TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Patologia Construções

Por:   •  27/4/2017  •  Artigo  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARQUITETURA E URBANISMO

TRANZAMAZÔNICA – ESTUDO TRECHO FACULDADE METROPOLITANA AO KM 6.

CAROLINE MARTINS – MAT.

GISELLY PEREIRA – MAT.

LUAN HENRIQUE – MAT. 897361

WESLEI CARVALHO – MAT. 261244

PROF. ANDRÉIA

ENC 102

                

        

MARABÁ

2017/1


1 INTRODUÇÃO

Nosso trabalho envolve o estudo e analise de mobilidade, acessibilidade, equipamentos urbanos, demais problemas no trecho da faculdade metropolitana ao km 6 na cidade de marabá-PA.

O estudo de caso visa apontar os erros que impactam no dia a dia da população marabaense a fim de mitigar os problemas urbanos para melhor mobilidade e acessibilidade aos beneficiários que utilizam diariamente.

A condição física do trecho estudado verifica a impossibilidade do trafego de pedestres, ciclistas e portadores de deficiência dificultando a sua utilização podendo causar acidentes em potencial, beneficiando em maior parte o trafego de veículos.

O objetivo deste trabalho é apontar os problemas e verificar a possibilidade de soluções adequadas para o mesmo, devido à grande demanda e acesso aos equipamentos urbanos no trecho.

A inadequação de boa parte dos espaços públicos no atendimento das necessidades básicas de acesso aos bens e serviços coletivos urbanos por todas as pessoas. A precária condição de acessibilidade pode comprometer sensivelmente a sustentabilidade do trecho proposto.

2. MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE

Característica do que é móvel ou do que é que capaz de se movimentar, no trecho analisado envolve a mobilidade urbana é a condição criada para as pessoas poderem se locomover entre as diferentes zonas de uma cidade. Atualmente, os automóveis particulares e os meios de transportes públicos são os meios de mobilidade urbana mais utilizados. Os carros, no entanto, representam um grande problema para a qualidade da mobilidade urbana.

No trecho temos apenas o trafego de ônibus, transporte público, de mobilidade operante aos usuários, porem a ausência de paradas e a precariedade do mesmo dificulta seu uso e sua utilidade, observamos apenas as paradas de ônibus dos equipamentos urbanos como shopping e faculdade metropolitana, no decorrer do trecho até o km 6 a ausência das mesmas dificulta na mobilidade dos usuários.

Á ausência de calçadas é o fator que mais impacta a mobilidade dos usuários por ser um trecho comercial, onde o deslocamento situa se apenas pelo sistema viário e as modalidades de transportes, a faixa de pedestres entre shopping e faculdade metropolitana com ausência de rampa na travessia ocasionando maior dificuldades para portadores de necessidades especiais.

À ausência de ciclovias também torna preocupante devido a mobilidade de ciclistas em certos horários de picos na BR-230 no trecho apresentado, podendo ocasionar acidentes de trânsito.

Segue apresentações fotográficas dos problemas apontados.

       

3. MOBILIÁRIOS URBANOS

Os mobiliários urbanos são móveis implantados em lugares públicos, disponíveis à utilização da população, que estabelecem urbanismo e design à cidade e muitas vezes são aproveitados para a publicidade: totens, idealizações horizontal, vertical e aérea; postes, torres, hidrantes, abrigos e pontos de ônibus, bebedouros.(http://www.contatovisual.ind.br/duvidas-frequentes/o-que-e-mobiliario-urbano)

Mobiliários urbanos como telefones públicos, bancas de revistas, semáforos e abrigos de ônibus, quando posicionados em lugares impróprios, podem prejudicar a intervisibilidade entre pedestres e veículos e comprometer o deslocamento das pessoas, em especial aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida. (http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/26/solucoes-tecnicas-1-mobiliarios-urbanos-acessiveis-280970-1.aspx)

No trecho estudado verificamos a quantidade de apenas 2 (dois) abrigos em pontos de embarque, ausência de piso tátil de alerta, ausência de espaço para pessoas cadeirantes e desníveis acentuados dificultando o acesso a portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida, com interferência na circulação de pedestres e na intervisibilidade entre os veículos e pedestres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (293.7 Kb)   docx (443.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com