TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Solubilidade e Polaridade

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Solubilidade e Polaridade

  1. Introdução

A Solubilidade de uma molécula, é definida por seu tipo de ligação entre os átomos e sua geometria molecular, um dos fatores responsáveis pela conformidade e geometria é a repulsão entre os átomos na sua camada de valência.

A distribuição dos elétrons ao redor dos átomos é o que causa a relação entre a polaridade de uma ligação.

A solubilidade pode ser entendida por “semelhante dissolve semelhante”, existe um limite em que o soluto se dissolve em quantidade de solvente, sendo a temperatura o único fator físico que tem a capacidade de modificar a solubilidade de um solvente com relação a um soluto, dependendo da natureza do soluto.

  1. Fundamentação Teórica

A solubilidade das espécies químicas está diretamente relacionada à sua polaridade, que, por sua vez, está relacionada com a natureza da sua ligação, quando não com sua geometria. Solubilizar substâncias é o mesmo que colocá-las para interagir sem que haja formação de novos produtos. Desse modo, temos que “semelhante dissolve semelhante”. Mais especificamente, solventes polares tendem a dissolver solutos iônicos e polares, e solvente não-polares tendem a dissolver solutos não-polares (Russell, 1994).

A água, a substância mais comum na superfície da Terra, tem algumas propriedades raras. Uma das mais importantes é a sua habilidade para dissolver muitos tipos de substâncias. A água dissolve muitos compostos iônicos, muitas substâncias polares e algumas substâncias de baixa polaridade. Isto ocorre parcialmente devido à alta constante dielétrica da água. A constante dielétrica de uma substância é uma medida da polarizabilidade de suas moléculas, isto é, sua capacidade de se orientar de tal modo a “neutralizar” uma determinada carga nas suas proximidades (Russsell, 1994)

Quando consideramos a solubilidade de compostos orgânicos entre si e com a água deve-se levar em consideração a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica. Há uma tendência de “semelhante dissolver semelhante”, mas há exceções à essa regra. Assim, a maioria dos compostos orgânicos é insolúvel ou pouco solúvel em água, porque a maioria dos compostos orgânicos é apolar e a água é essencialmente polar.

  1. Materiais e Métodos

Materiais e Reagentes:

Béquer, pipeta volumétrica, pipetador, proveta graduada, cloreto de sódio 0,1 mol/L, gasolina.

Foi preparada uma solução de cloreto de sódio 0,1 mol/L e adicionado 50mL dessa solução a uma proveta graduada, em seguida foi retirado 50mL de gasolina do galão, com o auxílio da pipeta volumétrica, e adicionada também à proveta, tampou-se a proveta e foi agitada durante, aproximadamente, 1 minuto, ocasionalmente aliviando a pressão interna. Após essa agitação, a mistura foi deixada em repouso por 10 minutos.

  1. Resultados e Discussão

Para a realização do experimento, foi necessária a preparação de uma solução de cloreto de sódio 0,1mol/L.

Então, para identificar a quantidade de NaCl(s) que possui massa molar de 58,44 g/mol, foi realizado o cálculo a seguir:

58,44 g --- 1 mol

X -----------0,1 mol

X= 5,844g

Logo, foi necessário 5,844g de NaCl(s) para a preparação de 1 litro da solução desejada.

Ao adicionarmos cloreto de sódio em água e agitarmos a solução verificamos que o NaCl(s) se solubilizou em água. Então, visto que a água é uma molécula polar, concluímos que o cloreto de sódio também é uma molécula polar.

Em uma proveta graduada adicionamos 50 mL de NaCl(aq) e 50 mL de gasolina, deixando em repouso por 10 minutos. Após o repouso de 10 minutos a mistura ficou em 64 mL e a gasolina em 36 mL. Então, para identificar a porcentagem de gasolina e etanol foi necessário fazer o seguinte cálculo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com