TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Ergonomia

Por:   •  16/3/2021  •  Resenha  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

LOIOLA,  Rita.  O  futuro  do  trabalho:  a  influência  da  tecnologia  no

LOIOLA,  Rita.  O  futuro  do  trabalho:  a  influência  da  tecnologia  no

ilherme Moreira de Jesus Andrade

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-Graduação de Engenharia e Segurança do Trabalho

Resenha Crítica do Artigo

ROSEN, L. SAMUEL, A. Conquistando a distração digital. Harvard Business Review. Junho de 2015

Aluna: Adriana Barbosa do Nascimento Ribeiro

Professor: Fernando Medina

Ergonomia

São Caetano do Sul

Março- 2021

ROSEN, L. SAMUEL, A. Conquistando a distração digital. Harvard Business Review. Junho de 2015

Resenha Crítica

Na íntegra, o artigo nos coloca em evidência os problemas que a sobrecarga da era tecnológica vem causando nas pessoas, nos ambientes de trabalhos e fora dele. As distrações e o divertimento estão a um clique de nós, e devido a facilidade de acesso as informações e redes sociais, procrastinamos e desperdiçamos tempo. O rendimento e concentração cai e a falta de memorização tem se tornado um grande problema para profissionais de várias áreas. Levando alguns executivos à um prejuízo pessoal e muitas das vezes econômico, com quedas expressivas em lucros de empresas.

Consultando dois especialistas, Larry Rosen, um psicólogo e Alexandra Samuel, uma tecnóloga, chega-se à conclusão de que muitos têm ciência de que a solução deste problema está em controlar a sobrecarga tecnológica que são expostos diariamente. Embora cada um tenha uma opinião diferente sobre como tratar o caso, eles trazem algumas sugestões de como enfrentar este grande problema.  Rosen acredita que deveríamos recusar sistematicamente o fluxo de informação e focar em mais atividades que aumentam a energia. Samuel argumenta que a melhor maneira de lutar contra a distração digital é com o uso estratégico de ferramentas digitais.

O estudo de Rosen no texto, ganha o seguinte título: Dê uma pausa. Começa relatando um estudo de caso sobre uma pessoa chamada Marco, 38 anos e gerente em uma empresa de aplicativos educacionais. É um profissional freneticamente ligado a tecnologia 24 horas por dia, não dispondo de tempo inclusive para a família Procurou Rosen, pedindo ajuda, pois tem ciência de que seus hábitos eram prejudiciais inclusive para sua saúde. Quando a pessoa sabe do seu problema, fica mais fácil tentar ajuda-la.

O grande erro é acreditar que existem condições para exercer duas ou mais atividades juntas com o mesmo grau de qualidade e concentração. A nova geração nascida nos anos 90, faz isso o tempo todo, segundo o levantamento feito. Verificou-se também que realizar duas atividades simultaneamente é tão automático quando andar e mascar chiclete, porém essas multitarefas nem sempre são bem-sucedidas.

Em estudos realizados por Gloria Mark, da Universidade da Califórnia, Irvine, mostrou que trabalhadores normalmente fazem uma tarefa por aproximadamente três minutos antes de trocar para outra (normalmente uma comunicação eletrônica) e que leva aproximadamente 20 minutos para que retornem a tarefa anterior. Este é um problema gerado pela distração tecnológica.

Para algumas pessoas, o uso excessivo de aparelhos digitais por um indivíduo é caracterizado como vício. Porém, existem alguns termos já definidos, como FOMO (medo de ficar por fora), FOBO (medo de estar desconectado) e nomofobia (medo de ficar sem celular). Estes termos são melhores aplicados, ao invés de dizer que a pessoa é viciada em celular ou redes sociais. Na verdade, o que evidenciam é um quadro de ansiedade por parte do usuário de aparelhos eletrônicos. Independentemente da idade, os estudos relatam que as pessoas olham em média o celular a cada 15 minutos, e se não o podem fazer, o nível de ansiedade aumenta-se consideravelmente.

Como acalmar a ansiedade causada pelo uso excessivo de aparelhos tecnológicos, e assim evitamos distração no trabalho? A primeira dica de Rosen é desviar-se da tecnologia aos poucos para recuperar o foco. Para tanto usa-se três estratégias: a primeira é ajustar a cada 15 minutos no despertador o alarme, para se policiar a olhar com menos frequências caixas de e-mails ou celular. Com o tempo, esse alarme deve ir se ajustado, até sentir-se confortável em deixar por uma hora ou mais, conseguindo deixar de ser refém da falta de organização do seu tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com