e com o tempo adquiriram diversas formas e tamanhos.

         Outra catástrofe é identificada no profundo do mar da Austrália. Mergulhadores encontraram rochas de recife, o que é curioso, vindo de um lugar fundo demais para sobrevivência de um recife. Logo, conclui-se que em algum momento o nível do mar estava bem mais abaixo do que hoje em dia, e só uma Era Glacial levaria a isso.

        Os polos se estenderam por todo o planeta até tomar um terço do mundo. Tais vestígios dessa época se evidenciam ainda hoje, vindos das geleiras que cobriam tudo. Uma geleira é composta de milhões de toneladas de gelo compactado que descem a montanha à razão de trinta centímetros por dia. Cerca de três milhões de anos atrás, atividades tectônicas somadas a mudanças de minutos da rotação da terra em torno do sol, permitiu que geleiras como essas cobrissem o planeta.  Conforme as temperaturas globais caíram vertiginosamente, as nevadas frequentes começaram então a se compactar fundindo-se e formando uma grande massa de gelo. E a neve continuou caindo, expulsando as moléculas de ar e deixando apenas gelo sólido, que começou a fluir sobre seu próprio peso. Assim, milhões de geleiras desceram implacavelmente sobre os polos como uma lenta onda de maré que engolia o mundo. Não houve somente uma Era Glacial, mas sim dezenas, que duraram milhares de anos. Os gelos nessas geleiras aprisionou a água dos oceanos provocando uma baixa no seu nível em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com