TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resolução Viagem na Eletricidade

Por:   •  6/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Viagem na eletricidade

A crença na eletricidade foi se moldando ao longo dos séculos, a energia elétrica é produzida nas usinas, e uma energia secundária e é obtida a partir de outras fontes, petróleo, urânio, hidráulica, etc.

 A eletricidade é produzida por uma diferença de potencial de íons dos átomos entre os fios, onde há um grande fluxo de elétrons de um polo positivo e outro negativo do lado negativo para o positivo, produzindo corrente, tem um gerador e um receptor.

A corrente é medida em amperes e é obtida através da razão entre a potencia em watts e a tensão em volts, e a resistência dos fios, dada em ohms, para não ocorrer curto ou derretimento, é calculada dividindo a tensão pela corrente.

A corrente alternada é produzida mudando a corrente de sentido, quando um ímã gira entre as bobinas, e sua frequência é dada em hertz e alterna em função seno, conforme a frequência aumenta, quase não se percebe a alternância. É mais fácil de ser “transportada” e é a corrente de que chega em casa.

A corrente trifásica, é composta por três bobinas e 4 fios, sendo um fio neutro, e dois fásicos, criados para otimizar e distribuir melhor a energia e economizar fios, e é dessa forma que chega nas casas, porém na usina não se usa o fio neutro.

Para não ter que utilizar fios muito grossos, a usina manda uma tensão grandiosa para que sejam menores as amperagens, existem transformadores que vão diminuindo a tensão que chega nas tomadas.

O eletroímã gira entre as bobinas, e este movimento é feito por turbinas que giram por energia hidráulica e/ou térmica, e conforme demandam-se mais potencia da rede, mais rápido ele gira, para manter a frequência estável.

 A potência da hidráulica preferida em regiões montanhosas, pela queda em uma vazão que vai subindo conforme diminui-se a queda da água, tudo isso para girar a turbina, criam-se então, reservatórios, como garantia das vazões.

A potencia da térmica, vem do vapor que que a água produz quando é aquecida por gás, petróleo, carvão, etc. E Carnot melhorou o rendimento resfriando o condensador, por isso as usinas térmicas ficam perto dos mares e afins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (19.9 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com