TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Ergonomia Estacio 2021

Por:   •  15/6/2023  •  Resenha  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA ENG DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

FABRICIO DOS ANJOS PARDAL

   Trabalho da disciplina Ergonomia

                                                                 Tutor: Prof. Ronaldo Augusto Granha

São Paulo

2021

ADMINISTRANDO A SI MESMO

CONQUISTANDO DISTRAÇÃO DIGITAL

Referência: Rosen, Larry e Samuel, Alexandra. Conquistando a Distração Digital. Harvard Business Review, Junho 2015. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/ead/sendWork

O texto trata da grande dificuldade que as pessoas têm em conciliar o uso da tecnologia em sua vida pessoal e em seu ambiente de trabalho seja para manter o foco em suas atividades rotineiras ou em sua socialização. Vivemos uma sobrecarga de informações e alertas constantes que nos deixam em uma posição de pouca produtividade e gerenciamento de nosso dia a dia e pode ser verificado, da ótica da psicologia com Larry Rosen e da tecnologia com Alexandra Samuel, que existem maneiras de enfrentarmos essa luta diária.

“Como Clifford Nass e seus colegas da Universidade de Stamford mostraram”, existe uma dificuldade de atenção, memorização e administração de tempo ‘’das pessoas que regularmente lidam com diversas fontes de conteúdo’’ do que aqueles que focam em uma tarefa de cada vez. O resultado é que tanto em casa quanto no trabalho o indivíduo terá sua produtividade reduzida e relatam ainda que, nos estados unidos, cerca de 25% do tempo é desperdiçado desta maneira o que custa quase 1 trilhão de dólares anualmente.

Os autores foram questionados sobre a possibilidade de as pessoas controlarem a tecnologia ao invés de deixarem ser controladas e foi possível perceber que mesmo tendo visões e estratégias diferentes para o tema que ambas poderiam ser aplicadas para a redução deste crescente problema que nos encontramos.

 

Larry nos mostra um caso de um gerente de 38 anos, o Sr Marco, que pediu ajuda pois estava completamente hipnotizado pela tecnologia e como isso estava afetando a sua produtividade e seu relacionamento interpessoal. Ele acordava com seu smartphone, almoçava lendo notícias em seu aplicativo, dirigia checando mensagens e no trabalho ficava distraído com seus e-mails e isso estava gerando descontentamento tanto em casa quanto com seus colegas de trabalho.

Um estudo importante realizado em três grupos etários, “baby boomers, Geração X e Geração Net” com uma lista de diversas atividades pareadas, como por exemplo “você se conecta à internet e manda mensagens simultaneamente?” e “você manda e-mails e come ao mesmo tempo?” e foi possível notar que, com o passar dos anos, que o número de pessoas que realizam estas atividades aumentou e que nem sempre teremos sucesso realizando duas tarefas simultaneamente. Como o autor mesmo exemplifica “sim, você pode andar e mascar chiclete simultaneamente,” mas “checar o e-mail enquanto participa de uma teleconferência? A simples presença de um telefone torna as pessoas menos produtiva e menos confiantes e está ligado diretamente ao nível de aprendizado que as pessoas conseguem ter pois torna-se difícil manter o foco na atividade que está sendo realizada.

Um fato importante e, que não está relacionado a nenhuma faixa etária, é que muitas pessoas checam seus smartphones a cada 15 minutos em média e ficam muito ansiosas se não podem fazer isso.  Esta ansiedade fica ainda mais evidente em pessoas que estão acostumadas a usar os smartphones durante todo o dia existem maneiras de se enfrentar este vicio tecnológico que seria o aumento do tempo que uma pessoa é capaz de se desligar de seus aparelhos, a prática de exercícios físicos, andar ao ar livre, desligar e se desconectar uma hora antes de dormir para deixar assim nosso cérebro descansar apropriadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com