TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Separação de mistura NaCl + Naftaleno + Areia

Por:   •  18/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

1- INTRODUÇÃO

O experimento realizado, foi a separação de NaCl (Cloreto de Sódio), Naftaleno e areia. No caso dessa mistura o processo de separação mais recomendado é pelos processos físicos, onde não há reações químicas. Existem diversas técnicas de separação pelo processo físico, a escolha vai de acordo com os componentes da mistura e o conhecimento desses componentes.

Em questão o naftaleno, como é uma substancia muito sensível a mudança de temperatura, se for aquecida rapidamente passa do estado sólido para o gasoso, esse processo é chamado de sublimação. Outro processo físico usado nesse experimento foi a filtração, para separar a areia da mistura, a separação ocorre com o uso de algum filtro. E na separação do NaCl da água, o método utilizado foi a evaporação, onde a agua é aquecida deixando apenas o NaCl no Becker.

A intenção do experimento, além da separação dos componentes é perder o mínimo possível das substancias com os processos físicos de separação. Com a massa final dos componentes no mínimo 95% da massa original. Isso porque, como o processo de separação é possível que aja perda dos componentes. Assim, o experimento tem como foco separar a mistura sem perda, ou perda mínima dos componentes utilizados.

2- OBJETIVO

O Objetivo desse experimento é a compreensão dos métodos de separação utilizados para assim o aluno conhecer os métodos físicos de separação dos componentes. E no final, um debate sobre a diferença de massa final para a massa original dos componentes da mistura.

3- MATERIAIS

2 Becker idênticos de 100 ml; Balança analítica; Papel filtro qualitativo; Vidro relógio; Cubos de gelo; Funil; bico de Bunsen; Estufa; Suporte universal para laboratório; pipeta conta-gotas; Pisseta com água; Argola com mufa; Tripé; Espátula; NaCl + Naftaleno + Areia (Mistura); Tela de amianto;

4- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

No inicio do experimento, é necessário medir a massa de alguns materiais do experimento com a balança analítica. O Becker, o papel filtro e o vidro de relógio. Após isso, com ajuda de uma espátula de laboratório, a mistura de NaCl, Naftaleno e areia é adicionada ao Becker, com ajuda da balança analítica, é possível saber exatamente a quantidade colocada da mistura no Becker.

Logo depois essa mistura foi aquecida por cerca de 15 minutos no equipamento que utilizava: Bico de Bunsen, a tela de amianto, o tripé, e em cima da tela de amianto o Becker com a mistura. Em cima do Becker é posto o vidro de relógio contendo cubos de gelos. Com o passar do tempo observa-se a formação de vapores no interior do recipiente e a parte inferior do vidro de relógio começou a ter formação de um sólido, esse solido é o naftaleno, que se solidifica por conta da temperatura baixa do vidro de relógio que estava contendo cubos de gelo. Por conta da alta temperatura do Becker, é necessário a utilização de uma pipeta para retirar a agua acumulada na parte superior do vidro relógio. Depois, desligou-se o bico de Bunsen e retira-se o vidro relógio para medir a massa de naftaleno presente. Com a massa de naftaleno anotada, raspa-se com uma espátula todo o sólido que se formou no interior do vidro de relógio.

Com o Becker ainda quente, colocou-se agua (entre 20 e 35 ml) na mistura que está agora com areia e NaCl, pois os componentes, em altas temperaturas tem taxa de solubilidade mais elevada. Agita-se a mistura por cerca de 3 minutos, em seguida é utilizado o suporte universal com a argola com mufa fixado a ele, e também um funil preso a argola contendo o papel filtro dobrado para filtrar a mistura, em baixo é utilizado o segundo Becker para armazenar o que foi filtrada. Para retirar totalmente a mistura a ser filtrada, é necessário a utilização de uma pisseta com água.

Assim, a areia fica contida no filtro, e a água e NaCl são armazenados no segundo Becker. O papel filtro é retirado e colocado em uma estufa por cerca de quinze minutos. Nesse tempo de espera, colocamos o Becker com agua e NaCl no tripé com a tela de amianto sobre o bico de Bunsen, para a agua ser aquecida até que a água se evaporasse por completo. Nesse processo grande parte de NaCl saiu para fora do recipiente por conta da temperatura elevada. Certificando-se que toda agua foi evaporada, resfria-se o Becker com NaCl e mede-se sua massa.

Certificando-se que o papel filtro está totalmente seco, retira-se da estufa e coloca-se o papel filtro com areia na balança analítica, para saber a massa recuperada de areia.

5- RESULTADOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com