TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROBLEMÁTICA DO DESCARTE IRREGULAR DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO ESTADO DA PARAÍBA

Por:   •  23/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.035 Palavras (29 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 29

A PROBLEMÁTICA DO DESCARTE IRREGULAR DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO ESTADO DA PARAÍBA

THE PROBLEM OF IRREGULAR DISPOSAL OF SOLID URBAN WASTE IN THE STATE OF PARAÍBA

Mateus Medeiros de Lucena¹
Mayara Coutinho Nascimento²
Fernanda Calado Mendonça³

¹Graduando em Engenharia Ambiental, Faculdade Internacional da Paraíba – FPB
²Graduanda em Engenharia Ambiental, Faculdade Internacional da Paraíba – FPB
³Professora Mestra em Engenharia Civil, e-mail: fernanda.mendonca@fpb.edu.br

Resumo

O referido trabalho tem como objetivo mostrar em forma de pesquisa, a problemática ocasionada, em virtude dos resíduos sólidos urbanos e o real panorama no estado da Paraíba, frente ao gerenciamento adequado ou não e tudo que se diz respeito a temática. Os resíduos quando são armazenados ou depositados de forma incorreta sem qualquer tratamento, pode contaminar o solo e os lençóis freáticos, alterando suas características físico-químicas e biológicas, onde acarreta também problemas de ordem estética e uma ameaça à saúde pública. Onde é visto, que com a ausência da conscientização ambiental e carência de infraestrutura e de políticas públicas que visam melhorar a gestão dos resíduos sólidos, é normal relacionar a problemática ambiental urbana com o descarte inadequado de resíduos, com a população de áreas mais vulneráveis dos bairros populares; porém a problemática dos resíduos sólidos urbanos já não é exclusividade daqueles que sobrevivem com baixa renda e não possuem hábitos saudáveis e ecológicos, trata-se de um problema que atinge a população em todos os níveis econômicos e educacionais. Com isso a reparação de uma boa política empregada junto a população, traz benefícios que perpetuam gerações, pois a educação ambiental recebida hoje é levada para dias futuros. Esta pesquisa permitiu a compreensão diante da importância da minimização ou tratabilidade dos resíduos sólidos urbanos, com isso a utilização de uma boa gestão, onde visa combater os impactos ambientais associados aos problemas relatados, com o foco em enfatizar a necessidade da coleta seletiva, centro de triagens e cooperativas de reciclagens, visando assim, ganhos no que se diz respeito ao meio social, operacional, econômico, educacional e ambiental, para todo o estado da Paraíba.

Palavras-Chave:  Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Impactos, Gerenciamento.

Abstract

This work aims to show, in the form of a research, the problems caused by urban solid waste and the real panorama in the state of Paraíba, facing the appropriate management or not and everything related to the theme. When waste is stored or deposited incorrectly without any treatment, it can contaminate the soil and groundwater, altering its physical-chemical and biological characteristics, which also causes aesthetic problems and a threat to public health. Where it is seen, that with the absence of environmental awareness and lack of infrastructure and public policies aimed at improving the management of solid waste, it is normal to relate the urban environmental problem with the inadequate disposal of waste, with the population in the most vulnerable areas of the popular neighborhoods; however, the issue of urban solid waste is no longer exclusive to those who survive on low income and do not have healthy and ecological habits, it is a problem that affects the population at all economic and educational levels. With that, the repair of a good policy used with the population brings benefits that perpetuate generations, as the environmental education received today is carried to future days. This research allowed for an understanding of the importance of minimizing or treating urban solid waste, with it the use of good management, which aims to combat the environmental impacts associated with the reported problems, with a focus on emphasizing the need for selective collection, center of screenings and recycling cooperatives, thus aiming at gains with regard to the social, operational, economic, educational and environmental environment, for the entire state of Paraíba

Keywords: Urban Solid Waste (USW), Impacts, Management.

  1. INTRODUÇÃO

No Estado da Paraíba, a capacidade de intervenção do homem no meio ambiente é vista de forma notória através da observação da paisagem. Na gestão de resíduos é comum vermos o acúmulo inadequado de resíduos sólidos urbanos (RSUs) em diversos pontos do estado, formando verdadeiros lixões a céu aberto. Tal problemática pode ser explicada devido ao crescimento desordenado, ausência de conscientização ambiental e carência de infraestrutura e de políticas públicas que visem uma melhor gestão dos resíduos sólidos. É de grande importância tomar conhecimento das causas e consequências do acúmulo de RSUs em cidades, de forma crítica, seja ela nobre ou não, pois, é através deste que o poder público poderá tomar providências cabíveis às diferentes realidades locais.

A finalidade do referido artigo, busca novas políticas públicas que poderão ser implantadas atendendo as diferentes necessidades, assim como a inserção de projetos e programas por parte da comunidade científica. Como também, o presente trabalho busca levantar dados que possam colaborar com as políticas públicas na gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos no estado da Paraíba, mais precisamente localizado na região Nordeste, através da identificação do descarte irregular dos resíduos sólidos, onde iremos relatar suas causas e consequências. Bem como, apontar o conhecimento da população acerca dos problemas relacionados ao descarte irregular de resíduos, e quais as iniciativas que o poder público vem tomando no trato da questão em foco.

Os resíduos sólidos são os restos provenientes das atividades humanas, sejam elas domésticas ou industriais. Os resíduos oriundos das atividades do homem em sociedade podem ser: as sobras dos alimentos, embalagens, papéis, plásticos e outros. Os resíduos na forma geral são os processos metabólicos de seres humanos, bem como produzidos como substratos da fabricação de produtos do diversos meio em sua fabricação. Os restos, dependendo da situação podem ser descartados ou muitas vezes reaproveitados como matéria prima para a fabricação de novos produtos, onde muitas vezes são descartados indevidamente, onde vem a ocorrência de diversos problemas. Os resíduos sólidos são abordados em diferentes políticas públicas brasileiras, como a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007), na qual o plano municipal de resíduos sólidos deve constar o plano municipal de saneamento e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – (Lei nº 12.305/2010).  Como outras particularidades, a PNRS obriga os municípios a elaborarem um Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)   pdf (555 Kb)   docx (361.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com