TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA NO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  4/7/2017  •  Artigo  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

SEGURANÇA NO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Os riscos que os trabalhadores da construção civil estão expostos são grandes e todos eles podem comprometer a integridade física e/ou a saúde dos operários. Contudo, na busca pela promoção da proteção de todos envolvidos neste setor, é aplicada a Engenharia de Segurança no Trabalho a qual dispõe de programas, equipamentos e especificações que devem ser adotadas para garantir a integridade física e mental destes trabalhadores.

Dada a importância que a Engenharia de Segurança representa para a construção civil, a presente pesquisa tem por objetivo realizar uma revisão sobre a importância da segurança no trabalho aplicada ao setor da construção civil para a redução de acidentes.

A Indústria da Construção Civil é nacionalmente caracterizada por apresentar um elevado índice de acidentes de trabalho, e está em segundo lugar na freqüência de acidentes registrados em todo o país. Esse perfil pode ser traduzido como gerador de inúmeras perdas de recursos humanos e financeiros no setor. Os acidentes de trabalho têm sido freqüentemente associados a patrões negligentes que oferecem condições de trabalho inseguras e a empregados displicentes que cometem atos inseguros. No entanto, sabe-se que as causas dos acidentes de trabalho, normalmente, não correspondem a essa associação, mas sim às condições ambientais a que estão expostos os trabalhadores e ao seu aspecto psicológico, envolvendo fatores humanos, e sinistros.

Muitos acidentes na construção civil podem ser atribuídos ao erro humano ou ao fator humano. Entretanto, quando se fala em erro humano, geralmente se refere a uma desatenção ou negligência do trabalhador. Para que essa desatenção ou negligência resulte em acidente, deve haver uma série de decisões que criaram as condições para tal acontecimento. O erro humano resulta das interações homem-trabalho ou homem-ambiente, que não atendam a determinados padrões esperados. Contudo, com base nos programas propostos pela Segurança no Trabalho, tais acidentes poderão ser reduzidos ou até mesmo, eliminados. Porém, apesar de toda a segurança que se procura ter no setor da construção civil, qualquer atividade que seja executada pode oferecer riscos.

Quais as causas dos acidentes de trabalho na Construção Civil?

A pressa, a utilização de materiais inferiores, a imprudência e a falta de planejamento ajudam com que a construção civil tenha mais riscos de acidentes e outras causas que ajudam ainda mais são fatores como a falta de mão de obra, qualificação e treinamento.

Mais algumas causas são: A falta de atenção, a falta de organização, queda de nível, choques elétricos, falta de sinalização.

Este projeto visa as causas, índices e como evitar acidentes no trabalho na área da Construção Civil. Contribuirá também para que as pessoas entendam melhor essas causas, as negligências e como esses trabalhadores podem melhorar o meio ambiente de trabalho e como podem evitar a insegurança no local de trabalho e principalmente os acidentes. Além de mostrar normas relacionada a segurança e saúde do trabalho na área de Construção Civil ajudando e alertando os trabalhadores.

Compreender a frequência de acidentes registrados em todo pais e analisar os índices nacionalmente caracterizado na Construção Civil, pois devido a uma ultima atualização do Anuário Estatístico da Previdência Social, entre 2007 e 2013 foram registrados cinco milhões de acidentes no trabalho no Brasil. Esses dados também mostram que a Construção Civil é o quinto setor econômico com o maior número de acidentes e o segundo maior letal aos trabalhadores e as causas.

Os riscos que os trabalhadores da construção civil estão expostos são grandes e todos eles podem comprometer a saúde dos mesmos de acordo com a Revista

Proteção (1997, p. 22 e 24): As empresas que não investirem em segurança e que continuarem achando que isso é apenas um custo, começarão a andar na contramão da história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com