TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Quantidade de Amostras de 800 g Que Serão Necessários

Por:   •  9/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

ED´S 10º SEMESTRE

1 – B

γ =  γs * hs  +  γw *hw = 18*0,6 + 10*0,25 =  13,3 KPa  

µ = γw * hw = 10 (0,6+0,25+0,1 5) = 10 KPa  

γ’=  γ - µ = 1 3,3 -10 = 3,3 KPa  

i = (h/L) *  γw = (15/60) * 10 =  2,5 KP a

γ’= L ((  γs -  γ w) – i) = 0,60 * ( (18 – 10) – 2, 5) = 3,3 KPa  

F =  γ’ * A = 3,3  * 0,600 = 1,98KN  = 2,0KN  

 

2 – D

K0 = 1-sen 36 = > k0 = 0,41  

Tensões verticais:

-> Topo

δ' = δ => δ' = 0  

-> Base

δ' = δ => δ' = 18 x 3 => δ' =  54 KPa  

 Tensões horizontais:

-> Topo

δh' = δ' x k0  => δ' = 0  

 -> Base

δh' = δ'x k0 => δh' = 54  x 0,41 => δh' =  22,14 KP a

 Empuxo =  Área    -  Digrama  é  um  triângulo  que  parte  do zero e termina em 22,14 c om altura de 3m.  

 Empuxo = (22,14  x 3,00) / 2  => Empuxo = 3 3,21 K N/m²  

 

3 – D

O que fica retido  na  peneira  2, 36  é  maior  que   2,36  mm; então  some-se  o  que  ficou  retido  nessa  peneira  com  o  que ficou retido na peneira de bitola superior (4,75).

Portanto  a  cada  800g  de  sol o,  somente  150g  serão aproveitados.  

 

Para 5kg de solo  retido tem-se:  

 

Quantidade de amostras de 800 g que serão necessários  

q = 5 / 0,15 = 33,33

Quantidade de solo:

 

Q = q x 0,8 = 26,6 Kg  

 

4 – B

Uma Obra  de  Terra  pode  ser  entendida  como  uma “estrutura”  construída  com  solo  ou  blocos  de  rocha,  isto  é, na qual o solo  e a rocha são os materiais de construção. Todas as obras de Engenharia civil apoiam-se sobre o solo, portanto Obras de  Terra  é  uma   obra   de  Engenharia  civil, que  utiliza  o  sol o  como  material  de  construção  e   apoiam-se sobre ele.

 

5 – C

O martelo padronizado “peso batente” é de 65 kg, sendo que, para realização do ensaio, o mesmo é solto em queda livre a uma altura de 75cm sobre uma haste, tal procedimento é repetido até que o amostrador penetre 45 cm do solo, assim, a soma do número de golpes necessários a penetração do amostrador nos últimos 30 cm é o que dará o índice de resistência do solo na profundidade ensaiada (NSPT).  

 

6 – D 

Ensaios geotécnicos de campo existentes são: SPT, CPT, Palheta - "Vane  Test" e o Pressiométrico.

7 – B 

A alternativa incorreta é ”Módulo de Poisson”, pois opiezocone é uma haste com a ponta cônica que possui sensores instalados no seu interior, deforma a medir a resistência de ponta, atrito lateral e pressão neutra, a medida que a haste for sendo cravada no solo com velocidade constante. Um conjunto de hastes de 1 metro de comprimento, transmite a força da máquina de cravação ao conea partir das medidas de resistência de ponta (q), atrito lateral (f) e poro-pressão (u ), pode-se, por exemplo, calcular o coeficiente de atrito (FR=f/q) usado para classificação dos solos. Podem também ser estimados parâmetros geotécnicos como, por exemplo: resistência não drenada, relação de pré-adensamento, sensibilidade, coeficiente de empuxo no repouso, parâmetros efetivos, módulo de Young, módulo edométrico, módulo cisalhante máximo, coeficiente de adensamento e permeabilidade, no caso de argilas.

 

8 – C 

A alternativa incorreta é ”Coesão média”, pois o piezocone é uma haste com a ponta cônica que possui sensores instalados no seu interior, de forma a medir a resistência de ponta, atrito lateral e pressão neutra, a medida que a

haste for sendo cravada no solo com velocidade constante. Um conjunto de hastes de 1 metro de comprimento, transmite a força   da máquina de cravação ao conea partir

das medidas de resistência de ponta (q), atrito lateral (f) e poro-pressão(u), pode-se, por exemplo, calcular o coeficiente de atrito (FR=f/q) usa do  para classificação dos solos. Podem também ser estimados parâmetros geotécnicos como, por exemplo: densidade relativa, parâmetro de estado, tensão horizontal in-situ, ângulo de atrito efetivo, módulo de Young, módulo edométrico e módulo cisalhante máximo, no caso de areias.

9 – E

 O adensamento da palheta não altera direta mente os resultados. Já a forma  dimensão, inserção da palheta, velocidade de rotação pois na condição não drenada de ensaio depende da velocidade de rotação da palheta utilizada na sua execução, que possui um padrão determinado pelas normas gerais de uma velocidade igual a 6°/mi n, e o tempo de cravação, tudo são fatores importantes para o exato resultado do ensaio.  

 

10 – B

Utilizado mundialmente desde 1975, o ensaio DMT (Dilatometric Marchetti Test) é considerada uma das mais precisas ferramentas de ensaios “in  situ” para previsão de recalques e estimativa do módulo de elasticidade (E)  das camadas  prospectadas. O ensaio com Dilatómetro de Marchetti(DMT) e o ensaio de Palheta (VANE TEST) são usados para Argilas Moles.  

11 – E  

Ao que se referem aos parâmetros utilizados para a fórmula de cálculo do empuxo ativo, utiliza-se a coesão do solo existente.

 

12 – A  

A probabilidade de ocorrência deste fato é maior quando o solo é argiloso. Deve-se sempre evitar solos argilosos devido aos inúmeros problemas que este podem causar, tais como deformações visco-elásticas, incertezas quanto ao deslocamento necessário para produz ir os estados de equilíbrio plástico e aumento de  esforços devido à expansibilidade que se manifesta comum ente  nos  solos finos.

13 – D

Não se recomenda a construção de muros de solo-pneus para contenção de terrenos que sirvam de suporte a obras civis pouco deformáveis, tais como estruturas de fundações ou ferrovias.  

 

14 – B 

A  execução  de  túneis   Natm  (New  Austrian  Tunnel ling Method) é uma  maneira segura  e muito  eficiente. O princípio da estabilização  é feito pelo alívio das tensões,  através  de  concreto,   que  é  injetado a fim de segurar e minimizar as tensões do solo.  

 

15 – A 

A  resistência  ao  derrubamento  e  ao  escorregamento  pela base  é  conferida  na  sua  maior  parte  pelo  peso  da  estrutura de suporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com