TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL: IMPORTÂNCIA, CONTRIBUIÇÕES E INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Por:   •  17/10/2016  •  Artigo  •  6.759 Palavras (28 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 28
  1. Faculdade Batista Brasileira[pic 1][pic 2][pic 3]

Padma Consultoria Educacional

 LINGUISTICA

Boquira-BA

2011

TAIS ALVES

EDILEUZA PEREIRA BEZERRA

COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL: IMPORTÂNCIA, CONTRIBUIÇÕES E INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de pós graduação em Gestão de Pessoas para obtenção do título de especialista.  Orientadora  Porfª. Drª. Dilce Melo.

SALVADOR / BAHIA

2015

    ALVES. Taís de Jesus*  

BEZERRA, Edileuza Pereira*

                                                                                    MELO, Dilce**

                                                                                   

RESUMO

Este Trabalho de Conclusão de Curso propôs analisar a relação das organizações e seus colaboradores, como influenciam e são influenciados, ou seja, apresentar os impactos resultantes dessa interação (pessoas e organizações), como afetam o desempenho organizacional, e principalmente, como o conhecimento desses aspectos podem contribuir para o alcance de melhorias e resultados mais eficazes dentro das organizações. Dessa forma, serão abordados os temas “Comportamento e Cultura Organizacional”. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento para coleta de dados livros e materiais encontrados na web, com enfoque para as contribuições de que tratam os referidos temas, tanto no favorecimento do desempenho profissional, como para o desenvolvimento e melhorias da gestão organizacional. Diante da realidade de constantes transformações, e do desafio das organizações em manter-se produtivas, sabe-se que os aspectos envolvendo o relacionamento dos seus colaboradores tem sido amplamente discutido, sendo assim, pretende-se dentro do embasamento teórico apresentado em diversas obras, abordar os conceitos, relevância, e que impactos podem ter o comportamento e a cultura organizacional nos resultados da organização e dos seus colaboradores.

Palavras-chave: Comportamento Organizacional. Cultura Organizacional. Desempenho Organizacional.

*Alunas pós graduandas do curso de especialização em Gestão de Pessoas pela FHR       **Professora Drª. Orientador(a) de TCC

  1. 1 INTRODUÇÃO

Em meio a tantas evoluções, o contexto contemporâneo vem apresentando um mercado cada vez mais competitivo, em que as mudanças ocorrem de forma rápida e em algumas vezes imprevistas. Face a essas realidades, cada vez mais é exigido resultados melhores, para obtenção de vantagem competitiva, em que as organizações se veem impelidas a uma reformulação no seu sistema de gestão. Essa realidade tem transformado as organizações que incluíram no foco dos seus resultados, a necessidade de análise e acompanhamento dos aspectos humanos que as envolvem, tais como: relacionamentos, eficiência nos resultados, desempenho organizacional, desempenho profissional dos seus colaboradores, entre outros.  

Com base nas referidas considerações, objetiva-se com este trabalho, a apresentação da importância do estudo dos temas “Comportamento e Cultura Organizacional”, suas contribuições e a forma como interferem no desempenho organizacional. Cumpre destacar, que é imprescindível a compreensão da Cultura Organizacional e os aspectos que a relaciona com o comportamento organizacional, e de que forma podem contribuir para o alcance de resultados mais eficazes e mais produtivos. Serão também destacados seus conceitos, e suas influências no desempenho dos colaboradores e da própria organização.

Para Chiavenato (2005) o comportamento organizacional depende de vários fatores: depende da mentalidade de cada organização, de sua estrutura organizacional, seus processos internos, do capital intelectual envolvido, assim como diversas outras variáveis envolvidas.

Sobre cultura organizacional Chiavenato (2005) ainda afirma que cada organização tem suas próprias características, comportamento e mentalidade, no que muitas vezes pode resultar em fenômenos provenientes de sua cultura, por isso o estudo da cultura organizacional é imprescindível para o conhecimento do comportamento organizacional.

No primeiro capítulo, estará sendo apresentado a parte conceitual, definições, considerações a respeito dos temas acima mencionados, objeto de pesquisa deste trabalho.

Os demais capítulos tratarão dos aspectos relacionados a abordagem, importância, influências nas organizações e seus colaboradores atribuídos a cultura e comportamento organizacional.

Esta investigação perpassa pelo problema de como influenciam e são influenciados, ou seja, como os impactos resultantes dessa interação (pessoas e organizações), como afetam o desempenho organizacional, e principalmente, como os conhecimentos desses aspectos podem contribuir para o alcance de melhorias e resultados mais eficazes dentro das organizações Diante dos aspectos mencionados, apresenta-se como questões problematizadoras que direciona esta pesquisa: Qual a importância do estudo dos temas “Comportamento e Cultura Organizacional”? Quais as suas contribuições e de que forma interferem no desempenho organizacional?

Vale destacar que o objeto de estudo dessa pesquisa é a relação das organizações e seus colaboradores, como influenciam e são influenciados. Logo, este objeto de estudo teve como objetivo geral: investigar para entender a importância do estudo do comportamento e da cultura organizacional, suas contribuições e como interferem desempenho organizacional.  Na abrangência desse objetivo geral procura atingir os seguintes objetivos específicos: descrever os conceitos e definições para comportamento e cultura organizacional; avaliar a importância do estudo do comportamento e da cultura organizacional; conhecer as contribuições do estudo do comportamento e cultura organizacional para resultados mais eficazes nas organizações e identificar Influência do comportamento e da cultura  organizacional no desempenho dos colaboradores e da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)   pdf (387.9 Kb)   docx (112.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com