TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Patologia em Estruturas

Por:   •  25/3/2019  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Pode se considerar uma manifestação patológica qualquer desvio que altere a naturalidade do objeto em estudo. Em estruturas metálicas, manifestações patológicas podem ser decorrentes de diversos fatores, assim como estar ligada a uma etapa da vida útil da estrutura, podem ser em sua concepção estrutura, fabricação, montagem, utilização e ou manutenção.

Em função de se manter a estrutura segura, estável e durável é de estrema importância o controle de qualidade aplicado a todos processos de vida útil da estrutura assim como a utilização de ensaios tecnológicos durante a montagem e fabricação da estrutura metálica e checagem dos processos por pessoa capacitada.

Quanto a origem das manifestações patológicas pode se evidenciar falha de projeto como a principal, sendo a execução incorreta da estrutura a segunda forma mais comum de originar-se uma manifestação. As causas de manifestações patológicas em estruturas metálicas estão sempre de alguma forma relacionadas ao meio ambiente em que a estrutura está localizada e ou falhas de projeto. Fatores como elevados gradientes de temperatura, muitas vezes no mesmo dia, grandes volumes de chuvas, poluições e ambientes de grande agressividade também contribuem para o surgimento de manifestações.

Em quesitos aos projetos pode se elencar como causas de falhas, detalhamento deficiente da estrutura, concepção geral, erros de cálculo, e utilização de materiais inadequados. As falhas ainda podem se destacar em erros de fabricação, montagem e pintura da estrutura.

É de estrema importância, salientar que o controle de qualidade deve ser minucioso em todas etapas de fabricação e montagem, tendo em vista que pequenas falhas, como um simples erro de pintura influenciado pela ação do tempo e falta de manutenção, podem ocasionar a ruina da estrutura.

Os ensaios não destrutivos devem ser utilizados durante o processo de fabricação e montagem para determinar características, propriedades (ensaios físico-químicos), dimensões (ensaios metrológicos) ou comportamento de peças ou equipamentos (ensaios funcionais). Todas normas são qualificadas pela Petrobras.

O controle de qualidade se mostra essencial para que se obtenha um desempenho satisfatório de toda estrutura metálica, no Brasil, existe carência de normas e regulamentações que determinem as diretrizes e procedimentos empregados a pequenas estruturas. A padronização da indústria pode garantir a qualidade do material fornecido, entretanto, é de estrema importância que a fabricação, projeto, execução e montagem andem sempre tornando qualquer construção sólida e durável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (26.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com