TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNTESE DA MELHORIA REALIZADA NA EMPRESA

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1.  DEDICATÓRIA.............................................................................2

2.  AGRADECIMENTOS....................................................................3

3. RESUMO........................................................................................4

4.  DADOS DA EMPRESA.................................................................5

5.  SÍNTESE DA MELHORIA REALIZADA NA EMPRESA..............7

6.  DISCUSSÃO................................................................................10

7.  CONCLUSÃO..............................................................................11

8.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................12

  1. DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho à Deus, que sempre me deu forças para alcançar meus objetivos;

Aos meus pais que sempre me proporcionaram a educação e constantes incentivo aos estudos.

 

  1. AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por me dar sabedoria e saúde para sempre estar em busca de meus objetivos e conquistas, à minha família pelo apoio e dedicação, e a minha namorada por me apoiar nos momentos mais difíceis dessa caminhada. Aos meus amigos por acreditar em meu potencial e que me acompanham nesta trajetória desde o início.

  1. RESUMO

GAUSTEC MAGNETISMO é uma fabricante mundial de Separadores Magnéticos de alta intensidade (WHIMS) com sede na cidade de Nova Lima, no estado de Minas Gerais, no Brasil. A GAUSTEC atua na engenharia de desenvolvimento de processos em usinas de tratamento de minério, auxilia na capacitação de equipes técnicas da empresa cliente.

A partir de 2003 a GAUSTEC constituiu uma parceria com a ITAMINHAS COMÉRCIO DE MINÉRIOS S/A, atuando na engenharia de processos de concentração, desenvolvendo soluções para diversos problemas encontrados e disponibilizando funcionários nas áreas de engenharia de mineração, mecânica, elétrica e automação.

  1. DADOS GERAIS DA EMPRESA

Instalada em Nova Lima – MG, a GAUSTEC MAGNETISMO tem visão voltada para as tecnologias futuras, tendo consciência que aqueles que antecipam as tendências mundiais sobreviverão no mercado globalizado. Fundada em 1994, a GAUSTEC é a empresa líder de produção de Separadores Magnéticos (WHIMS) no mundo, com produtos que lhes garantem atender as exigências das mineradoras.

[pic 1]

Figura 01 GAUSTEC MAGNETISMO

Produtos que comercializa

GAUSTEC MAGNETISMO fabrica Separadores Magnéticos (modelo WHIMS) para as indústrias mineradoras de minério de ferro.

Visão

Inovações tecnológicas para que a GAUSTEC MAGNETISMO possa crescer em direção ao futuro.

Missão

Satisfazer plenamente nossos clientes através de serviços prestados especialmente para os fins do mesmo, atuando com qualidade, segurança e buscando aproveitar o máximo dos recursos naturais sem dispersá-los.

Valores

Sermos responsáveis e inovadores, criativos consistentes, prestativos e empreendedores em nossas ações, priorizando sempre o trabalho em equipe para o fortalecimento dos valores da GAUSTEC MAGNETISMO.

Inovação

Promover tecnologias em engenharia e desenvolvimentos de novas máquinas e processos que só a GAUSTEC pode fazer.

Credibilidade

Atua no mercado internacional através de acordo de cooperação técnico-comercial com a empresa alemã Allmineral, líder mundial de equipamentos para mineração na área de jigagem.

Colaboração

Alcançar os melhores resultados com uma equipe de profissionais qualificados e dedicados.

  1. SÍNTESE DA MELHORIA REALIZADA NA EMPRESA

Atuando juntamente com a ITMANIAS, a equipe da GAUSTEC deu início então aos trabalhos conforme a necessidade do Departamento de Manutenção Elétrica, que estavam com a quantidade alarmante de falhas de motores elétricos das bombas centrífugas radiais da instalação de tratamentos de minérios, onde o setor é responsável pelo funcionamento e preservação de todos os motores elétricos da ITM-08.

Buscando através do acompanhamento do funcionamento dos motores, propor a instalação de proteções sobre os motores elétricos, pois os fluidos de minério de ferro que transbordavam dos tanques de polpa caiam e se acumulavam sobre os motores das bombas centrífugas radiais.

[pic 2]

Figura 02 Motor de uma bomba centrífuga radial com acúmulo de material nas aletas

Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado o método de Brainstorming, onde a equipe se reuniu para ter ideias sobre como solucionar este problema de uma forma satisfatória e com baixo custo.

Após o estudo das melhores formas, chegamos a duas ideias finais, sendo a primeira o uso de uma estrutura de metálica fixa sobre os motores elétricos e a segunda seria a instalação de lonas de borracha que poderiam ser colocadas e retiradas de forma rápida.

Reavaliamos as ideias, e descobrimos que a instalação das proteções metálica fixas não seria viável, pois teria as seguintes desvantagens: Aumentaria o tempo de manutenção preditiva da bomba centrífuga radial, uma vez que teríamos que desparafusar essas proteções; impossibilitaríamos as inspeções de temperatura e ruído da equipe de manutenção preditiva; impossibilitaria a limpeza do equipamento em funcionamento, pois haveria riscos para os profissionais.

 Sendo assim, concluímos que a melhor forma de realizar as proteções de motores, seria com a instalação de proteções feitas de lonas de borracha sobre os motores, onde o uso das lonas iria evitar que o fluido de minério de ferro retese sobre os mesmos, trazendo diversos benefícios como fácil instalação e remoção, não impediria as inspeções de temperatura e ruído da equipe de manutenção preditiva.

Após o Brainstorming e a escolha da ideia mais viável, trabalhamos para a implantação dessas proteções, tendo como um dos principais objetos, conscientizar os funcionários que atuam na ITM-08 da importância da instalação correta dessas proteções de lonas de borracha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (446.6 Kb)   docx (944.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com