TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique a influência da Cultura Organizacional na Gestão do Conhecimento.

Por:   •  25/3/2017  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Explique a influência da Cultura Organizacional na Gestão do Conhecimento.

A cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização e acaba influenciando de maneira positiva ou negativa no compartilhamento organizacional devido o fato das pessoas acreditam que compartilhar conhecimento, significa perder a propriedade de suas ideias e crenças, em outro momento as pessoas acreditam que compartilhar conhecimento, significa perder o poder frente às outras pessoas da organização, uma vez que não será o único a pensar sobre aquela possibilidade ou cenário.

Lidar com a cultura organizacional visando a gestão do conhecimento, demanda tempo, energia e planejamento, pois  cultura organizacional positiva em relação a gestão do conhecimento passa a se ter um aprendizado contínuo.

Por fim, é fundamental para que a gestão do conhecimento possa ser de fato uma realidade. Além disso, ela possibilita uma dinâmica positiva à consolidação da ética convencionada pela organização, estabelecendo princípios, valores e crenças essenciais para a motivação e o relacionamento humano na organização.

  1. De que maneira os líderes podem promover o compartilhamento do conhecimento nas organizações

Os líderes tem o papel de conseguir administrar equipes dentro de uma organização, tem que saber ouvir, ser engajado, comprometido com sua função, ser resiliente e aprender a mudar para que sempre haja harmonia em sua equipe.

O líder tem o papel de passar seus conhecimentos para os membros de uma organização, compartilhando suas experiências vividas profissionalmente, equilíbrio interno, automotivação, empatia, autoconhecimento etc.

Na liderança ocorre a cooperação, intercâmbio de conhecimentos e delegação de responsabilidades.

  1. O que é Educação Corporativa? Descrever um exemplo

Educação Corporativa é poder proporcionar a aprendizagem e gestão do conhecimento com o objetivo de desenvolver competências essenciais para o sucesso e desenvolver a prática das atividades, alicerçar crenças e valores da instituição, enfatizar a cultura empresarial, desenvolver a cidadania para o sucesso da instituição.

A Educação Corporativa ajuda na formação de novos talentos profissionais porque estimula a aprendizagem que favorece o autodesenvolvimento.

Um exemplo usado para se fazer a Educação Colaborativa é o E-learning, que auxilia e facilita para que alunos e professores de diversas fontes de ensino e comunidade, faz com que se tenha a interação online e proporciona a interatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com