TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perícia Ambiental

Por:   •  16/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PERÍCIA AMBIENTAL - Exercício 1

A formação técnica, científica e extensionista do Engenheiro Florestal lhe permite desenvolver conhecimentos e habilidades que são fundamentais para avaliar e identificar impactos ambientais, bem como determinar a extensão e as causas desses danos. Para esse profissional atuar como perito ambiental, é fundamental que possua conhecimentos sólidos em áreas como Ecologia, Botânica, Hidrologia (dentre outras áreas), além de uma compreensão aprofundada das Leis e Normas que regem as atividades humanas e os impactos ambientais. Matérias específicas do curso de Engenharia Florestal, tais como Ecologia geral e florestal, Organografia vegetal, Sistemática florestal, Hidrologia, Prevenção e Controle de Incêndios florestais, Anatomia da Madeira, Conservação de Recursos Naturais, Política e Legislação Florestal, dentre outras, são fundamentais para o desempenho do Perito Ambiental. A compreensão da legislação ambiental, como a Lei de Crimes Ambientais, a Lei de Proteção da Vegetação Nativa (LPVN e a Lei de Proteção da Mata Atlântica, são de suma importância para um Perito, bem como o entendimento da legislação para além da ambiental.

Além disso, é crucial que o Engenheiro Florestal possua habilidades de observação, análise e interpretação de dados, juntamente com uma visão sistêmica e integrada do meio ambiente, entendendo as interações entre os diferentes elementos e sistemas que compõem um ecossistema. Para aprimorar essa formação, é importante a participação em grupos acadêmicos, como PET Floresta, Flora Júnior, CAEF, bem como em estágios, grupos de pesquisa e eventos que promovam a atualização e aprimoramento dos conhecimentos do profissional.

Ainda há disciplinas importantes que precisam ser cursadas neste final de curso, além da necessidade de aprofundamento na legislação brasileira. Portanto, embora eu tenha o objetivo de me especializar em Perícia Ambiental, reconheço que ainda não estou completamente preparada para atuar nessa área. No entanto, pretendo estudar mais a fundo e até mesmo realizar a prova da Polícia Civil em um futuro próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com