TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS DE ALIMENTOS: MULTICASOS

Por:   •  10/9/2019  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE

CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIA – CTG

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA – DEMEC

 

 

 

 

 

 

 

 

Resenha crítica sobre o artigo: SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS DE ALIMENTOS: MULTICASOS

 

 

Alunos: Marcos Vinícius

 

Recife – Brasil

2019

Resenha critíca a cerca do artigo “SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS DE ALIMENTOS: MULTICASOS” de Renata Bassi.

As revoluções industrias, avanços tecnologicos, guerras, entre outros aspectos transformaram o mundo no que ele é hoje. Porém este desenvolvimento se deu com a necessidade de exploração de recursos ambientais, de forma desordenada e sem controle. Nos últimos anos, o termo sustentabilidade vem sendo discutido no mundo todo. As industrias, principais exploradoras dos recursos ambientais e também o ramo que mais necessita da manutenção destes recursos para continuar a produzir, começou a perceber como a exploração demasiada dos recursos, sem um pensamento voltado a renovação, seria letal para este ramo, pois não haveria onde mais explorar.

Empresas alimentícias possuem grande importância no cenário mundial, pois são as responsáveis pela manutenção de uma necessidade básica do ser humano que é alimentação. Porém tais empresas utilizam de muitos recursos naturais e que muitas vezes são explorados de maneira descontrolada. O artigo utilizado no presente estudo fala sobre a empresa Aurora, um dos líderes mundiais na indústria alimentícia de aves e suínos, em relatar suas ações voltadas a sustentabilidade.

O artigo mostra como a empresa Aurora propôs-se a ter suas ações baseadas no tripé da sustentabilidade. Ela conseguiu reduzir os impactos estruturais das rodivias e diminuir 35% dos custos logísticos modificando seus meios de transporte para cabotagem. Ela também utiliza biomassa como fonte energética, onde a lenha é advinda de florestas próprias. Foi realizada uma redimensionamento das caixas que significou uma redução de 2,5% no volume de papelão utilizado. Onde deste papelão utilizado, 54% vem de material reciclado.

A Aurora também reutiliza a água dos seus processos, onde a água que é descartada tratada por processos quimicos e fisicos e então utilizada como fertirrigação nas florestas da própria empresa. Os residuos sólidos são usados nos solos como fertilizantes naturais.  Por fim a empresa investe no programa A Turminha da Reciclagem, que atende escolas municipais e estaduais com intuito de promover a orientação a aspectos relacionados a sustentabilidade como concumo consciente, descarte adequado, reutilização e coleta seletiva.

As propostas apresentadas pela Aurora são de grande valor pois garantem a reutilização dos recursos usados e também reaproveitamento de insumos que seriam descartados no ambiente. Sendo assim consegue-se atender aspectos economicos com a economia na reutilização das águas além do aspecto ambiental onde dimunui-se a poluição do solo e de efluentes. Também é visto a preocupação da empresa no aspecto social com incentivo de programas que orientam sobre questões voltadas a sustentabilidade para jovens das escolas municipais e estaduais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (89.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com