TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política Ambiental da Atlas Copco

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

Vivemos numa época de mudanças

Estamos diante de um mundo que nos surpreende com novas formas de organização de produção e de consumo, novas tecnologias, novos conflitos que redefinem as relações de poder entre países e, ainda, problemas ambientais de dimenção planetária que lançam desafios inéditos a humanidade. A Gestão Ambiental tem muito a contribuir para a compreensão desse novo mundo, cada vez mais complexo e veloz nas transformações. Esperamos que este estudo de caso possa auxiliá em pesquisas futuras, ampliar vossos conhecimentos e sensibilizá para as grandes  questões e desafios do mundo em que vivemos.

Os autores

Sumário

1.0 Introdução  ................................................................................................... p.06

2.0 Politica Ambiental da Atlas Copco .............................................................. p.07

2.1 Melhorias continuas ( Uso de recursos e emissões de residuos) ........................ p.08

3.0 Atendimento a Legislação  .......................................................................... p.10

3.1 Responsabilidade social e  Responsabilidade corporativa ................................. p.10

3.2 A sustentabilidade está integrada em cada aspecto  .......................................... p.10

4.0 Conclusão ..................................................................................................... p. 11

5.0 Bibliografia ................................................................................................... p. 12

Introdução

Esta ATPS tem por objetivo apresentar a abrangencia e importancia da área de Gestão Ambiental na organização de uma empresa. Área que tem como missão a preservação ambiental dentro e fora de uma organização, otimização dos recursos disponiveis e redução de impactos ambientais. Gestão ambiental é, respctivamente, a área que visa ordenar as atividades humanas para que não agridam ao meio ambiente é a administrção do exercicos de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais incluindo fontes de energia renováveis ou não.

Politica Ambiental da Atlas Copco

Meio Ambiente

O principal impacto ambiental da Atlas Copco acontece durante o uso de seus produtos conforme as analises de ciclo de vida.

Por isso, incorporar considerações ambientais e sobre ciclo de vida ao projeto nossos produtos é uma meta e uma alta prioridade. O objetivo é inlemntar sistema de gerenciamento ambientl em todas as operações.

Todas as companhias de produtos e principais companhias de vendas devem se certificadas de acordo com o padrão intenacional  ISO 14001 para meio ambiente.

As análises de ciclo de vida também mostram que a item mais significativos para o meio ambiente é relacionado às emissões de Dióxido de Carbono durante o uso dos produtos e, em menor grau, durante o transporte e a produção. O consumo de energia e as emissõe de Dióxido de Carbono são os indicadores mais significativos, mais a Atlas Copco também acompanha e gera relatórios para o desempenho relativo ao consumo de água e ao disperdicio.

A Atlas Copco considera  as questões ambientais importantes,  como o uso das aguas , mudanças limaticas e consumo de materiais e energia em suas operacoes.

Melhorias continuas

Uso de recursos

A Atlas Copco trabalha continuamente  para melhorar a eficiência de recursos nos processos de fabricação e na cadeia de valores.

Os preços de energia vêm subindo continuamente e isso, em ultima instância, leva a custos mais elevados, tanto finaceira quanto ambientalmente. O relatório inclue consumo  de energia em termos de energia direta e indireta, bom como de energia renovável e não renovável.

O Grupo se comprometeu a construir prédios eficientes quanto ao consumo de energia e recursos, e algumas operações instalaram painéis solares.

O Grupo reconhece que existem não apenas riscos, mais também oportunidades relacionadas ao consumo de energia e, por isso tem uma meta de aumentar a eficiência do consumo de energia pelo cliente em 20% ate 2020, aumentando  a eficiência de energia das principais categorias de produtos.

Os materias usados no processo de produção e na embalagem de peças ou produtos finalizados são rastreados e incluidos em relatórios, em termo de pesos, o aço representa mais de 90% da matéria prima utilizada na produção, que é  grande parte reclicada. O uso de aço reclicado para essas matérias primas oferece uma oportunidade de redusir tantos os custos operacionais quanto os impactos ambientais. Em relação a outros materiais, a Atlas Copco possui listas de substâncias de interesse para garantir que somente substâncias aprovadas sejam usadas em sua cadeia de produção e fornecimento.

O consumo de água é consideravelmente mais baixo do que de algumas outras empresas setor. Isso se deve ao modelo de negocio da Atlas Copco  que, por exemplo, não inclui a produçao de aço. Por essa razão a meta é manter o consumo de água no nível atual. A Atlas Copco mapeou e investigou onde as operações se sobre põem com áreas com águas escassas usando a ferramenta Risco de Água do Conselho Comercial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, embora o grupo reconheça os risco das águas, e trabalho com questoes, relacionadas às águas, iso também aoresenta oportunidades significativas.

Muitos dos clientes trabalham em setores de consumo intenso de águas, como têxtil e mineração e eles podem se beneficiar com produtos inovadores que consomem menos água.

Emissões de resíduos

A atlas Copco reconhece que as mudanças climáticas e emissões de gases são preocupações ambientais sérias.

A meta é reduzir as emissões de Dióxido de Carbono apartir da energia usada nas operações e do transporte  de bens em 20% até 2020 em relação ao custo de vendas.

Muitas das principais unidades de produção investiram em fontes de energias renováveis, que resultou em emissões reduzidas de dióxido de carbono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com