TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reciclagem de Óleo

Por:   •  20/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Rafael Parada Savino                                         Matrícula: 20201041010.

Curso: Engenharia de Materiais                   Disciplina: Reciclagem de materiais.

Trabalho 2

        Uma indústria de produção de produtos de limpeza, implementaria a coleta de galhos de óleo usados em restaurantes, lanchonetes, supermercados, padarias e empresas que utilizem óleo de cozinha com frequência. A proposta é comprar, dar desconto ou troca de produtos para obter os óleos usados, para a criação de uma linha feita através da reciclagem, produzindo sabões, velas aromáticas e desinfetantes caseiros [1]. Também poderia ser colocado pontos de coletas para a população em geral, só que nesse caso seria a cada certa quantidade de litros de óleo um cupom de desconto para os produtos dessa empresa. O projeto se enquadra nos pilares da sustentabilidade, sendo eles:  

  • Meio ambiente: o descarte incorreto de 1 litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água no meio ambiente, além de prejudicar a permeabilidade dos asfaltos nas cidades que podem ocasionar em enchentes. Com a implementação desse projeto irá diminuir a poluição nos lenções freáticos e empresas de saneamento básico, facilitando no tratamento da água para consumo [2].
  • Impacto social: Com a implementação dos pontos de troca a população poderia começar a tem a cultura de separar o óleo em casa, quem além de ser bom para o meio ambiente também ajudaria economicamente.  
  • Econômico: para que a empresa implemente essa ação é necessário que também acha um retorno financeiro ou pelos menos um retorno em forma de marketing que ajude na venda dos produtos consequentemente um retorno financeiro indireto. Ao comprar o óleo de uma outra empresa está ajudando financeiramente com algo que seria descartado sem ter lucro algum, além de ter um retorno com a vendas dos produtos feitos a base desse óleo.

Referências:

[1] IDEIAS para reutilizar o óleo de cozinha usado. 2020. Disponível em: https://melhorcomsaude.com.br/ideias-para-reutilizar-o-oleo-de-cozinha-usado/. Acesso em: 28 fev. 2021.

[2] MIGUEL, Antonio Carlos; FRANCO, Débora M. Bueno. Logística Reversa do óleo de cozinha usado. http://www. webartigos. com/artigos/logistica-reversa-do-oleo-de-cozinha-usado/113547/. Acessado em, v. 16, p. 32h, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com