TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Ergonomia e Ginástica Laboral

Por:   •  12/4/2016  •  Resenha  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                                              [pic 2]

TELMA MARIA DE BARROS MARUCHI

 RA 1157745        

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

Centro Universitário Claretiano

Educação Física-Bacharelado

Disciplina: Ergonomia e Ginástica Laboral

Professora: Denis Cristiano Briani

Campo Grande

12 de abril de 2015

Profº. Denis Cristiano Briani

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

Campo Grande – MS

2015

  1. Cite e defina as três categorias de riscos aos quais o trabalhador está exposto. Qual a sua visão/conceituação sobre esses riscos? Apresente uma justificativa.

Os três riscos aos quais os trabalhadores estão expostos são:

Fatores de risco individuais ou pessoais que estão relacionados a idade, sexo, antropometria, repertório genético, doenças crônicas prévias/condição de saúde, tabagismo, nível de escolaridade, hobbies e práticas de esporte, trabalho doméstico ou seja dupla jornada, treinamento e satisfação no trabalho, Perfil psicológico (competitivo, perfeccionista).

Fatores de risco psicossociais ou organizacionais que estão ligados os tipo de tipo da organização do trabalho (linha), longas jornadas/hora extra, trabalho em turnos, trabalho monótono, trabalho repetitivo, trabalho estereotipado,   ausência de pausas, Ritmo,  Automatização parcial, rotação de atividades (requisitos físicos dos trabalhos incompatíveis), grande demanda de trabalho, trabalho sazonal, grandes alterações organizacionais, perspectiva de demissão, grande responsabilidade em decisões, falta de autonomia, flexibilidade de ação, clareza sobre o processo do trabalho, demanda cognitiva, relacionamento com chefia, relacionamento com colegas.

Fatores de risco físicos ou biomecânicos que estão relacionados a postura, força e repetição dos movimentos  que são exigidos do trabalhador para desenvolver determinados tarefas, esses elementos são os que mais afetam o corpo, ou seja, a afeta a parte física  dos trabalhadores com isso destruindo a saúde do trabalhador.

Em virtude dos fatores mencionados acima, percebe-se que são muitos os elementos que fazem com que pesam e tragam efeitos ruins a vida de um trabalhador, que muitas vezes acarreta no desempenho profissional  desse trabalhador e no ambiente de trabalho do mesmo, ou seja, esses fatores de risco   prejudicam e muito na capacidade de produção do trabalhador,  mas isso não é tão marcante quanto a saúde desses trabalhadores, onde são prejudicados  fisicamente,  psicologicamente e mentalmente.

  1. Para que servem os EPIs e como devem ser escolhidos esses equipamentos? Quando e como devem ser usados?

Os  Equipamento de Proteção Individual servem para proteger o trabalhador contra riscos capazes de ameaçar sua segurança e sua

Saúde. Esses equipamentos devem ser usados quando não é possível adotar medidas  que afaste perigo do ambiente onde o trabalhador executa sua atividade, isto é, quando medidas de proteção coletiva não são possíveis, eficaz e bastante para a redução dos riscos de acidentes.

3)Quais são os principais sintomas relacionados à DORT? Quais os fatores biomecânicos com forte evidência de riscos para as regiões corporais?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com