TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tarefa De Engenharia Sobre Amianto

Por:   •  18/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 3.2

Assista aos vídeos e redija resenha, entre 20 e 25 linhas, se posicionando sobre o banimento do amianto no Brasil.

Pesquise em outras fontes e pesquisas que julgue pertinentes.

https://www.youtube.com/watch?v=2SL2uU5oWf4&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=vKe8d6Zrfjg&noredirect=1

https://www.youtube.com/watch?v=qn66OZm6hxI

https://www.youtube.com/watch?v=Ynr-WDtuktE

https://www.youtube.com/watch?v=61qiVhkV4BY

Amianto ou asbesto é o nome de uma família de minerais encontrados na natureza, que se dá por uma fibra sedosa com alta flexibilidade e resistência, como se vê no vídeo a comparação sobre as fibras serem tão flexíveis quanto um fio de cabelo e tão resistente quanto o concreto.

A descoberta e uso desse material começou por volta do final do século XIX e teve um grande aumento em sua produção no início do século XX. Isso devido à este material também possuir também outras características como ser isolante, possuir alta durabilidade facilidade de aplicação e, principalmente, baixo custo de produção, o que lhe permitiu ser muito utilizado em vários setores, inclusive em telhas e caixas d’água. Porém, devido á seu uso intenso, começou a serem verificados riscos quando o pó venha a ser inalado, em proporções maiores ou menores, pois não existe limite seguro abaixo do qual você pode dizer “eu não vou adoecer”, sendo classificado reconhecidamente como um produto cancerígeno para o ser humano.

Apesar de já terem sido verificados os riscos existentes, o uso do amianto foi amplamente difundido no Brasil, até que em 2017 o Supremo Tribunal Federal julgou irregular o seu uso, produção e comercialização, sendo ação direta de inconstitucional-dade (até mesmo o amianto do tipo crisotila, que antes ainda era permitido).

Outro ponto importante á ser frisado é sobre a previdência que também se torna envolvida neste assunto, pois além do fator risco e agravo de doenças do trabalho, tanto em minas de amianto quanto quem trabalha em fábricas e na transformação do produto, temos o fator previdenciário que se demonstra muito importante à ser tratado pois um trabalhador que é exposto em seu ambiente de trabalho ao pó de amianto, tem seu tempo de aposentadoria contado de forma diferente, podendo então se aposentar mais cedo, onde toda a sociedade acaba sendo afetada.

Diante do exposto, entendemos que se tratando de vidas, deve-se sempre ter prioridade pela saúde e vida de todos, acima de qualquer interesse, seja ele político ou financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com