TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Sustentabilidade - Empresas de Capital Aberto 2013/2014

Por:   •  16/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Os relatórios de sustentabilidade consistem na maneira em que as empresas medem, informam e prestam contas às partes interessadas sobro desempenho organizacional visando o ‘desenvolvimento sustentável’.

A transparência sobre os impactos econômicos, ambientais e sociais torna-se um componente fundamental para a eficácia nas relações com stakeholders para as decisões sobre investimento e em outras relações de mercado.

Escolhemos três empresas mundialmente conhecidas, de capital aberto, para a análise de seus relatórios. São elas: Renault, que se destaca no mercado automobilístico; Coca-Cola, líder no ramo de bebidas e Itaú Unibanco.

Renault

A Renault é uma das montadoras com maior reserva ambiental da América Latina: 60% de seus 2,5 milhões de metros quadrados são de mata nativa. Hoje 100% de seus resíduos industriais são gerenciados, sendo 98,5% reciclados e o restante processados. O complexo Ayrton Senna possui a certificação ambiental 14.001 desde 2003.

A criação do Instituto Renault, em 2010, veio para consolidar nosso trabalho quanto à responsabilidade social. Nestes dois anos e meio de atuação, o Instituto já imprimiu a sua marca em projetos que impactaram direta ou indiretamente mais de 300.000 pessoas, mediante investimentos da ordem de R$ 9 milhões. Formamos parcerias e apoiamos diversas instituições, como a Pastoral da Criança, Projeto Borda Viva, Programa do Voluntariado Paranaense, Casa do Zezinho, Hospital do Câncer de Londrina, entre outros.

A Renault procura manter seus funcionários e familiares permanentemente informados sobre assuntos de interesse, como novidades na empresa e posicionamento estratégico. Isso faz com que vários informativos sejam publicados de forma periódica.

Para colaboradores: Quadro 8 páginas (mural), Gente Renault Express, Gente Renault TV, Ilhas de Comunicação, Instituto Renault News, Cafezinhos, Fale com o Presidente, Associação Colibri, Reuniões de 15 Minutos.

Para familiares: Gente Renault em Família, Visita Familiar, Site Família Renault.

Para consumidores: Fala Renault (www.falarenault.com.br).

O compromisso com a transparência pressupõe uma comunicação responsável. A Renault se compromete a divulgar informações sobre situação financeira, resultados e atividades de negócios, de forma adequada, para os diferentes públicos: acionistas, mercado, sociedade, colaboradores e autoridades. Faz parte desse compromisso o empenho em estabelecer relações de confiança com todos os segmentos da sociedade por meio da comunicação.

É possível o acesso aos registros e relatórios de sustentabilidade através do site da empresa.

Itaú Unibanco

Cobrir os vidros dos prédios com películas de proteção solar que reduzem a temperatura dos ambientes. Reaproveitar água da chuva em bacias sanitárias e irrigação de jardins. Incentivar o uso de vans, em vez de táxis, para transitar entre polos administrativos.

Com medidas simples como essas – e outras sofisticadas, como o uso de energia eólica –, o Itaú Unibanco baixou sua “conta de luz” em 1%, cortou o gasto de água em 8% e reduziu a quilometragem percorrida de táxi em 54% no último ano. O Comitê de TI Verde coordendou a coleta e o descarte adequados de 7,1 mil toneladas de lixo eletrônico (computadores, impressoras, etc.).

Foram realizadas 4.094 reuniões nas 18 salas de telepresença do banco, evitando deslocamentos de 18,3 milhões de quilômetros e a emissão de 2,5 mil toneladas de CO2. Só com o corte no gasto de energia, a economia foi de R$ 1,2 milhão.

O Bike Rio foi inaugurado em outubro de 2011 e conta com 60 estações instaladas na cidade do Rio de Janeiro. 147 mil ciclistas cadastrados realizaram 1,7 milhão de viagens sobre pedais.A iniciativa é um incentivo à evolução da mobilidade urbana, sustentável desde as estações abastecidas a energia solar até o uso de bicicletas de fabricação nacional. O estímulo à integração da bicicleta como meio de transporte viável para pequenas distâncias se tornou uma bandeira do banco e hoje é um compromisso com a transformação.

O Seguro Residencial Itaú, é pioneiro em incluir assessoria especializada para uso eficiente de água e energia, reciclagem de lixo e outros serviços ambientais em seu pacote de assistência. Lançado em outubro de 2011, o produto já tem resultados para exibir. Atendendo a chamados de segurados, o Itaú coletou mais de 114 toneladas de móveis e eletrodomésticos para reaproveitamento em pouco mais de um ano. A maior parte, 86%, foi enviada para descarte sustentável, com aproveitamento em cadeias produtivas.

Quase 10 toneladas de itens em bom estado de conservação foramdoadas a entidades assistenciais. Além de reforçar a liderança do banco, essas e outras novidades têm ajudado a elevar os índices de satisfação dos clientes. Cerca de 320 mil correntistas avaliam mensalmente a qualidade do atendimento de suas agências, seus gerentes e dos operadores de caixa.

Coca-Cola Brasil

Com atuação no país desde 1942, a Coca-Cola Brasil tem uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company, que está presente em mais de 200 países e oferece uma linha de bebidas não alcoólicas com mais de 3.500 produtos, mais de 800 deles com versões de baixa ou sem calorias. Quatro das cinco marcas de bebidas não alcoólicas mais consumidas no planeta estão no portfólio da empresa: Coca-Cola, Coca-Cola Light, Fanta e Sprite. A Coca-Cola Brasil, nome fantasia da Recofarma Indústria do Amazonas Ltda., atua no país como uma companhia limitada (Ltda.). O modelo global de atuação da Coca-Cola é o sistema de franquia industrial.

A Coca-Cola Brasil aposta em embalagens que combinam com um estilo de vida consciente e sustentável. Com base nisso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com