TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSFERÊNCIA DE MASSA

Por:   •  29/11/2019  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  1.210 Visualizações

Página 1 de 3

TRANSFERÊNCIA DE MASSA

(EXERCÍCIO 1) A composição da atmosfera seca padrão é dada numa base molar com 78,1% de N2, 20,9% de O2, 1% de Ar e pequenas quantidades de outros componentes. Sabendo que as massas molares de N2, O2, e Ar são 28, 32 e 39,9 Kg/kmol, respectivamente. Determine a massa molar do ar e as frações de massa dos gases constituintes da atmosfera.

[pic 1]

[pic 2]

(EXERCÍCIO 2) Hidrogênio gasoso é armazenado a uma pressão elevada em um recipiente retangular com paredes de aço de 10mm de espessura. A concentração molar de hidrogênio no aço na superfície interna é de 1 kmol/m3, enquanto a concentração de hidrogênio no aço na superfície externa é desprezível. O coeficiente de difusão binária para o hidrogênio no aço é 0,26×10-12 m2/s. Qual é o fluxo de difusão molar para o hidrogênio através do aço? A fim de facilitar o entendimento, faça as considerações e esquematize o sistema.

[pic 3]

[pic 4]

CONDIÇÕES DE CONTORNO

(EXERCÍCIO 1) Gás hélio é armazenado a 20 °C em um vaso esférico de sílica fundida (SiO2), que tem um diâmetro de 0,20 m e uma parede de espessura 2 mm. Se o vaso for submetido a uma pressão inicial de 4 bars, qual é a taxa na qual essa pressão decresce com o tempo?

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

CONTRADIFUSÃO EQUIMOLAR

(EXEMPLO 1) Calcule o fluxo molar da amônia gasosa, em gmol/s.cm2, sabendo que ela difunde em um capilar de 10 cm de comprimento que une dois reservatórios contendo nitrogênio. O sistema está a 25 °C e 1 atm. A pressão parcial da amônia em um dos reservatórios é de 90 mmHg e no outro 10 mmHg. Dados: R= 82,05 (cm3.atm)/(gmol.K), DAB =0,249 cm2/s, considere a ação gravitacional desprezível.

[pic 13]

[pic 14]

EVAPORAÇÃO EM UMA COLUNA

(EXEMPLO 2) Uma folha resistente à água usada para aplicações à prova d’água é formada com um material polimérico impermeável. A microestrutura da folha é engenheirada para fornecer poros abertos de diâmetro 10 μm que se estendem por toda a espessura da folha, que é igual a L=100 μm. O diâmetro do poro é grande o suficiente para permitir que o vapor d’água seja transferido através do poro, mas é suficientemente pequeno para proibir que a água líquida penetre na folha. Determine a taxa na qual o vapor é transferido através de um único poro, quando o líquido saturado está presente na superfície superior da folha e ar úmido, a uma umidade relativa φ=50%, está em contato com a superfície inferior da folha, considerando a temperatura de 25°C e pressão de 1,0133 bar.

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

DIFUSÃO MÁSSICA COM REAÇÕES HOMOGÊNEAS

(EXEMPLO 3) Biofilmes, que são colônias de bactérias que podem aderir a superfícies vivas ou inertes, podem causar uma ampla série de infecções humanas. Considere um biofilme que está associado a uma infecção cutânea. Um antibiótico, espécie A, é aplicado na camada superior de um biofilme, espécie B, de tal forma que uma concentração fixa do medicamento, CA,0 = 4.10−3kmol/m3, está presente na superfície superior do biofilme. O coeficiente de difusão do medicamento no interior do biofilme é DAB = 2. 10−12m2/s. O antibiótico é consumido por reações bioquímicas no interior do biofilme e a taxa de consumo depende da concentração local do medicamento na forma NA = −k1CA, onde k1 = 0,1s−1. Para eliminar a bactéria, o antibiótico tem que ser consumido a uma taxa de, no mínimo, NA=0,2.10−3kmol/(s.m3). Determine a espessura máxima do biofilme, L, que pode ser tratada com sucesso pelo antibiótico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com