TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preparação do Terreno Para Construção Civil.

Por:   •  5/7/2022  •  Artigo  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 11

Preparação do terreno para construção civil.

RESUMO

Este artigo tem como objetivo a finalidade de analisar e orientar as iniciais etapas necessárias para a preparação de terrenos. Primeiramente seguir as devidas exigências proferidas pela prefeitura da cidade, onde reger a emissão de um alvará de aprovação para iniciar a construção da obra, respeitando suas taxa e índices, que variam com o tipo de região e os tipos de edificações. Tendo isso, pode prosseguir as etapas que são em conhecer o tipo de solo que será implantada a obra, topografia, caso necessário aterramento da obra. Cada etapa tem grande relevância dentro da construção civil, por este motivo todo o artigo foi pesquisado para que o projeto não tenha grandes chances de erros e problemas futuros, e que tenha a supervisão de um profissional apto no ramo. As indicações apresentadas no respectivo artigo embasam em matérias, revistas, pesquisas cientificas em plataformas online e livros. Tem como objetivo geral analisar a importância das etapas iniciais de uma obra na preparação do terreno.  Seus objetivos específicos buscam enunciar os procedimentos de alvará de construção; tipos de solos; processo de sondagem; aterramento; terraplanagem; rebaixamento do lençol freático. Considerações finais.

Palavras-chave: Engenharia Civil; Preparação do terreno; Pré-obra; Tipos de edificação.

ABSTRACT

This article was assembled using the analysis and guidance as the necessary steps for the preparation of land. First, follow the appropriate exhibitions registered in the city where the issue of a forecast permit to govern the construction of the work will be governed, respecting its taxes and indices, which they use with the type of region and types of edition. If you do, follow the steps in which it is possible to know the type of soil that will be implanted in the work, topography, if necessary after the execution of the work. Each step has great relevance within the civil construction, for this reason, the entire article was researched for the project that does not have great chances of future errors and problems, and that has monitored an appropriate professional in the field. As selected indications in the article based on articles, magazines, scientific research on online platforms and books.

Keywords: Civil Engineering; Land preparation; Pre-work; Building types.

1. Introdução

Segundo Pereira (2012), dentro da construção civil, um dos fatores muito importante é o planejamento da construção, na maioria das vezes, a variedade desse setor, orçamentos, custos e a produtividade de mão-de-obra e máquinas.

De forma integral, pode ser apontada as fases de concepção, execução e uso. A fase que tem mais destaque nas pesquisas realizadas na área é a execução. Já as fases de concepção e uso fica em segundo plano, sendo a fase uso a menos importante.

De acordo com Antunes (2015) existe um aumento significativo de obras no Brasil atualmente, no entanto, pouco é o conhecimento específico do que se realmente deve fazer antes de iniciar a obra. Neste encadeamento o devido artigo mostra as devidas etapas necessárias para se realizar uma construção.

Ainda refere Antunes (2015) diversas obras são executadas sem as devidas orientações fundamentais, como podem ser identificadas facilmente em zonas de risco, a maiorias das obras executadas em locais de baixa renda não dispõem o mínimo do que é necessário para se iniciar uma obra ou reforma.

Traz Duarde (2012) para iniciar uma construção, o terreno necessita estar adequado para iniciar a atuação do projeto como também para uma boa instalação de canteiro de obras.

Deste modo, tudo tem que ser muito bem planejado e preparado para que o armazenamento dos materiais seja feito de um modo funcional e prático possível. tudo tem que ser executado numa perfeita sincronia para que a obra seja executada de maneira objetiva, pratica e eficiente.

Nas palavras de Pereira (2012) para a engenharia uma pesquisa que apresente o cenário geral das etapas para o pré-obra, o tempo gasto e o caminho para se iniciar uma construção e de sublime contribuição.

O que se espera é que gerem novas pesquisas sobre cada etapa, dando constância ao tema, criando novos modelos, relações matemáticas e enriquecendo ainda mais essa área, melhorando ao máximo o tempo necessário para iniciar a construção dentro dos padrões de segurança estabelecidos.

O objetivo geral deste artigo constitui-se em analisar a importância das etapas iniciais de uma obra na preparação do terreno.  Seus objetivos específicos buscam enunciar os procedimentos de alvará de construção; tipos de solos; processo de sondagem; aterramento; terraplanagem; rebaixamento do lençol freático.

 Considera-se, portanto, que é de grande importância a preparação do terreno para que a construção tenha estabilidade, passando por pontos relevantes até a finalização do seu preparo. Pois para uma finalização com êxito em qualquer construção, é necessário seguir todos esses os passos iniciais.

 Devido isso o artigo procura identificar os problemas futuros casos os devidos passos não sejam executados, trazendo uma pesquisa detalhada de cada fragmento para se evitar posteriormente um estrago na construção.

2. Métodos

Trata-se de uma revisão sistemática de trabalhos científicos que estudaram as etapas necessárias para se iniciar uma construção, demonstrando através de pesquisas as melhoras futuras que geram uma execução correta.

Para a obtenção dos dados necessários as pesquisas foram realizadas através das bases de dados do Scielo e Google Acadêmico e após a seleção dos materiais o objetivo foi identificar os textos de maior relevância para a contribuição do estudo.

A realização do trabalho ocorreu por meio da pesquisa bibliográfica, que nos oferece meios que colaboram na exploração de pontos que não foram abordados suficientemente, o método utilizado é o qualitativo, com o desígnio de observar e instruir o público todas as etapas iniciais de uma construção, para assim ter uma finalização sem acidentes consequentes.

Sabe-se que a pesquisa científica é um processo perdurável e os estudos que abordam método qualitativo são de grande importância, pois estão embasados numa linha investigativa e surgem como uma alternativa de produção de conhecimento científico.

Segundo Gerhardt, Silveira (2009), a pesquisa qualitativa não se atenta com a representação numérica, mas sim, com o aperfeiçoamento da compreensão de um grupo social.

As normas a serem seguidas serão a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e o Manual de Normas da Faculdade de Tupã

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (277.2 Kb)   docx (191.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com