TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE: DIFINIÇÕES, IMPORTÂNCIA E CERTIFICAÇÕES

Por:   •  13/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS – CAMPUS PALMAS

QUALIDADE: DIFINIÇÕES, IMPORTÂNCIA E CERTIFICAÇÕES

 PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Nome de Aluno(a): Celso Garcia de Figueiredo Neto

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Obras

Período e ano: 10°/2020.02

Nome do professor: Virley Lemos de Souza

PALMAS-TO

DATA 15 / 09 / 2020

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        CONCEITO, CERTIFICAÇÕES E IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL        2

3.        CONSIDERAÇÕES GERAIS        3

4.        BIBLIOGRAFIA        4

  1. INTRODUÇÃO

        Desenvolver e implementar a qualidade e suas certificações de uma obra é uma atividade fundamental para o sucesso de qualquer edificação. Mas ter um processo de qualidade que integra as ferramentas de controle e esteja alinhado ao plano da obra é um dos principais desafios nos últimos anos, ou seja, as obras no âmbito da construção civil são obras que possuem um alto grau de complexidade e que necessitam de um controle de qualidade.

Para uma boa execução de qualquer edificação na construção civil, é de extrema importância que a mesma possua um acompanhamento rigoroso para que não tenha atrasos, gastos inesperados e imprevistos entre outros, ou seja, com controle de qualidade adequado. Esse fator deve estar entrelaçado em todas as etapas e sistemas construtivos existentes para qualquer execução de obra civil.

        Tendo em vista a importância da qualidade e suas certificações em obras e sendo indispensável em qualquer hipótese nas mesmas, faz-se necessário, primeiramente, saber as definições, conceitos e aplicações da mesma, na qual este presente trabalho visa essa grande importância na engenharia civil. Além disso, o trabalho objetiva definir e citar as certificações utilizadas na construção civil, além da importância da qualidade em frente à atuação do Engenheiro Civil.

  1. CONCEITO, CERTIFICAÇÕES E IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Antes de tudo, primeiramente deve-se definir o termo ‘qualidade’ na área da engenharia civil, na qual de acordo com o Fórum da Construção, é “ um conceito subjetivo que está relacionado diretamente à percepção de cada pessoa, influenciada por diversos fatores, como cultura, modo de pensar, tipo de produto ou serviço prestado”

Falando de qualidade, fazer a contratação de uma empreiteira de grande reconhecimento no mercado ou dispor de engenheiros competentes e uma equipe qualificada não assegura que uma obra adquira a qualidade almejada. É de grande importância que todos os integrantes de toda obra, o que incluem diretores e gerentes de obras ou projetos e até mesmo toda a equipe de projetos, funcionem em conjunto e harmonia com a construtora ou companhias contratadas.  

De acordo com a Mega Sistemas Construtivos, “para que a qualidade na construção civil seja alcançada, não basta somente adquirir materiais e insumos de ponto e assegurar que todo o cronograma seja seguido”. Com isso, o controle deve ser garantido pelos responsáveis técnicos, para que o produto entregue final seja com qualidade.

Seguindo as certificações de qualidade na construção civil, são exigidas uma série de constatação e programas, quando se trata de licitações públicas estaduais para execução de obras e na concessão de financiamento imobiliários por um número crescente de agentes financeiros públicos e privados. De acordo com Vanzoline, são eles: “SiAC (PBQP – H), QUALIHAB (SP), PARAOBRAS (PA), PBQP – H (DF), PBQP – H (TO), PROPERQ (PE) e PMQP- H (MG)”. Quando se fala em norma de referência que estabelece os requisitos de vários deles é a ISSO 9001, que é dividida em quatro níveis – D, C, B e A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com