TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Patologias em Estruturas Metálicas

Por:   •  17/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE UNYLEYA

Pós-graduação em Engenharia de Patologias das Construções

Patologias em Estruturas Metálicas.

Karina de Almeida Rezende da Silva – (karezendess@gmail.com)

TAREFA 4

Orientações:

  • Tome cuidado com o plágio;
  • Dê preferência a utilizar as suas palavras;
  • Faça a devida referência de cada material de autoria diversa que utilizar;
  • Leia o tutorial de referências e citações que se encontra na biblioteca;
  • Todos os cálculos devem ser demonstrados;
  • Para tarefas respondidas por meio digital, o formato utilizado deve ser .doc ou .docx. Para tarefas manuscritas, as mesmas devem ser digitalizadas e entregues em formato .pdf. Lembre-se: apenas 1 arquivo para cada tarefa (arquivos extras serão desconsiderados).

1) Comente a importância da padronização das peças metálicas. Quais as consequências do uso de elementos não padronizados no que diz respeito às patologias dessas estruturas?

A padronização de peças metálicas é importante devido a evitar erros projeto, fabricação e montagem, uma vez que esses apontam, com precisam o dimensionamento adequado dado o carregamento. As patologias resultante da falta de padronização são: contaminação, deformação, deterioração, descontinuidade, deslocamento e perda de material.

2) Comente a importância da realização de ensaios de controle nas estruturas metálicas. Enumere os tipos de ensaios e discuta as vantagens e desvantagens de cada um.

A realização de ensaios é importante pois determinam as propriedades químico, biológica e física da estrutura. Os ensaios são subdivididos em destrutivos e não destrutivos, sendo que no primeiro há danificação da estrutura para a extração de amostras, tais como corpos de prova, e no segundo não há danificação. Abaixo lista-se os ensaios bem como sua classificação quanto a natureza destrutiva ou não.

  • Inspeção visual – (Método não destrutível): realiza-se uma inspeção visual nas peças bem como nos pontos de solda, afim de detectar alguma anomalia ou descontinuidade. A vantagem associada e essa técnica relaciona-se a simplicidade e baixo custo, contudo, são percebidas apenas falhas visíveis a olho nú.
  • Líquido penetrante – (Método não destrutível): Nesse ensaio observa-se a penetração de um determinado liquido em materiais não porosos, metálicos ou não. A vantagem relaciona-se ao baixo custo, a desvantagem, por sua vez, relaciona-se a não aplicabilidade em materiais porosos, bem como a limitação da visualização da penetração liquida apenas em partes abertas.
  • Partículas magnéticas – (Método não destrutível): realizado em matérias ferromagnéticos, apresenta alta detectibilidade de descontinuidade, baixo custo. Em contrapartida, limita-se a materiais ferromagnéticos e a forma da descontinuidade interfere nos resultados dos ensaios.
  • Ensaio radioativo – (Método não destrutível): É um ensaio que pode ser aplicado durante todas as etapas de fabricação da peça e também em serviços de manutenção (SACCHI et al., 2017). Esse ensaio apresenta custo elevado, dado o isolamento da área que recebera a radiação, é inviável em peças com geometria complexa. Quanto as vantagens, destaca-se os registros permite inspecionar a parte interna da peça e é de fácil compreensão.
  • Ultrassom – (Método não destrutível): É capaz de identificar descontinuidades e defeitos em espessuras variáveis e em todas as direções. É capaz de detectar pequenos defeitos, em diversos materiais, localização precisa da anomalia. Contudo, necessita de mão de obra especializada, ´[e inviável em peças com espessura pequena e geometria irregular.

3) Comente a importância dos planos de manutenção e como eles devem ser realizados, ou seja, quais são suas etapas de realização.

Planos de manutenção são essenciais para garantir níveis de segurança e o desempenho das edificações. Segundo Costa (2012), os planos de manutenção devem ser constituídos por inspeções rotineiras anuais, a partir das quais se podem fazer operações de manutenção e limpeza; além de inspeções mais técnicas com equipamentos especializados

4) Quais são as características que os materiais utilizados para revestimento térmico de estruturas metálicas devem possuir? Quais são os mais comumente utilizados?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com