TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TENDÊNCIA DE INSERÇÃO DOS ARMAZÉNS AUTOMATIZADOS NOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

Por:   •  28/4/2015  •  Artigo  •  4.573 Palavras (19 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 19

A TENDÊNCIA DE INSERÇÃO DOS ARMAZÉNS AUTOMATIZADOS NOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

Caio Kendji Sato, FATEC Jundiaí - caio.ks@hotmail.com

Francesco Bordignon, FATEC Jundiaí -        prof.francesco@fatecjd.edu.br

Área temática: Sistemas de Armazenamento e Movimentação de Cargas

RESUMO

O crescimento da demanda imposta pela globalização e o aumento da economia exigem  aumento da competitividade no mercado e melhor serviço aos clientes. A logística tem como função propor alternativas que agreguem valor e que diminuam o impacto causado por esse novo cenário global. Uma alternativa que surge, e desfruta os avanços da tecnologia, é a automação da armazenagem dentro dos Centros de Distribuição, que permite reduzir a mão-de-obra com equipamentos mecanizados e informatizados, e diminuir as ineficiências e as limitações humanas. O trabalho tem como objetivo apresentar a tendência de inserção desse sistema nos armazéns logísticos, os equipamentos utilizados e suas formas mais comuns de aplicação. O estudo também avalia vantagens e desvantagem desta tecnologia, comparada com o sistema convencional de armazenagem e verifica os resultados com estudo de caso em dus empresas que recentemente adotaram essa tecnologia.

Palavras-chave: Armazenagem, Automação, Centro de Distribuição

ABSTRACT

The demand growth imposed by globalization and by increased economy requires increased competitiveness in the market and better service offered to the customers. The logistics function is to propose alternatives adding value and reducing these new global scenario impacts. An emerging alternative that enjoys the technology advances is the storage automation inside the distribution centers, thereby reducing the manpower by inserting mechanized and computerized equipments and decreasing inefficiencies and human limitations. The work aims to present the tendency of this system integration in logistics warehouse, the equipment used and its most common application. The study also evaluates advantages and disadvantages of this technology, compared to the conventional storage system, and verifies results with case study into two companies that recently adopted this technology.

Keywords: Storage, Automation, Distribution Center

INTRODUÇÃO

A Logística tem como objetivo disponibilizar o produto certo com a qualidade estabelecida, no local determinado e no prazo planejado garantindo o suprimento da demanda imposta pelo cliente. Com a missão de suprir essa necessidade, a logística conta com recursos de instalações, equipamentos e mão-de-obra essenciais ao cumprimento de seus objetivos (BOWERSOX, 2007).

Segundo Viana (2002), o fenômeno da globalização tem trazido efeitos significativos sobre a economia como um todo. Dentro da logística podemos citar o aumento do volume de negócios e da concorrência, crescimento das redes de distribuição e de fornecedores, da variedade de produtos, das exigências dos clientes, a diminuição do ciclo de vida das mercadorias, a redução do tempo de processamento de pedidos, enxugamento das estruturas nas empresas, terceirização e diversificação na utilização de modais.

        Esses fatores têm preocupado as empresas que buscam cumprir as tarefas operacionais com eficiência, mas minimizando os recursos.

Atualmente as inovações para facilitar as operações têm grande aplicação na área de armazenagem e, mais especificamente, nos Centros de Distribuição (CD). Os Centros de Distribuição representam uma etapa intermediária da cadeia de suprimento, com a função de executar as tarefas de armazenagem, que abrangem as atividades de recebimento, estocagem e expedição das mercadorias. São responsáveis por conduzir de forma harmônica suas operações, permitindo um fluxo contínuo com a presença mínima de gargalos.

Em função da própria estrutura e do processo realizado, os CDs são ambientes altamente favoráveis para abrigar mudanças tecnológicas focadas na automação. Atualmente as empresas investem no desenvolvimento de tecnologias baseadas na automação dos processos de armazenagem.

A automação dos CDs consiste em um sistema complexo de gestão e movimentação, baseia-se na utilização de equipamentos mecânicos automatizados, controlados por um WMS, diminuindo a intervenção humana nos processos operacionais. Todos esses equipamentos foram criados para o armazenamento automático das mercadorias, permitindo a otimização das execuções de entrada, estocagem e saída dos produtos.

A adoção de um sistema automatizado é uma forma sofisticada de investimento e, devido ao alto valor envolvido na sua implantação, é restrito às empresas de grande porte. O objetivo principal é intensificar o uso de TI no processamento de informações, paralelamente à automação das operações físicas com o intuito de diminuir os custos operacionais e aumentar a eficiência (tempo, qualidade e capacidade de armazenagem).

ARMAZENAGEM

 A armazenagem consiste de todos os processos efetuados dentro dos centros de distribuição, isso inclui processos de recebimento, carregamento e estocagem dos produtos. As necessidades de armazenagem de uma empresa dependem da estrutura da cadeia de suprimento, da rede logística e do nível desejado de serviço ao cliente.

Segundo Bowersox (2007), as operações de armazenagem têm como objetivo fornecer o serviço ao cliente mantendo um volume mínimo de estoque, consistente com o menor custo total possível. Estoques excessivos podem compensar deficiências no projeto básico de uma rede logística e, até certo ponto, deficiências de competência gerencial, porém gerando altos custos operacionais.

O principio mais econômico é a utilização de Just-in-time (JIT), utilizando estoque mínimo. Este tipo de processo pode ser utilizado quando a estratégia empresarial permite esse tipo de atividade, sendo necessários projetos sofisticados de modernos Centros de Distribuição. O Japão, criador do conceito JIT, é o pais em que se encontra o maior número de armazéns automatizados (VIEIRA, 2011). Isto se verifica porque esta atividade exige uma maior preocupação no planejamento, pois a melhor forma de reduzir um estoque é gerenciá-lo corretamente.

Por outro lado existem grandes empresas que ainda possuem volumes significativos de estoque. Estas empresas preferem optar por um estoque alto que permita ampla disponibilidade de produto para os consumidores. Estoques elevados, por outro lado, geram maior custo e riscos de perda dos produtos. Vieira (2011) cita que ainda existirão por muito tempo os estoques de segurança ou estoques com uma nítida vocação especulativa, que necessitarão de grandes CDs.

Segundo Bowersox (2007), as vantagens econômicas relativas à armazenagem advêm da redução direta de custos logísticos; a implantação de CDs pode reduzir o custo de transporte e aprimorar as atividades de entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (295.4 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com