TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA ORGANIZACIONAL: A INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO CULTURAL BRASILEIRO NAS ORGANIZAÇÕES.

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

CULTURA ORGANIZACIONAL: A INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO CULTURAL BRASILEIRO NAS ORGANIZAÇÕES.

Caroline Cazonatto¹

Introdução

Não é de hoje que se tenta traçar um paralelo entre a cultura organizacional brasileira e a miscigenação decorrente de anos de imigrações desde os tempos da “descoberta” Lusitana, o período escravocrata, até os dias de hoje. Segundo o Censo¹  o Brasil abriga 286.468 imigrantes internacionais — que vieram de outros países e moravam no Brasil há pelo menos cinco anos.

É fato que toda essa miscigenação altera a Cultura Organizacional, tanto o modo como as empresas lidam com a classe trabalhadora, quanto o modo como o brasileiro enxerga o “trabalho”. Mas, ainda existem características culturais e organizacionais que não se alteraram com o passar do tempo. Como define Motta:

As Organizações Brasileiras geralmente apresentam uma distância de poder tão grande que parecem lembrar a distribuição de renda nacional e o passado escravocrata. A forma como trabalhadores e executivos dão tratados parece, de um lado, basear-se em controles do tipo masculino o uso da Autoridade, e de outro, em controles do tipo feminino o uso da Sedução.

Nessa mesma perspectiva de compreensão e explicação, Freitas (1996), destaca as influencias advindas da diferença de cultura na formação do Brasil:

Formou-se, assim, o caráter de um povo formado por antagonismos entre duas culturas, a europeia e a africana, a católica e a maometana, fazendo do português, de sua vida, de sua moral, de sua arte, de sua economia, um regime de influencias que se alternam, se equilibram, ou se hostilizam.

 Por tanto, a escolha do tema, vem do problema que a “Herança” dos nossos passados, tanto Escravos, quanto Português, Índios, ou qualquer que seja, deixaram na cultura organizacional contemporânea.  E, vindo da mistura dessas culturas, surge a origem de um povo que reclama de que ganha pouco ou que é tratado feito pano de chão pelos governantes. Com uma mentalidade pitoresca na qual se anseia desesperadamente a cada fim de semana ou feriado, um povo acomodado em sua própria falta de perspectiva de desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO

CULTURA BRASILEIRA

A sociedade brasileira foi formada por um  “triangulo social “ composto por negros, brancos e índios, e posteriormente, incorporou culturas imigrantes diversas, como a dos italianos, alemães, japoneses, libaneses entre outros.

Formou-se , assim, o caráter de um povo formado por antagonismos entre duas culturas, a europeia, e a africana, a católica e a maometana, fazendo do portugu?ês, de sua vida, de sua moral, de sua arte, de sua economia, um regime de influências, que se alternam, se equilibram ou se hostilizam.

RELAÇÃO DO BRASILEIRO COM  O TRABALHO

Mas nós brasileiros, que não nos formamos nessa tradição calvinista, achamos que trabalho é um horror. [...] O fato é que não temos a glorificação do trabalhador, nem a idéia de que a rua e o trabalho são locais onde se pode honestamente, enriquecer e ganhar dignidade. Para nós, esses espaços e essa mediação entre casa e rua pelo trabalho são algo muito complexo.

PATERNALISMO

De modo geral, pode-se dizer que nosso povo anseia tanto por uma figura paterna quanto por uma figura materna e que tem muito medo quando encontra pessoas, grupos e organizações nas quais identifica traços da imagem paterna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com