TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVANTE INFLUENCIA QUE OS HÁBITOS ANGULARES TÊM NA IMPLANTAÇÃO DE NOVA CULTURA ORGANIZACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Por:   •  30/6/2019  •  Artigo  •  4.747 Palavras (19 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 19

A RELEVANTE INFLUENCIA QUE OS HÁBITOS ANGULARES TÊM NA IMPLANTAÇÃO DE NOVA CULTURA ORGANIZACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

ALEXANDRE CARDOSO MEDEIROS, AKIM[1]

SUMÁRIO

1 Introdução        1

2 Desenvolvimento do conteúdo        3

2.1 Cultura organizacional        3

2.1.1 Componentes da cultura organizacional        5

2.2 Implantação de nova cultura organizacional        6

2.2.1 Resistencia a mudança        7

2.3 Causas da resistência a mudança        8

2.4 Modelos individuais de superação da resistência        10

2.5 Hábitos        11

2.5.1 Hábitos angulares        12

3 Considerações finais        13

4 Referências        14

RESUMO

São inúmeros os desafios que surgem em um ambiente organizacional, os integrantes de uma organização são parte fundamental, pois são eles que iram praticar e replicar a cultura da empresa. Portanto é fundamental que haja equidade na organização, para demonstrar valorização cultural da empresa e dos funcionários. A cultura organizacional é um modelo de crenças, valores e hábitos que os integrantes da empresa aprendem e replicam aos demais funcionários criando uma rede sólida. Porém percebe-se que a medida que empresa vai se desenvolvendo a revisão da cultura torna-se cada vez mais necessária, pois os integrantes começam a criar hábitos e a realizar algumas tarefas de maneira automática. Assim sendo, este estudo através de revisão literária realizou um levantamento da importância dos hábitos angulares visando compreender a importância que a cultura desempenha em uma organização. Os resultados demonstraram que a definição das diretrizes da cultura é extremamente importante, pois essa definição será replicada na cultura da empresa, a pesquisa também revelou que os hábitos podem ser utilizados para alterar a direção da cultura e corrigir tanto as relações até comportamentos inseguros. Portanto os resultados apontam que uma organização com uma cultura consolidada, demonstram quais valores e práticas os colaboradores devem seguir, bem como imagem que a organização para o mercado, fornecedores, cliente e sociedade.

ABSTRACT

There are numerous challenges that arise in an organizational environment, the members of an organization are fundamental, because they are going to practice and replicate the culture of the company. Therefore it is fundamental that there is equity in the organization, to demonstrate cultural appreciation of the company and employees. The organizational culture is a model of beliefs, values ​​and habits that the members of the company learn and replicate to the other employees creating a solid network. However, it is noticed that as the company is developing the review of culture becomes more and more necessary, because the members begin to create habits and to perform some tasks in an automatic way. Thus, this study through literary review carried out a survey of the importance of angular habits in order to understand the importance that culture plays in an organization. The results demonstrated that the definition of culture guidelines is extremely important because this definition will be replicated in the company culture, the research also revealed that habits can be used to change the direction of culture and correct both relationships to unsafe behaviors. Therefore, the results point out that an organization with a consolidated culture, demonstrate which values ​​and practices employees must follow, as well as image that the organization for the market, suppliers, client and society.

PALAVRAS/EXPRESSÕES CHAVE

Hábitos, cultura organizacional, resistência, gestão.

1 Introdução

O Brasil apresenta dados estatísticos alarmantes de acidentes relacionados ao trabalho, segundo o Tribunal Superior do Trabalho (2019), através de dados estatísticos registrados, o Brasil tem em média mais de setecentos mil acidentes do trabalho registrado entre 2007 a 2011, se fizermos um calculo básico com os dados apresentados, o Brasil tem em média de oitenta e um acidentes de trabalho por hora, sendo que 0,4% são acidentes fatais.

Segundo Silva et al. (2017), o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de acidentes de trabalho registrados no mundo, este dado representa uma pequena amostra dos danos à saúde sofridos pelas pessoas que trabalham no Brasil. Temos inúmeras pesquisas em diferentes bases de dados que retratam a nossa realidade atual.

Diante deste quadro é preciso mudar nosso modo de ver e agir, repensando as condições de trabalho atual. Segundo Simonelli et al. (2016), o sistema brasileiro de prevenção no que tange ao processo tripartite que rege as normas, ao desempenho insuficiente das instituição públicas e aos profissionais de baixa capacitação envolvidos na segurança do trabalho não auxiliam na reversão dos paradigmas comportamentais instaurados, que influenciam nas praticas e programas de prevenção das empresas quanto a forma de agir das instituição publicas fiscalizadoras.

Nesse modelo atual, segundo (Almeida; Jackson Filho, 2007) as justificativas dos acidentes acontecem devido aos comportamentos e hábitos inseguros dos trabalhadores, aos desrespeitos às normas de segurança, à imperícia dos trabalhadores, a falha humana e a cultura organizacional fraca. Mas é nesse ponto que ocorre de certa forma uma injustiça com os trabalhadores pois eles são responsabilizados pelos acidentes e doenças que sofreram os quais não tivera a disponibilidade de margem alguma, de ação para decidir livremente, pois a cultura incrustada na empresa não leva em conta o comportamento seguro. Segundo o estudo do autor 80% dos acidentes ocorrem devido ao comportamento inseguro.

Segundo Fleming e Batti (2017), a figura do líder é extremamente relevante nas organizações, onde podem ser pessoas nomeadas pelas empresas ou não, denominadas como lideres naturais. São pessoas influenciadoras que ditam uma regra ou um comportamento segmentado por um setor específico ou por uma indústria inteira. Mas que criam hábitos positivos que são executados por todos em um ambiente de trabalho. Estes hábitos são ações voluntárias sem a assistência da mente consciente, são ações onde o cérebro utiliza pouca energia pois já foram executadas inúmeras vezes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (692.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com