TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tarefa Legislação Aplicada a Engenharia Unyleia

Por:   •  10/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Ergonomia

Identificação da tarefa: Tarefa 2. Envio de arquivo

Tarefa 2

  1. Qual é o foco de cada uma das abordagens e as diferenças entre elas?

R.: A abordagem anglo-saxônica seu foco de pesquisa é feita através de métodos experimentais, o seu desempenho é focado na produtividade, sendo assim na adaptação do homem ao trabalho, de maneira que o homem adapte tanto ao ambiente de trabalho.

Já na abordagem francofônica sua característica é psicofisiológica e objetiva proporcionar o máximo de conforto e segurança. Sendo seu objetivo o colaborador, que o ambiente de trabalho deve-se ser adaptado a ele individualmente.

  1. Pesquise a respeito da psicodinâmica do trabalho e ergologia e faça a diferenciação bem como a comparação destas duas “ciências” com a ergonomia.

R.: Na ergologia, portanto, a análise é feita “do ponto de vista daquele que trabalha”  e  se constitui  no  intuito  de  investigar  o  permanente  debate  de  normas  e  de  valores que  renovam indefinidamente a atividade  humana,  concentrando-se  sobre  a  relação  que  a  pessoa  estabelece com o meio no qual está engajada.  

A Psicodinâmica do Trabalho busca compreender os aspectos  psíquicos  e  subjetivos que  são  mobilizados  a  partir  das  relações  e  da  organização  do  trabalho.  Busca estudar os aspectos menos visíveis que são vivenciados pelos trabalhadores e ao longo do processo produtivo, tais como:  mecanismos de cooperação, reconhecimento, sofrimento, mobilização.


  1. Faça uma breve conclusão a respeito do material estudado.

Os temas abordados permitem um melhor entendimento da ergonomia no ambiente de trabalho, tanto a abordagem anglo-saxônica como a francofônica tem suas características próprias que permitem um melhor aprofundamento de estudo a se seguir no método ergonômico de trabalho para se aplicar no ambiente organizacional. Sempre visando ganhos (produtividade) quando melhorias humanas.

Referencia

https://www.scielo.br/j/prod/a/M58nPpDtHKLhT7pGqZwmGZG/?lang=pt

https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/3535/DissVMSS.pdf?sequence=1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com