TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Permeabilidade dos Solos

Por:   •  1/5/2019  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Permeabilidade dos solos

Partindo do princípio de que todos os solos são mais ou menos permeáveis, a permeabilidade do solo se da no fato da água poder escoar entre os vazios desse.

A água, ocupa grande parte dos vazios desse solo, seu deslocamento interior se da pela submissão da diferença de potenciais.

O estudo e conhecimento do valor da permeabilidade de um determinado solo, tendo em vista que graves problemas tangentes a indústria da construção se decorrem da presença da água, é de suma importância, pois estimaremos a vazão que percorrerá através do maciço de fundações de barragem em terra, obras de drenagem, rebaixamento do nível d´água, adensamento entre outros.

Regime do escoamento nos solos.

Foi verficado em 1883 por Reynolds, que o escoamento pode ocorrer tanto de forma laminar (quando ocorre de forma retilínea) ou de forma turbulento.

Fatores de influência a permeabilidade.

Comparando diversos solos, podemos observar uma variação de no coeficiente de permeabilidade destes. O coeficiente tem correlação principalmente com a temperatura e o índice de vazios.

Quando maior for nossa temperatura, menos viscosidade estará presente na água, sendo assim, essa se deslocará com mais facilidade pelos vazios do solo e, consequentemente, aumentará o coeficiente de permeabilidade (k).

Determinação do Coeficiente de Permeabilidade.

Para determinarmos o coeficiente de permeabilidade dos solos, podemos nos lançar dos seguintes procedimentos:

1 – Permeâmetro de carga constante.

Empregado, principalmente, em solos granulares (arenosos). Coeficiente “k” é determinado a partir da medida de quantidade de água, que se mantém a um nível constante atravessando em um determinado tempo uma amostra de solo com seção A e altura L conhecidas, sendo assim, temos que a quantidade de água que atravessa nossa amostra será nosso Q.

2 – Permeâmetro de nível variável.

Indicado para solos finos: Argilosos. A descarga Q será medida por uma bureta graduada de seção conhecida a. Durante um breve intervalo de tempo dt o nível decrescerá de certo valor dh. Sendo assim, vale destacar que o Q, através da bureta, valerá dQ = -adh, pois o h decresce a medida que o t cresce.

Sendo assim, tivemos em vista alguns dos procedimentos para o conhecimento da permeabilidade haja visto a demonstração dos instrumentos como os permeâmetros para a determinação da permeabilidade dos solos.

A determinação se faz de suma importância, para que possamos atingir um nível de excelência e segurança em nossas obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com