TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem do Mundo

Por:   •  29/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

4ª ATIVIDADE AVALIATIVA - ABERTA - ANEXAR ARQUIVO -

Leia com atenção a reportagem a seguir:

Facebook pode ser processado por censurar tela 'A Origem do Mundo'

DA EURONEWS

13/02/2016 20h35

Um tribunal de Paris decidiu que o Facebook pode ser processado por ter bloqueado a conta de um utilizador francês que publicou uma fotografia de uma pintura famosa do século 19.

Frederic Durand-Baissas, um professor parisiense de 57 anos que gosta de arte, viu a conta na rede social suspensa há cinco anos sem aviso, no dia em que postou uma fotografia do quadro 'A Origem do Mundo' de Gustave Courbet, de 1886, e que mostra uma vagina.

Frederic Durand-Baissas lembra que "infelizmente vemos no Facebook coisas muito mais violentas. Já vi homicídios, execuções. Prefiro ver um quadro de um artista francês que execuções. Por isso, não compreendo a censura feita pelo Facebook aos artistas e não entendo porque não exista para as execuções. Incomoda-me muito, por isso levantei a questão".

Há alguns meses, o departamento legal da maior rede social do mundo chegou a dizer que, como o acesso ao Facebook é gratuito e a empresa tem sede na Califórnia, não teria de prestar contas à justiça francesa (tal como está escrito nas condições de utilização da rede de Mark Zuckerberg). Uma opinião que não é partilhada pelo tribunal de Paris, que agora pode abrir um precedente legal em França, onde o Facebook tem mais de 30 milhões de utilizadores.

Relacionando a notícia com o direito fundamental à liberdade de expressão, JULGUE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR, SEMPRE DE FORMA FUNDAMENTADA:

  1. Caso a situação descrita acima tivesse ocorrido no Brasil, o ordenamento jurídico brasileiro permitiria que o Facebook agisse da mesma forma, suspendendo o perfil do usuário sem aviso prévio ou explicação posterior, ante a flagrante ilegalidade da imagem publicada.

Resposta: Não. Já que o inciso IX do artigo 5º da Constituição assegura a todas as pessoas, sem qualquer distinção, a liberdade da atividade intelectual, artística, científica e de comunição, independentemente de censura ou licença.  A lei 12.965/2014 em seu artigo 3º , I, também garante a liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição Federal.

  1. Caso a situação descrita acima tivesse ocorrido no Brasil, o ordenamento jurídico brasileiro permitiria que o Facebook suspendesse o perfil do usuário caso algum outro usuário fizesse reclamação formal expressando seu incômodo pessoal com a imagem.

Resposta: Não. A lei 12.965/2014 prevê em seus artigos 19 e 20:

Art. 19.  Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.

        Portanto, para que a reclamação seja acohida é preciso o cumprimento dos requisitos constantes no art. 19 e, primordiamente, uma ordem judicial específica no assunto para que haja tal supensão, já que no Brasil considera-se a liberdade da expressão independentemente da censura ou licença. Nestes casos, é imprescindível o contraditório e a ampla defesa em juízo.

  1. Caso a situação descrita acima tivesse ocorrido no Brasil, o ordenamento jurídico brasileiro permitiria que o Facebook suspendesse o perfil caso não fosse possível identificar o usuário.

Resposta: Em regra, o art. 20  da lei 12.965/2014 dispõe:  Sempre que tiver informações de contato do usuário diretamente responsável pelo conteúdo a que se refere o art. 19, caberá ao provedor de aplicações de internet comunicar-lhe os motivos e informações relativos à indisponibilização de conteúdo, com informações que permitam o contraditório e a ampla defesa em juízo, salvo expressa previsão legal ou expressa determinação judicial fundamentada em contrário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com