TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Viagem Na Eletricidade

Por:   •  18/5/2020  •  Monografia  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  2.262 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA BÁSICA PROFESSOR OLAVO CECCO RIGON

ENSINO MÉDIO

FISICA

VIAGEM NA ELETRICIDADE

DARLEI EBERT

303 ENSINO MÉDIO

CONCÓRDIA, SANTA CATARINA

2020

Viagem Na Eletricidade

        Fazendo um breve resumo do conteúdo que assisti, podemos colocar que a série animada demonstra alguns conceitos básicos da eletricidade. Por ter sido feito por meio de cartoons acredito que seja para incentivar os jovens a observarem e conseguirem entender mais facilmente o que é passado, em vez de ser da forma teórica monótona a qual das muitas vezes acaba se tornando chata e desmotivando os alunos.

1- As fontes da corrente.

        Neste primeiro vídeo ou tópico é como se fosse a introdução para todo o vídeo tanto que são nos primeiros minutos. Fala um pouco de como é consumido a energia elétrica do planeta, no geral fala sobre matrizes energéticas, não tendo assim um foco principal apenas o entendimento sobre energia.

2- Entre o mais e o menos.

        Nesse segundo vídeo é mostrado de que forma surgiu e como era feita a primeira pilha, onde acabou sendo nomeado de “Pilha” de volta , por causa do nome do seu criador. Demonstra o conceito de polo positivo e negativo. Mostra sobre os transportadores de energia elétrica e também os elétrons.

3- Os três mosqueteiros

        Na terceira parte explica como funciona um circuito simples. Demonstra o que é uma corrente elétrica e explica o seu conceito, fala sobre a diferença de potência elétrica e de potencial elétrico.

4- Corrente alternada

        Nesse trecho do cartoon fala sobre corrente alternada, nos demonstra o princípio da geração de energia por meio de um campo magnético para criar uma corrente elétrica. Exemplo abaixo parecido com o vídeo.

[pic 1]

5- A arte de cortar fios em 4

        No quinto vídeo mostra para nós o que é uma corrente trifásica e uma explicação sobre ela, também da explicação sobre os fios neutros e fios de fase.

6- Volts para ir mais longe

        No sexto vídeo se fala do porque se distribuir a energia elétrica em várias linhas de alta voltagem e também demonstra como é processo do transformador elétrico.

7- Energia Elétrica

        Nesse vídeo como sugere o título falam da energia elétrica, como ela é gerada. Explica que não é possível gerar a energia a partir de nada, sempre é necessário uma energia anterior para converter em energia elétrica e fala que a energia também se conserva.

8- Eletricidade e água

        Nesta parte é colocada em foque a água e como ela pode gerar energia por meio da força da gravidade. Esses locais onde produz esse tipo de energia é conhecido como usinas hidrelétricas.

Segue um exemplo com a imagem a baixo.

[pic 2]

9- Entre o quente e o Frio

        O nono vídeo mostra o ciclo de Carnot, que é basicamente como funciona uma usina Termoelétrica que busca o rendimento máximo de criação de energia por meio do vapor(calor).

Exemplo parecido com o que aparece no vídeo:

[pic 3]

10- Eletricidade em movimento

        O décimo vídeo nos fala e demonstra o sistema de distribuição e de geração de energia elétrica. Mostra que não existe uma maneira eficiente de como guardar uma quantidade muito alta de energia e assim fala para gerar energia conforme gastamos, já que não existe um método eficiente para armazenamento.

11- O fio que salva

        O décimo primeiro fala sobre a importância de proteger os fios, os riscos da eletricidade para seres vivos, o perigo do sobrecarregamento de rede e tomadas se utilizando de extensões. Explica a função de um fio terra e da importância de disjuntores, fios e tomadas de três pinos.

12- As três aplicações da eletricidade

        O décimo segundo vídeo mostra as várias formas em que a energia elétrica pode ser utilizada e transformada. Podendo ser convertida em energia luminosa, energia mecânica e também pode ser utilizada na eletrólise.

13- Elétrons rádio e TV

        Neste trecho do vídeo é falado de como uma corrente de energia elétrica mais especificamente elétrons formam a imagem de um televisor. Mostra que após os elétrons fazerem um movimento oscilatório em antenas emitem ondas que possibilitam a utilização de rádios, tvs, ligações e etc...

14- Do poste a tomada

        Nessa parte mostra como é feito para que a energia possa ser utilizada em casas no caso uso residencial. Mostra como utilizar a lei de Ohm para determinar a corrente elétrica e depois configurar o dispositivo para usar em residências.

15- O senhor que sabe contar

        O décimo quinto mostra como é determinado a taxa de luz que será cobrada de uma residência, você basicamente paga por quanto de energia usa, pela potência é possível calcular o consumo de energia por hora.

16- O senhor que corta o circuito para você

        

        O décimo vídeo explica qual seria as 4 funções de um disjuntor quando está ligado a um circuito elétrico, o que ele faz com esse circuito:

1-Quando ligado a parte residencial ele liga e desliga a energia da sua casa.

2-Quando interligado a parte de dentro da residência ele serve para ligar ou fazer o desligamento de um circuito interno.

3-Ele protege a residência contra um aumento muito brusco da corrente elétrica.

4-protege o circuito de fuga de energia elétrica pelo circuito não afetando a residência de forma danosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (188.4 Kb)   docx (113.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com