TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha antropometria na ergonomia

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA:

ANTROPOMETRIA NA ERGONOMIA

Rudinei Medronha De Moraes Junior

Professor: Claudio Rene Garcia De Souza

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS

Pelotas 02/04/2015

Nos dias atuais a ergonomia é muito importante no cotidiano da população, apesar de ter surgido no setor industrial e militar, hoje suas aplicações estão em diversos setores trazendo conforto para a população no trabalho entre outras tarefas. Apesar de estudos ainda podemos melhorar muito nesse quesito, pois não e fácil identificar problemas ergonômicos em varias coisas.

A evolução do termo ergonomia acontece em 1948 quando surge à ergonomia moderna que através da antropometria definem o conceito que o melhor era adaptar as condições de trabalho ao homem, isto é claro só e capaz através de estudo realizado por profissionais de diversas áreas (médicos, engenheiros, professores de educação física, arquitetos) só assim poderá ser realizado um projeto que englobe vários quesitos e melhore cada área.

A antropometria trata das medidas físicas do corpo humano sendo muito importante para as condições de trabalho, através da identificação destas medidas são projetados e delimitados os espaços mínimos em cada posto de trabalho sem haver nenhuma restrição na ergonomia.

O estudo mais aprofundado da antropometria teve inicio após problemas surgidos na segunda guerra mundial como dimensões de roupas para tropa, cabines pequenas para os pilotos e após esses problemas começaram a adaptar a maquina e objetos ao homem. Quando formos projetar um produto devemos realizar um levantamento das medidas antropométricas da população que irá usa-lo evitando acidentes.

Os produtos atualmente são projetados para atender 95% da população os 100% não são atingidos devido a problemas técnicos e econômicos. Em um futuro próximo poderemos desenvolver (roupas, cadeiras, etc..) com tamanho exato desenvolvido através de scanners que darão medidas exatas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com