TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de Cerveja e seus Impactos Ambientais

Por:   •  21/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.721 Palavras (15 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 15

A Produção de Cerveja e seus Impactos Ambientais

Daniela Vieira Amaral

João Pedro Lisboa Mazzei Leite

Larissa Araújo Nunes

Marina Nascif Duarte

Resumo: O objetivo deste artigo é expor os impactos ambientais causados pela indústria cervejeira e apresentar formas de mitigá-los. Assim, será explicado o processo produtivo da cerveja, apresentando todas as fases desde a obtenção da matéria prima até o produto final e indicando os impactos que cada etapa gera ao meio ambiente. Foi utilizado o conceito de Produção mais Limpa (P+L), de forma a explicitar de que forma ela pode ser implementada, os benefícios que são provenientes de sua aplicação e como ela pode ser incorporada à indústria da cerveja. Dessa forma, o texto traz exemplos de aplicações desse conceito no setor cervejeiro, apresentando soluções que eliminam os problemas ambientais causados pelos processos de produção do produto.

Palavras-chave: Cerveja; Impactos; Soluções.

1. Introdução

O setor cervejeiro tem grande impacto no Brasil, tendo um crescente número de indústrias no ramo, milhares de brasileiros empregados pelas suas atividades, significativo volume de exportação e uma das maiores taxas de consumo do mundo. Nos anos de 2011 e 2012 o Brasil ocupou o terceiro lugar no ranking de produção mundial de cerveja, com uma média de produção de 132.900 milhões de hectolitros por ano, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos (BARTH e PARTNER, 2013).

Com os diversos resultados econômicos que esse setor acarreta, pouco se fala dos impactos ambientais que ele traz. Sendo assim, o texto objetiva analisar tais impactos e discorrer sobre formas de minimizar as consequências negativas que a produção de cerveja tem sobre o meio ambiente.

Além disso, destaca-se a crescente preocupação das empresas em atuar de forma sustentável e na definição de um papel social, ou seja, uma forma de servir a sociedade, de forma consciente e respeitosa aos limites do meio ambiente. Tal interesse vem crescendo, seja por empresas que realmente apresentam uma preocupação com esse tipo de impacto, seja por empresas que simplesmente buscam atender políticas ambientais ou que acreditam que tal preocupação pode beneficiar a sua imagem perante o mercado.

2. Processo produtivo de uma cerveja

2. 1 Insumos

a) Água: representa em torno de 90% da composição do produto final, é fundamental o controle de pH e sais para favorecimento da receita.

b) Malte: o responsável por dar cor e corpo (densidade) à cerveja, atuando também na composição de sabor e aroma. Além da cevada, aveia, trigo, arroz e milho podem ser malteados e utilizados na fabricação.

c) Lúpulo: Proveniente de uma planta trepadeira de climas frios e ensolarados. Responsável por conferir aroma e amargor, é chamado de tempero da cerveja.

d) Levedura: Também pode ser chamada de fermento, é a parte viva do processo, são microorganismos que consomem o açúcar e liberam álcool e CO2.

2. 2 Moagem e mostura: A moagem é a preparação do grão para a mostura, uma espécie de cozimento. Os grãos de malte de cevada são moídos para melhorar a extração de açúcares presentes principalmente em seu interior. É na mostura que acontece a sacarificação, quando o amido do grão é convertido em cadeias menores de açúcar, fundamentais para que ocorra a fermentação.

2. 3 Filtração: Depois de realizada a mostura, é preciso filtrar o mosto, isto é, separar o líquido dos restos de casca.

2. 4 Fervura: O líquido formado - mosto - é fervido para esterilizar e isomerizar, isto é, adicionar os lúpulos e extrair os óleos que conferem amargor e aroma à cerveja.

2. 5 Fermentação: É a principal atividade do processo cervejeiro e também a mais delicada. A levedura é adicionada ao mosto no tanque fermentador e transforma o açúcar gerado pelos grãos em álcool e CO2.

2. 6 Maturação: Processo seguinte à fermentação, daqui para frente o mosto já é chamado de cerveja. É a fase onde é ajustado o nível de CO2, e a cerveja passa pela clarificação para ficar límpida de acordo com o estilo produzido.

2. 7 Envase: Processo final porém crítico. Se mal realizado pode prejudicar todo o processo feito anteriormente. Pode ser feito de algumas maneiras mas destacamos garrafas e em barril.

3. Impactos da produção de cerveja no meio ambiente

3.1 Plantio da Cevada

Durante o plantio da cevada podem ocorrer possíveis desmatamentos, ocupação de terras, danos à fauna, uso de agrotóxicos, gasto de combustíveis fósseis, produção de resíduos e emissão de gases causadores do Efeito Estufa.

3.2 Industrialização

Pela natureza de suas operações na fabricação de cerveja centrada na fermentação e repleta de etapas de limpeza, é grande a vazão de efluentes gerados, e possui valores moderados ou elevados de carga orgânica e sólidos em suspensão.

Durante o processo de industrialização ocorrem gastos de recursos naturais diversos, geração de efluentes líquidos e gasosos e de resíduos sólidos, gasto de combustíveis fósseis e emissão de gases causadores do Efeito Estufa.

a) Emissões de CO2: gerado em grande quantidade durante a fermentação e liberado o excedente ao ambiente (de 3 a 4 kg/hl mosto);

b) Odor: Na fervura do mosto, entre 6 e 10% do mosto é evaporado, emitindo além de vapor d’água, diversos compostos orgânicos, fazendo deste processo a principal fonte de odores do processo cervejeiro;

c) Bagaço de malte: resíduo gerado na filtração do mosto após a caldeira de mostura, antes da fervura;

d) Trub grosso: resíduo retirado do whirlpool (técnica de centrífuga para decantação de resíduos sólidos), na primeira filtração após o cozimento, composto de gordura vegetal e proteínas coaguladas;

e) Trub fino: resíduo obtido na segunda filtração, composto de gordura vegetal, que sai misturado à terra diatomácea e parcelas de levedo;

f) Excesso de levedura: durante o processo de fermentação as leveduras se reproduzem, obtendo-se ao final do processo mais leve do que se utilizará na próxima batelada.

3.3 Embalagem

A geração de resíduos (latinhas que são recicláveis, garrafas que, apesar de serem recicláveis, não são recicladas por falta de interesse do mercado. Algumas poucas são retornáveis).

a) Pasta celulósica: composta dos rótulos removida na lavagem das garrafas retornáveis, é vendida a empresas de reciclagem de papel.
Garrafas quebradas, latas e tampas metálicas amassadas, plástico e papelão originários de embalagens, também são resíduos gerados pela fabricação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (83.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com