TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poluição da Indústria de Refrigerantes

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

universidade do estado do amapá

curso bacharelado em engenharia ambiental

ALESSANDRO ROCHA DE SOUZA

CLÉRIA RAIOL COSTA

david SILVA DA COSTA

EVELEn PINHEIRO CAMPELO

luiz antônio filgueira souza

luiz carlos brito da silva

MONASILVIA DE ABREU SANTIAGO

POLUIÇÃO NA INDÚSTRIA DE REFRIGERANTE:  

Causas, Consequência, Tratamentos dos Resíduos Sólidos e Efluentes da Produção.

Macapá - AP

2018

ALESSANDRO ROCHA DE SOUZA

CLÉRIA RAIOL COSTA

david SILVA DA COSTA

EVELEn PINHEIRO CAMPELO

luiz antônio filgueira souza

luiz carlos brito da silva

MONASILVIA DE ABREU SANTIAGO

 POLUIÇÃO NA INDÚSTRIA DE REFRIGERANTE:

Causas, Consequência, Tratamentos dos Resíduos Sólidos e Efluentes da Produção.

Trabalho Acadêmico Apresentado a Universidade do Estado do Amapá - UEAP, para a disciplina de Introdução a Engenharia Ambiental do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental.

Prof.: Msc.  Edina Ruth Mendes Leal Mafra.

.

Macapá - AP

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        INDÚSTRIA DE PRODUÇÃO DE REFRIGERANTES NO BRASIL        4

2        POLUENTES GERADOS        5

2.1        EFLUENTES LÍQUIDOS DA PRODUÇÃO DE REFRIGERANTE        5

2.2        RESÍDUOS SÓLIDOS DA PRODUÇÃO DE REFRIGERANTE        6

2.3        POLUIÇÃO POR RESÍDUOS PÓS-CONSUMO        7

3        CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO POR RESÍDUOS SÓLIDOS E EFLUENTES NÃO TRATADOS        7

4        TRATAMENTOS DOS EFLUENTES DA PRODUÇÃO DE REFRIGERANTES        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho acadêmico apresentado fazem referências de alguns autores com recortes textuais voltados para a temática Poluição na Indústria de Refrigerantes considerando as causas, consequências, responsabilidade e tratamentos dos resíduos sólidos e efluentes da produção das indústrias de refrigerantes.

Destacamos as indústrias de refrigerantes enquanto geradora de resíduos sólidos e efluentes líquidos que geram problemas ao meio ambiente, assim como a legislação vigente que regula o descarte correto dos efluentes e resíduos sólidos ao meio ambiente.

A temática abordada no trabalho tem como objetivo principal compreender e entender sobre a poluição causada pela indústria que produzem refrigerantes, e a partir dos conceitos de resíduos sólidos e efluentes descartados e despejados no meio ambiente de forma inadequada adotarmos medidas mitigadoras para que se possa minimizar danos ao meio.

O trabalho esta estruturado da seguinte maneira para melhor entendimento como: indústria de produção de refrigerantes no Brasil, poluentes gerados, consequências da poluição por resíduos sólidos e efluentes não tratados, tratamentos dos efluentes da produção de refrigerantes e considerações finais para que da melhor forma possível seja o entendimento durante a leitura do texto.

  1. INDÚSTRIA DE PRODUÇÃO DE REFRIGERANTES NO BRASIL

Segundo Weber (2006 apud GALVÃO, 2010, p.25)  

[...] era grande o interesse da população do século XVIII pela água mineral, atraindo a curiosidade dos cientistas da época de tentar produzi-la artificialmente. Desta forma, em 1772, o químico inglês Joseph Pristley injetou gás carbônico na água mineral natural, criando assim a soda, uma bebida que no início as pessoas tomavam como se fosse fortificante.

        Assim com essa descoberta da soda posteriormente Segundo Fantiel (2004 apud GALVÃO, 2010, p. 25) enfatizou que:

[...] John Mathews desenvolveu um equipamento que misturava água com o gás de forma simples, diretamente em balcão de farmácia, o que ficou conhecido pelo nome de soda fontain. O crescimento do consumo dessa mistura fez com que as farmácias da época virassem verdadeiros pontos de encontro para as pessoas.

        Dessa forma, “com o passar do tempo foram misturados à soda fontain concentrados à

base de noz de cola e outros componentes, chegando a uma formulação e sabor parecidos ao que conhecemos hoje em dia como refrigerante”.(GALVÃO, 2010).

“A indústria brasileira de bebidas destaca-se como exemplo de uma indústria tradicional que soube aproveitar bem as oportunidades geradas pelo crescimento econômico brasileiro até 2014”. (CERVIERE JUNIOR, 2017).

No Brasil de acordo com ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), “há registros da fabricação de refrigerantes no Brasil desde 1906, porém apenas em 1920, é que o refrigerante entrou para o cotidiano dos brasileiros. Assim, em 1942 foi instalada no Rio de Janeiro a primeira fábrica de refrigerantes”. (GALVÃO, 2010).

Santos e Ribeiro (2005, p. 14) dentro da indústria de bebidas e refrigerantes destacam que:

Em relação aos refrigerantes, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial, possuindo cerca de 750 mil pontos de venda espalhados pelo Pais. Embora não hajam dados consolidados, pode-se ter uma idéia do mercado pelo refrigenrante a base de guaraná, que no ano de 2.004 apresentou um consumo de 800 milhões de litros, o que representa uma participação no mercado interno em aproximadamente 33%. Segundo dados da ABIR- Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes, a produção deste tipo de bebida no Brasil em 2004 foi de 1.200 milhões de litros, 5,22% a mais que em 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (223.3 Kb)   docx (62.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com