TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROGRAMAÇÃO PLANEJAMENTO CONTROLE DA PRODUÇÃO I

Por:   •  5/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 5

DISCIPLINA: planejamento, programação e controle da produção 1

ALUNO (A): Pablo Steven Rodrigues Rios, mat.: 21651124;

 

LISTA DE EXERCÍCIOS 1

  1. No contexto histórico da revolução industrial, quais as principais transformações na produção industrial observados naquele momento?

R: As transformações começaram desde a época de Taylor e Fayol que adotaram metodologias aplicados a indústria, desde então surgiram as primeiras máquinas a vapor, fabricas de madeira para fabricação de celulose, linhas automotivas e por fim depois de tantas mudanças as indústrias siderúrgicas, com tudo podemos destacar as diversas mudanças como por exemplo, valorização dos funcionários, fabricação de diversos tipos de produtos, preço de acordo com a demanda de mercado, automatização, tecnologia e cuidados com meio ambiente que outrora isso não era requisito para fabricação de um certo produto, com tudo são muitas transformações até os dias atuais em plena 4° revolução industrial, principalmente porque as empresas investem mais em P&D, Qualidade, linha de produção em perfeitas condições, planejamento, controle e eficiência atrelada a maximização de lucros e minimização de desperdícios.


  1. Defina sistema de produção

        

R: Sistema de produção, baseia-se em um escopo de atividade bem definidas que consiste sobre um conjunto de elementos atrelados ao dia-dia e as corporações, pois engloba, pessoas, máquinas, serviços e processos responsáveis para realizar uma determinada tarefa ou execução de um serviço. Onde todo este escopo de atividades se conecta a fim de alcançarem certo objetivo final, que é a parte principal, produção. Então conforme as empresas iram ganhando mercado, novos clientes, maiores demandas por seus produtos ou serviços, serão necessários que haja mudança em desenvolvimento, pesquisa e desenvolvimento para continuarem competitivas no mercado afim de não perder espaço e prospectar novos clientes que é o principal objetivo de toda organização.


  1. Cite as diferenças entre produto e serviço.


R: Apesar dos dois andarem “juntos” para cada possui uma peculiaridade, por exemplo: produtos geralmente são tangíveis, ou seja, algo que podemos tocar. Se tratando de empresa o produto pode ter diversas características, pequeno, grande, espaçoso etc. Pois os produtos podem ser alocados, armazenados em estoque e dependendo de qual seja o produto, poderá perder seu prazo de validade ou desatualizarem se for um equipamento. Já os serviços são de caráter intangíveis, ou seja, não podemos tocar apenas executar o processo que foi pedido pela empresa, e como todo serviço possui suas limitações pois estes só acontecem referente a uma ordem, exigência, controle de qualidade, associados a recursos humanos e de materiais, e por fim precisa ter uma demanda ou pedido de um consumidor ou cliente para acontecer.

  1. Quais os fatores que devem ser levados em consideração para determinar um processo produtivo? E quais os tipos de processos produtivos?

R: Viabilidade, demanda de mercado, custo para a produção, rentabilidade financeira, impactos positivos e negativos, se vale a pena o risco implementar um novo processo, tempo de processo e até a implementação do processo final e por fim a viabilidade de implementação a curto, médio e longo prazo. Todo processo tem como principal finalidade a obtenção de lucro, logo os processos são definidos através da demanda de mercado, tempo de processo, viabilidade econômica e afins, por exemplo as linhas de montagens são processos de caráter contínuo, segue um fluxo e uma linearidade específica de acordo com o que será produzido, entre eles o jobbing, processos em lotes,

ou processos contínuos, flexíveis e por fim produção em massa.

  1. Na administração da produção existem dimensões que permitem diferenciar os processos de transformação de recursos. Quais são essas dimensões?


R: Todo processo de transformação, são baseados no planejamento de um processo que consiste em três tópicos específicos, que são: (Entrada, Processamento e Saída) bem definidos. Então podemos citar as duas dimensões relevantes para o processo que são nos inputs e outputs.

Input: É a entrada de um item a sofrer um processo de transformação, ou seja, matéria prima a ser utilizada, ou algum produto que sofrerá outros processos de transformação, que pode ser processos tangíveis ou intangíveis, desde a criação de um automóvel, ou a implementação de um novo software.

Outputs: São as saídas do produto ou serviço final, que consiste em avaliar o processo concluído após a transformação, para ser disponibilizado ao mercado, fornecedor ou cliente final.


  1. Qual o principal objetivo da função produção?


R: Consiste no planejamento de um processo bem definido (Entrada, processamento e saída) com principal intuito maximizar lucros, e diminuir perdas de recursos, bem como os processo de Entrada e saída do produto ou serviço final, ou seja, os Inputs e Outputs.

  1. A área da produção possui atribuições. Quais são? 


R: São diversas atribuições para área de produção, ou seja, é a forma que a corporação visa o desenvolvimento para a produção de um produto ou serviço, logo as atribuições da produção consiste em organizar, liderar, fiscalizar, implementar melhorias com ferramentas da gestão que os auxiliem para a tomada de decisão para execução do serviço ou produto com a máxima eficiência e rentabilidade financeira, que tem o principal intuito cuidar e planejar o que será produzido, afim de retornar lucro, clientela e prospecção de novas parcerias rentáveis a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com