TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação do terreno para a construção civil

Por:   •  5/10/2015  •  Seminário  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 5

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA - UNISOCIESC

CENTRO UNIVERSITÁRIO SOCIESC

PRISCILA CRISTINA DE OLIVEIRA FARIAS

PREPARAÇÃO DO TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO

Joinville

2015

PRISCILA CRISTINA DE OLIVEIRA FARIAS

PREPARAÇÃO DO TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO

Este trabalho será apresentado ao Centro Universitário SOCIESC, na Disciplina de Comunicação e Expressão, ministrada pela Profª Me. Rosilaine Lima Lopes Zedral, no curso de Bacharelado de Engenharia Civil, Turma 311, como requisito para a 2ª Parcial.

Joinville

2015/1

RESUMO

A preparação do terreno na construção é algo imprescindível. É a partir disso que se pode iniciar a construção. Se algo sair errado nesta etapa, é provável que todas as outras serão prejudicadas.

Palavras – chave: Preparação do terreno, Etapa, Importância

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

[pic 1]

Figura 1 .......................................................................................................................

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...........................................................................................

1 INTRODUÇÃO

PREPARAÇÃO DO TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO

Ao iniciar a construção, o terreno deve estar adequado, tanto para instalação de um canteiro de obras como também para se iniciar a execução do projeto da casa, estipulado pelo engenheiro ou arquiteto.

Para tal, ele deverá ser limpo, capinado, ter um muro ou cerca construída ao redor e o local de construção da casa deve ser indicado no terreno.

Abaixo seguem as etapas fundamentais:

Limpeza (1)

É necessário que seja removido tudo que não será utilizado no terreno, como plantas, pedras e etc. Deve-se estar atento se não existe nenhuma planta com restrição para ser removida.

Nivelamento do Terreno

Nâo existe terreno perfeito, sempre deverão ser feitas algumas alterações. A maioria dos terrenos tem seu relevo acidentado, mais altos em algumas partes e mais baixos em outras partes, podem ser ligeiramente inclinados ou até muito inclinados. Dependendo das condições topográficas de um terreno, e da forma como o arquiteto ou engenheiro concebeu o projeto, será preciso fazer um nivelamento do terreno.

Em muitos casos, terrenos em aclive e terrenos em declive podem ser aterrados ou cortados para que a construção seja feita.

Deve ser contratado um topógrafo pelo construtor, na etapa de elaboração do projeto, que deixará no local estacas ou marcos, indicando os níveis do terreno em pontos importantes, e fornecerá uma planta do terreno contendo estas informações. Baseado nestas informações, são feitos os aterros ou terraplenagem do terreno, que pode ser manual ou feita com máquinas. Se a área a ser nivelada for muito grande, deverá ser contratada uma firma de terraplenagem, que locará um trator de esteira com pá na frente e fará o trabalho muito rapidamente, em questão de um dia ou pouco mais, se o terreno não for muito grande.

Em caso de terrenos planos, esse trabalho não é necessário, sendo que apenas limpeza e contratar alguém para capiná-lo pode ser suficiente.

O terreno deve ser murado

Quando o terreno já estiver limpo e preparado quanto à aterros ou terraplenagem se necessários, deve-se murar ou construir um tapume provisório em volta do terreno, para a segurança, protegendo os passantes ou pessoas curiosas de se aproximar da obra onde podem existir maquinas e equipamentos funcionando, e também para dar maior segurança contra furtos de materiais e equipamentos guardados no local.

Em alguns casos, quando o terreno está em declive, pode ser obrigatória a construção de um muro. Quando o terreno é plano, uma cerca ou tapume é suficiente. Geralmente se opta pela construção do tapume, por ser mais rápido, e se a opção for construir um muro, é deixado sem emboço ou acabamento enquanto dura a construção. Somente no final da construção da casa, na fase de emboçar as paredes, então emboça-se também os muros.

Limpeza do terreno

Após o cercamento do terreno, e a construção do barracão da obra, uma nova limpeza deve ser feita, retirando todo e qualquer entulho que ainda exista no terreno, ou resto de mato. Então pode-se receber as primeiras cargas de materiais de construção que serão usados na obra. Estes materiais são colocados nos locais demarcados.

Ligação de água e luz

 A ligação de água é feita através do chamado "cavalete de água", feitos com a tubulação montada de acordo com as normas da concessionária de sua cidade.

A ligação de luz e força é importante principalmente para prover energia para máquinas da obra, como betoneiras, vibradores de concreto, serras de carpitaria, serras de ferragem e demais equipamentos. Também para instalar lâmpadas elétricas, caso se necessite trabalhar no início da noite.

Em caso de construções em locais onde não existe água encanada, a solução é abrir um poço no terreno. E onde não existe luz, deve-se alugar um gerador de eletricidade. Quanto à eletricidade, existe a opção de usar equipamentos manuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (79.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com