TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Ergonomia

Por:   •  24/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

WEBER, Fernando. Ergonomia e Conforto Ambiental. capítulo 1º Porto alegre: Sagah. 2018,148p.

        RESENHA CRÍTICA        

Diego Julio Napivoski[1]

               Uma análise descritiva é o que se apresenta a seguir, cujo texto-fonte foi o capítulo I do livro “Ergonomia e Conforto ambiental“, de autoria de Fernando Pinheiro Weber.

               Com uma linguagem simples e acessível, Weber aborda os aspectos relevantes que estão envolvidos na ergonomia cotidiana dos processos, nos mais variados setores das indústrias com o objetivo de apontá-la como importante recurso visando o bem-estar dos colaboradores e o lucro da empresa. Assim sendo, o autor demonstra que para um bom andamento da aplicação da ergonomia deve ser realizada uma Análise Ergonômica do Trabalho de todos os ambientes, mostrando os pontos que devem sofrer mudanças.

               No Primeiro tema abordado, o autor enfatiza os fatores que mantem uma empresa com competitividade no mercado e que visa os lucros, que é manter-se atualizado, sempre a frente das demandas do mercado. Sendo assim todos os fatores que influenciam na produção devem ser levados em conta. Homem e maquina devem estar em sincronia, é onde a ergonomia entra em cena adaptando a maquina ao homem, gerando um equilíbrio do sistema, pois se baseia no principio da qualidade do processo em um todo e não somente na eficácia da produção. Lembrando que no Brasil a ergonomia é regulamentada pela NR-17, proporcionando qualidade de vida aos trabalhadores.

Em seguida, Weber destaca que as modificações nos ambientes de trabalho são benéficas, porque proporcionando um setor seguro reduzirá acidentes de trabalho que iriam gerar afastamentos, lesões e até interdição através do ministério do trabalho, em casos mais graves a empresa pode ser responsabilizada criminalmente. Pequenas adaptações como iluminação, regulagem de altura em assentos e pausas quando se tem movimentos repetitivos, diminuem as chances de haver doenças do trabalho.

               Finalmente, o último tópico abordado fala que para haver modificações ergonômicas deve ser feita uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Deve ser realizada levando em consideração a participação do trabalhador neste processo, pois somente assim será alcançado o objetivo de melhoria. Para a realização deve-se observar o que diz a norma regulamentadora (NR-17), que cita alguns tópicos que devem ser seguidos. Que são o levantamento e transporte de cargas individuais, mobiliários, equipamentos, condições ambientais e organização do posto de trabalho. A AET é feita em três etapas, primeiro se definem os problemas na Análise de Demanda, em seguida é feito um estudo das condições de trabalho para exercer a atividade requisitada, isso se chama Análise da Tarefa. Por ultimo na Análise da Atividade se estuda o comportamento humano no ambiente se trabalho. Seguindo os passos corretamente é possível chegar ns chamada Produção Eficiente que é fazer o trabalhador ter a saúde sempre em dia, durante todo o tempo que durar sua jornada de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com