TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descarte de lixo irregular recorrente às margens do Ribeirão Cambé - Londrina - PR

Por:   •  8/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 9

1. Introdução

        O assoreamento de fato e um ação própria da natureza, porém o fenômeno antrópico culmina ainda mais na agressividade deste fator, ou seja, a ação do homem, uma vez causando o desmatamento, poluição, descarte de lixo em local irregular e ocupação de vertentes, tais fatores trazem um imenso prejuízo ao ecossistema, bem como a junção de todos estes itens e o grande tráfego de veículos, nas malhas viárias ajudam a tais danos ao meio ambiente.

        A partir deste ponto inicia-se o marco deste trabalho onde se realizou no Ribeirão Cambé, com recorte para o Lago Igapó 4, localizado no norte do estado do Paraná, a cidade de Londrina, que teve sua gênese ligada à atividade cafeeira e se expandiu bastante ao longo do tempo, e os Lagos Igapó, principal cartão postal da cidade, criado à algumas décadas após o surgimento do município, no ano de 1959 à partir do represamento do Ribeirão Cambé, sendo que os lagos transformaram toda uma região, influenciando toda cidade e sua população, porém os mesmos também acabaram sofrendo impactos.        

        A delimitação da área se deu, considerando alguns pontos, com o objetivo de apresentar a beleza do Ribeirão Cambé (Lago Igapó 4).

        Com alguns apontamentos realizados pelos moradores da Comunidade do Jardim Tóquio, por meio de questionário com algumas questões que abordam a situação do Bairro no ponto de vista ambiental, foi possível propor medidas que possam futuramente reverter a situação atual.

2. Objetivo

        O presente trabalho busca apresentar as reais condições do local em questão da área de estudo, fazer um levantamento com a população que reside ao entorno para coletar informações da realidade local de forma que seja possível a construção de um material explicativo, didático e conscientizador no intuito de promover a educação ambiental para a população local, para as indústrias, comércio e escolas do bairro, pois a mesma população que polui e degrada o ambiente é a única capaz de conservar.

3. Fundamentação teórica

        Mesmo diante de tantas leis, conferências, projetos e fiscalizações que explicitamente visam à proteção, preservação e conservação ambiental ainda é comum encontrarmos em diversos pontos ao longo das cidades a poluição sempre presente, seja ela atmosférica, sonora, visual, de solo e hídrica, por exemplo, essas situações encontradas são resultados das atividades humana sobre o ambiente, que diretamente causam risco de segurança, saúde e bem-estar na própria população, além de ocasionar impactos ambientais adversos, com muitos danos à flora, fauna, equilíbrio ecológico e afeta as condições estéticas e/ou sanitárias do ambiente.  A recuperação do ambiente após essa poluição e degradação é possível, no entanto, requer        tempo, pois conforme alega Sanchez (2013) o ambiente que foi afetado pelas ações humanas pode ser recuperado, envolve medidas de melhorias no meio físico como a condição do solo, restabelecer a qualidade da água, para que posteriormente as comunidades bióticas possam restabelecer-se aos poucos, isso inclui medidas de manejo, como plantio de mudas de espécies arbóreas ou a reintrodução de fauna.

        Nesse sentido, utilizando e exemplificando uma localização específica na cidade de Londrina - Paraná, no Jardim Tokyo, rua Acilino Augusto do Nascimento encontramos  um desses pontos de intensa poluição e degradação ao meio ambiente consequentemente, a rua está localizada ao lado do Ribeirão Cambé, e é possível visualizar um grande descarte de lixo de várias as formas, como construção civil, caseiro, reciclável e eletrônico, tudo isso adentrando a mata ciliar do ribeirão, que aos poucos tem se degradado e desaparecendo aos poucos trazendo inúmeros malefícios. De acordo com Reis e Rogalski (2006) a mata ciliar é uma vegetação muito frágil e precisa de cuidado, afinal, é fundamental e desempenha importante papel na manutenção da qualidade da água, estabilidade dos solos, regularização dos ciclos hidrológicos e conservação da biodiversidade.

4. Metodologia

        Para a elaboração deste trabalho, utilizou-se como procedimento metodológico uma abordagem descritiva e qualitativa, associada à pesquisa bibliográfica, que serviram como referencial para que se tivesse uma melhor compreensão sobre o objeto a ser pesquisado, bem como um contato direto dos pesquisadores com o local em análise.

        Através de um trabalho de campo, percorrendo toda a extensão do Lago Igapó 4, onde foi possível efetuar a coleta de dados por meios de fotos e relatos de moradores, grande extensão da área é utilizada como depósito de lixo as margens do Lago Igapó 4, e dessa forma, causando uma enorme contaminação e atacando de maneira abrupta a fauna ali existente, além do desmatamento, processos erosivos e deposicionais decorrentes das ações antrópicas. Agravando mais ainda a condição do local, outro dado levantado é a colaboração para o assoreamento do lago, ao lado da mata ciliar, onde identificado como o ponto de descarte principal de lixo, verificou-se a existência de um grande terreno particular, onde a ação antrópica com a retirada do solo para fins imobiliários também esta sendo um grande agente causador do assoreamento do lago.

        O lago, mediante a grande ação do homem, vinculado ao descarte de lixo, esgoto, processo de assoreamento, focos de queimadas e falta de segurança para os frequentadores, ele traz outro ponto, agora na questão social, podendo prejudicar a saúde e segurança, pois nele observou-se a presença de um parquinho de diversão próximo, ponto que atrai famílias aos domingos principalmente para recreação.

        A formação do material explicativo e didático consistiria em um pequeno folder com conceitos de ribeirão, nascente, leito, margem, as vantagens do rio e quais as consequências que as condições do local, com entulhos e lixo causam no rio e na sociedade como um todo. Esse material seria disponibilizado primeiramente nas escolas do bairro.

        Será aplicado um questionário para os moradores que residem ao redor do local em questão estudado, de forma que será possível obter a opinião as pessoas em relação ao pequeno ribeirão e a mata ciliar que o cerca e em relação ao lixo frequentemente depositado as margens do ribeirão.

5. Localização

        Na figura 1temos o município de Londrina - Paraná e toda sua rede hidrográfica e os limites dos bairros, e em destaque temos identificado o bairro utilizado para o estudo desse trabalho.

Figura 1 - Área estudada em destaque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com